Boa tarde. O uso de escitalopram perde a eficácia com o passar dos meses ? Quais os sintomas indica
3
respostas
Boa tarde.
O uso de escitalopram perde a eficácia com o passar dos meses ? Quais os sintomas indicam que a hora de fazer um ajuste na dosagem?
Obrigado
O uso de escitalopram perde a eficácia com o passar dos meses ? Quais os sintomas indicam que a hora de fazer um ajuste na dosagem?
Obrigado
Boa tarde!
Sua dúvida é bem pertinente. Vou organizar a resposta em partes:
1. O escitalopram perde a eficácia com o tempo?
Não é comum que o escitalopram (ou outros ISRS) “perca” a eficácia simplesmente pelo uso prolongado.
O que pode acontecer em alguns casos é o chamado “taquifilaxia” ou “poop-out”, quando o paciente volta a apresentar sintomas após meses ou anos de uso. Isso é menos frequente, mas existe.
Muitas vezes, a sensação de perda de efeito se deve a fatores externos (estresse, mudanças de rotina, problemas de sono, uso de álcool ou outras substâncias, doenças clínicas associadas).
2. Sinais de que a dose pode precisar ser revista
O ajuste da dose deve ser sempre feito pelo médico, mas alguns sinais que podem indicar necessidade de reavaliação são:
Retorno de sintomas depressivos ou ansiosos, como tristeza persistente, falta de prazer, preocupações excessivas, crises de ansiedade.
Alterações de sono: dificuldade para dormir ou sono não reparador.
Perda de energia ou motivação que antes estavam melhores.
Oscilações de humor ou irritabilidade maior.
Sintomas físicos associados à ansiedade (taquicardia, tensão muscular, desconforto gastrointestinal) voltando a aparecer.
3. O que não deve ser feito
Não ajustar a dose por conta própria. Tanto aumento quanto redução devem ser graduais e orientados pelo médico.
Não interromper bruscamente, pois isso pode gerar sintomas de descontinuação.
Espero ter contribuído.
Sua dúvida é bem pertinente. Vou organizar a resposta em partes:
1. O escitalopram perde a eficácia com o tempo?
Não é comum que o escitalopram (ou outros ISRS) “perca” a eficácia simplesmente pelo uso prolongado.
O que pode acontecer em alguns casos é o chamado “taquifilaxia” ou “poop-out”, quando o paciente volta a apresentar sintomas após meses ou anos de uso. Isso é menos frequente, mas existe.
Muitas vezes, a sensação de perda de efeito se deve a fatores externos (estresse, mudanças de rotina, problemas de sono, uso de álcool ou outras substâncias, doenças clínicas associadas).
2. Sinais de que a dose pode precisar ser revista
O ajuste da dose deve ser sempre feito pelo médico, mas alguns sinais que podem indicar necessidade de reavaliação são:
Retorno de sintomas depressivos ou ansiosos, como tristeza persistente, falta de prazer, preocupações excessivas, crises de ansiedade.
Alterações de sono: dificuldade para dormir ou sono não reparador.
Perda de energia ou motivação que antes estavam melhores.
Oscilações de humor ou irritabilidade maior.
Sintomas físicos associados à ansiedade (taquicardia, tensão muscular, desconforto gastrointestinal) voltando a aparecer.
3. O que não deve ser feito
Não ajustar a dose por conta própria. Tanto aumento quanto redução devem ser graduais e orientados pelo médico.
Não interromper bruscamente, pois isso pode gerar sintomas de descontinuação.
Espero ter contribuído.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Normalmente não. O que pode acontecer é que os sintomas não foram totalmente controlados pela dose anterior e aí precisaria ajustar a medicação. Então se você está tendo prejuízos ainda no seu dia a dia (trabalho, sono, humor, relacionamentos, disposição, atenção, etc..) é importante retornar no seu psiquiatra para que ele faça uma reavaliação do tratamento.
Em geral, não. O escitalopram, que é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), não costuma perder sua eficácia ao longo dos meses se estiver a funcionar bem no início. No entanto, há exceções.
Há casos em que o medicamento parece “parar de funcionar” após um tempo. Isso pode ocorrer por:
Tolerância farmacológica (rara): o cérebro adapta-se ao medicamento, reduzindo o efeito terapêutico.
Mudanças biológicas ou ambientais: estresse, alterações hormonais, doenças físicas ou uso de outras substâncias (como álcool, benzodiazepínicos em excesso) podem interferir no efeito.
Dose insuficiente para o momento atual: o que funcionava antes pode já não ser suficiente se a situação emocional ou os sintomas piorarem.
Há casos em que o medicamento parece “parar de funcionar” após um tempo. Isso pode ocorrer por:
Tolerância farmacológica (rara): o cérebro adapta-se ao medicamento, reduzindo o efeito terapêutico.
Mudanças biológicas ou ambientais: estresse, alterações hormonais, doenças físicas ou uso de outras substâncias (como álcool, benzodiazepínicos em excesso) podem interferir no efeito.
Dose insuficiente para o momento atual: o que funcionava antes pode já não ser suficiente se a situação emocional ou os sintomas piorarem.
Perguntas relacionadas
- Estou a tomar escitalopram 10mg de manhã e alprazolam 3mg de manhã e alpha 3mg à noite mais ou menos à 3 meses e hoje à noite enganei me e em vez de tomar 3mg de alprazolam tomei o escitalopram 10mg . E agora? Obrigada
- Bom dia. Tomo escitalopram 15mg e quero parar como faço ?
- Estou tomando escitalopram esc odt ha 3 dias sinto tremores e palpitações no coraçâo algumas vezes durante o dia é normal?
- Boa noite, estou há 1 mês e 8dias tomando escitalopram.. e fui recomendado a tomar após o café da manhã, e nos últimos dois dias tenho sentido muita tontura e dor de cabeça, pode ter sido de ter tomado de estômago vazio ou de algum dia ter tomado 2h depois do horário normal que tomo?
- Preciso fazer uma nebulização com atrovent porém faço uso de escitalopram e alprazolam. Possui reação ou posso fazer ?
- Estou tomando oxalato de escitalopram, 5mg, posso tomar um suplemento alimentar de arginina e vitamina C de 500mg?
- Olá, Existe correlação entre oxalato de escitalopran problemas articulares? Obrigado!
- Bom dia. Tomo escitalopram de 10mg, e passei a tomar mitburn de 50 mg uma vez ao dia após o café da manhã, tem algum problema.
- Comecei tomar ecitalopram a 5 dias é normal sentir tanta tontura e mal estar ?
- Eu tomo escitalopram 10 mg, comecei a cortar pela metade e já estou sentindo os sintomas: dor de estômago, calafrios, os mesmos de antes, talvez não seja a hora de parar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2507 perguntas sobre Escitalopram
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.