Boa tarde! Sabemos que a socializaçao é uma necessidade básica para saúde mental e bem estar do ser

30 respostas
Boa tarde! Sabemos que a socializaçao é uma necessidade básica para saúde mental e bem estar do ser humano, mas socilaizar apenas com meu nucleo familiar e amigos virtuais é o suficiente?
Olá, como vai? A socialização é de fato uma dimensão fundamental da nossa vida, desde a infância até a idade mais avançada, sendo inclusive um dos maiores fatores de proteção para o desenvolvimento saudável e resiliência. Isto sendo considerado, não há obrigatoriedade em se ter interação com pessoas de fora da família nuclear, mas é importante considerar os benefícios que uma rede de apoio social pode oferecer, uma vez que nem sempre os familiares poderão oferecer todo o suporte que precisaremos ao longo da vida. Se for do seu interesse expandir essa rede, comece pelos lugares mais confortáveis e conhecidos, como escola, faculdade, trabalho. Uma terapia com psicólogo também te ajudará neste processo

Olá! É difícil dizer o que é suficiente para uma ou outra pessoa. Socialização não é como remédio, que tem prescrição, do tipo "você precisa socializar com x pessoas tantas vezes por semana, durante tanto tempo". Depende muito de como você se sente e do quanto isso te impacta. Nesse sentido, é importante entender o motivo da socialização acontecer apenas com o núcleo familiar e amigos virtuais. É por dificuldade de se relacionar? É por não ter oportunidade? É por não desejar se relacionar? Como você se sente quando se encontra com outras pessoas fora do seu núcleo familiar? E quando fica muito tempo sozinho (a)? A resposta a essas perguntas talvez ajude a avaliar se isso é suficiente ou não para você!
Oi tudo bem?
Achei sua pergunta interessante porque nela parece já haver o germe para uma possivel resposta, a sua resposta sobre o que é ou não suficiente para alguém.
Se você perguntou, talvez possa pensar na sua propria resposta e ver se pode fazer alguma coisa em relação a isto, seja em sua vida ou na vida de outra pessoa. Grande abraço !!
Em geral com mais treinamentos de habilidades sociais, posso te ajudar a ampliar esses ciclos e momentos. Verificação de TDAH tb pode ajudar a entender algumas dificuldades. Mas o mais importante é procurar um profissional qualificado e começar uma psicoterapia. Espero que tenha te ajudado...
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Boa noite!! Em resposta a sua pergunta, que por sinal é bastante significativa, gostaria de começar trazendo a importância da socialização para nós, seres biopsicossociais. Sendo assim, temos nossas características biológicas (físicas), que são influenciadas pelos aspectos psicológicos (como desejos, motivações e inibições) e pelo ambiente social. Esses três aspectos (bio, psico e social) não podem ser divididos, mas constituem um todo. Pegando esse gancho do social, e trazendo os benefícios da socialização para os seres humanos, que incluem melhores habilidades cognitivas, diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, mais autoconfiança, melhora da autoestima, a socialização com o grupo primário como a família é de extrema importância, mas relacionar-se além desse núcleo é tão importante quanto, para nos ajudar a lidar com a vida em geral e cada vez mais nos definir enquanto pessoas. Não existe quantidade mínima ou máxima de relações, e sim como você se sente diante de situações em que precisa fazer uso das habilidades socias. Como você tem feito uso das mesmas?
Buscar ajuda profissional pode te ajudar bastante a identificar essas e outras questões.
Olá! Quem pode responder essa pergunta é você. Tem sido suficiente para você? Algo te incomoda? Oque busca dessas relações? O que é suficiente para uma pessoa, pode não ser para outra. O importante é se sentir confortável. Sugiro que faça terapia para autoconhecimento.
Olá. Sem dúvidas a socialização é importante para a saúde mental. Contudo, é preciso verificar o se e quanto essa socialização com a família e amigos virtuais te incomodam. É interessante verificar se é suficiente para você! O que gostaria de mudar? Se for um incomodo, é importante compreender o que causa esse comportamento, o que se repete nas relações, se isso sempre ocorreu; para, então, conseguir lidar melhor com essa questão.
Espero ter ajudado. Estou à disposição.
A socialização é realmente muito importante para a nossa saúde mental, mas quem dirá se é suficiente suas relações atuais é você! Dentro de um processo de terapia, você poderá compreender sobre as suas relações atuais e se é importante para você ampliar a sua rede ou não, procure uma profissional para desenvolver o seu autoconhecimento. Desejo que fique bem!
Olá. Conforme alguns colegas responderam acima, a socialização é importante no processo da saúde mental, agora como essa socialização acontece, com quais pessoas, com que frequência é um aspecto muito individual de cada ser humano.
O quanto me sinto realizada e satisfeita é algo que você consegue identificar quando se conhece, quando consegue olhar para dentro de si e fazer essa avaliação... caso, não esteja conseguindo ter essa clareza sozinha, o processo terapêutico pode te ajudar a encontrar essas respostas.
Olá!
Somente você, através de um processo de psicoterapia, poderá responder se é ou não suficiente.
Mas, o simples fato de se questionar já nos dá alguns sinais de que essa é uma questão para você e por isso merece ser melhor trabalhada.
Não deixe de procurar ajuda profissional, qualquer coisa estou à disposição.
Espero ter ajudado, abraços!
Olá, como você está?
A resposta para sua pergunta é relativa. Dependerá, portanto, de uma análise aprofundada sobre suas redes de relacionamento. A psicoterapia pode te ajudar a entender a sua própria história e o seu contexto atual, para que assim seja possível tomar alguma decisão. Aproveito agora para deixar alguns questionamentos: por quê você prefere relações virtuais? como é a sua relação com a família. A psicoterapia é sempre recomendada, especialmente se houverem dificuldades persistentes no enfrentamento de situações sociais. Espero ter ajudado!
Esse tipo de resposta é sempre bastante particular. Já trouxeste tu mesmo da importância da socialização pra saúde mental, e está corretíssimo. Cada um funciona de uma maneira particular e tem necessidades particulares. As vezes necessitando de mais socialização, as vezes necessitando de menos. Depois disso, deves te questionar, é suficiente pra ti? Atinge a tua necessidade ou te falta algo? Essa resposta é mais tua, por se tratar da tua particularidade como pessoa, do que de buscar consensos.
A interação social é muito importante, mas somente você individualmente pode responder a essa pergunta. Você está satisfeito com a quantidade de interação que produz? Essa pergunta pode parecer fácil para muitos de nós, mas nem sempre é. Pois antes de respondê-la você precisa pensar se a sua resposta realmente condiz com o que sente ou que espera, ou se está tentando responder através do seu desejo de corresponder a expectativa de uma outra pessoa. Se for difícil para você, procure um psicólogo/psicanalista, pois será muito importante no teu processo de autoconhecimento e individuação.
Em seu questionamento, a palavra "suficiente" pode ser relativizada, uma vez que, em termos de socialização, o que é suficiente para um indivíduo pode não ser igualmente satisfatório para outro. Sendo assim, vale pensar se, para você especificamente, considerando os seus afetos e o seu contexto de vida, estar com amigos virtuais e familiares é o bastante. Sua própria pergunta já comporta, ao menos, uma possível dúvida em relação a esta questão, isto é, parece haver, no mínimo, uma reflexão sobre este aspecto de sua vida (se está suficiente para você ou se não está). Cada indivíduo é único. É essencial considerarmos isto nos atendimentos de psicoterapia e pensarmos sempre no paciente que está conosco naquele momento, sem generalizações.
Primeiro ponto, você já sabe que é importante para saúde mental, mas o que envolve essa Saúde mental pra você? O que você sente quando precisa entrar em contato com pessoas que não são do seu convívio habitual? Levando em consideração que a socialização com outras pessoas são muitas vezes necessárias, afinal precisamos trabalhar, ir para escola, sair pra comprar coisas, ir ao medico, ir em aniversários, etc, , então se tiver algum desconforto significativo em relação a situações como essa, ou você deixa de fazer algo só para não socializar, vale a pena buscar um psicólogo compreender o que acontece com você e não precisar mais conviver com esses conflitos. Boa sorte!!!
Olá! A socialização é uma dimensão fundamental na vida das pessoas. Relacionar-se apenas ao núcleo familiar e a amigos virtuais pode impedir o acesso a grandes reforçadores e manter padrões comportamentais de reclusão e ansiedade, por exemplo. O processo de saber o quão saudável poderia ser o relacionamento com esses núcleos é individualizado, mas é interessante questionar-se: 1) O quão ansiosa(o) me sinto em estar em situações que envolvam mais pessoas?; 2) Que sensações eu sinto em me imaginar em situações sociais? Caso suas respostas apontem um grau considerável de ansiedade, aconselho a procurar uma ajuda profissional qualificada para iniciar um processo psicoterapêutico. Espero tê-la(o) ajudado!
Olá! O ideal é haver socialização presencial também e não apenas no virtual. Se tem dificuldade para socializar, procure um psicólogo para ajudar.
oie! Não! é importante que você saia de casa, encontre pessoas presencialmente, faça coisas com elas, namore, se exercite com elas. E principalmente, use essas relações pra ser íntimo, falar como vc se sente, buscar afeto e carinho. Abraços
Olá, boa tarde!
A socialização de fato é extremamente importante para a nossa saúde mental, mas quem pode dizer se suas relações atuais são suficiente é você. Porém acredito que dentro de um processo de terapêutico, você ira conseguir compreender melhor sobre as suas relações e se é realmente importante para você ampliar ou não sua rede, busque por uma profissional para entender melhor seu ponto e que possa te auxiliar em seu desenvolvimento. Qualquer duvida estou à disposição!

Boa noite,
É muito importante para o ser humano se socializar com outras pessoas além da família. Esta é a primeira forma de socialização que temos desde a primeira infância. No entanto, com o decorrer do nosso desenvolvimento, é natural procurarmos outras figuras de identificação e apoio, como amigos que temos na escola, na faculdade, na Igreja, em festas e entre outros lugares. Além disso, temos o direito de nos identificarmos mais com uns do que com outros, pois as amizades também se constituem através do diálogo e afinidades.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Olá! Sim, socialização de qualidade é fundamental para nossa saúde mental. Você já questionou a qualidade da sua relação com sua família e com seus amigos virtuais? O que o impede de interagir socialmente sem a mediação tecnológica? Como você se sente nestas situações? A tecnologia permite nos aproximar de pessoas que estão longe e conhecer outras várias de diferentes lugares do país e do mundo. No entanto, a interação virtual retira várias sutilezas importantes que somente o contato presencial pode oferecer. Caso você note que tem dificuldades em interações socialmente, a psicoterapia é um serviço que pode te ajudar bastante.
Boa tarde, sou o Psicólogo Filipe Araújo e gostaria de auxiliar nessa situação.
Embora socializar com o núcleo familiar e amigos virtuais seja importante, pode não ser suficiente para todas as pessoas. A socialização é uma necessidade humana fundamental que pode ajudar a melhorar a saúde mental, reduzir o estresse e a solidão, aumentar a autoestima e promover um senso de pertencimento.
Para algumas pessoas, a socialização com um grupo mais amplo de amigos ou conhecidos pode ser mais satisfatória. Isso pode envolver participar de atividades em grupo, frequentar eventos sociais ou participar de grupos de interesse comum. Outras pessoas podem se sentir mais satisfeitas socializando com um grupo menor de amigos próximos ou familiares, mas é importante lembrar que a socialização varia de pessoa para pessoa e depende de suas necessidades individuais.

Em geral, é importante encontrar um equilíbrio que funcione para você e que permita que você se sinta socialmente conectado e apoiado. Se você sentir que precisa de mais interação social, pode ser útil explorar oportunidades para se conectar com outras pessoas em seu local de trabalho, em organizações ou grupos comunitários, ou através de hobbies ou interesses em comum.

Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.
Att. Do seu Psicólogo: Filipe Araújo
Olá! Embora a interação com o núcleo familiar e os amigos virtuais possa ser benéfica para a saúde mental, é importante lembrar que a socialização com outras pessoas também é fundamental para o bem-estar geral. A socialização nos permite construir novos relacionamentos, ampliar nossos horizontes, aprender novas habilidades, descobrir novos interesses e nos mantermos conectados com o mundo ao nosso redor.

Além disso, é importante lembrar que, para algumas pessoas, a interação com familiares e amigos virtuais pode não ser suficiente para atender às suas necessidades sociais e emocionais. Nesses casos, é importante considerar outras formas de socialização, tais como participar de grupos de interesse comum, se voluntariar em uma organização sem fins lucrativos, fazer cursos ou atividades em grupo, ou participar de grupos de terapia ou apoio.

Em resumo, embora a socialização com familiares e amigos virtuais possa ser benéfica para a saúde mental, é importante considerar outras formas de socialização para atender às necessidades sociais e emocionais. Cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes em termos de socialização, portanto, é importante explorar várias opções e encontrar o que funciona melhor para você. Abraço
Olá, fico feliz com sua pergunta. Nossa socialização acontece nos primeiros anos de vida, com nossos pais, ou seja, nosso ambiente familiar. No decorrer dos anos, vão entrando outras figuras como nosso ambiente escolar, amigos, faculdade, entre outros. Começamos a de fato nos inserir na sociedade. A pergunta em si é difícil de ser respondida partindo da ideia de que há sujeitos que conseguem se sentir supridos socialmente com uma interação virtual/familiar, outros não, por diversos motivos preferem seus amigos, ambientes institucionais de ensino ou de trabalho, servindo às vezes como válvulas de escape. O interessante é considerarmos cada indivíduo um ser único com experiências únicas, o que serve para um não serve para o outro. Agende uma sessão para se conhecer mais! Estou a disposição.
Olá tudo Bem! O processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos espaços sociais.
É através dele que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem a sociedade. É aquela que corre na infância e se desenvolve no contexto das relações familiares. Pai, mãe, avós, tios e outros familiares ensinam a criança as primeiras noções sobre as regras e comportamentos aceitos pela sociedade. Em resumo a socialização é um processo importante na vida do ser humano pois é a partir deste que construímos nossas experiências, portanto cada ser é único e nessa unicidade o individuo escolhe o que é melhor para si, sugiro que você faça uma reflexão, dentro deste contexto se o seu núcleo social esta satisfatório para as suas necessidades sim ou não, somos únicos e o que serve para um não se aplica a todos. Lembre se as respostas sempre estão dentro de nós!
Qualquer coisa estou a disposição!
Um abraço
Bom dia, tudo bem? Você sente que para você é suficiente? Qual a intensidade dessas relações? Qual a frequencia que a interação acontece? Não existe uma resposta certa! A interação é sim essencial, no entanto é preciso entender o que você busca e como se sente bem. O autoconhecimento te ajuda a entender essa e outras questões relacionadas, por isso a importancia da psicoterapia. Fico a disposiçã para o que precisar ok?!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100
Dizer que é suficiente ou não é muito difícil. Depende se está sendo bom para você ou não. Fato que aumentar suas possibilidades de relacionamentos podem trazar muitas coisas positivas para você, experiências, vivências, amizades e afins. Porém você precisa analizar se para você é algo importante, se tem dúvidas, uma possibilidade seria dar chances a novas formas de socializar e perceber se te agrada ou não.
Isso só você pode responder. Se tiver dúvidas, é importante conversar com alguém para entender melhor seus sentimentos e pensamentos. Abraço
Olá! Tudo bem? Suficiente pode até ser. A pergunta é: por que não se relacionar com mais pessoas? O que sente quando se aproxima ou precisa interagir com pessoas novas? São questões interessantes para nos perguntarmos. Sua pergunta vem de uma dúvida simples, ou de um medo ou esquiva das dificuldades atreladas a iniciar novas relações?
Coloco-me a disposição para investigarmos minuciosamente esses aspectos em um processo de psicoterapia. Grande beijo!
Olá; apesar dos indicativos de que socializaçao é um importante indicador de saúde mental e bem estar cada pessoa apresenta uma necessidade de socialização. Minha pergunta a você seria: Você sente vontade de socializar mais? O fato de você socializar apenas com a familia e amigos virtuais lhe traz ou pode trazer no futuro algum tipo de prejuízo (pessoal, profissional)? É possível desenvolver e melhorar nossas habilidades sociais e até torna-las mais prazerosas. Contudo você é a medida do quanto e como você quer socializar. Se isso for um problema a ser considerado por você busque ajuda.