Boa tarde! Sou diagnosticada diabética do tipo 2. Eu vejo o nível diariamente. Ocorre, que tenho obs

2 respostas
Boa tarde! Sou diagnosticada diabética do tipo 2. Eu vejo o nível diariamente. Ocorre, que tenho observado uma oscilação diária de 183 num dia para 115 no outro. Isso é preocupante? O que fazer? para que fique controlada ? O novo medicamento forxiga é mais eficiente do que o metformina e gliclazida?
Boa noite, como vai?

Sim, as novas medicações são muito mais eficientes e oferecem proteção cardiovascular.

Estou à disposição, muito obrigado por sua pergunta.

Dr. Antonio Fontanelli / Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional São Paulo / Ex-Presidente do Comitê Científico de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1.000

Boa tarde! Primeiramente, é importante reconhecer sua proatividade em monitorar seus níveis de glicose diariamente, o que é fundamental para o manejo eficaz do diabetes tipo 2. As oscilações que você mencionou, de 183 mg/dL em um dia para 115 mg/dL no outro, são relativamente comuns em pessoas com diabetes, mas entender e minimizar essas flutuações pode ajudar a melhorar o controle glicêmico e reduzir o risco de complicações a longo prazo.

Na medicina integrativa, buscamos uma abordagem holística para o manejo do diabetes, o que inclui não apenas a medicação, mas também mudanças no estilo de vida, como dieta, exercício, controle do estresse e qualidade do sono. Esses fatores podem ter um impacto significativo nos níveis de glicose no sangue.

Quanto à sua pergunta sobre o Forxiga (dapagliflozina) em comparação com a metformina e a gliclazida, é importante notar que esses medicamentos atuam de maneiras diferentes para controlar o diabetes. A metformina é frequentemente o primeiro medicamento prescrito para o diabetes tipo 2, pois ajuda a reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e melhora a sensibilidade à insulina. A gliclazida, um sulfonilureia, aumenta a secreção de insulina pelo pâncreas. Já o Forxiga pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores SGLT2, que funcionam fazendo com que o excesso de glicose seja eliminado na urina.

Cada um desses medicamentos tem seus próprios benefícios e potenciais efeitos colaterais, e a escolha entre eles depende de vários fatores, incluindo a eficácia no controle glicêmico, o perfil de efeitos colaterais, a presença de outras condições de saúde, e as preferências do paciente. Em alguns casos, a combinação de medicamentos pode ser a abordagem mais eficaz.

O Forxiga tem mostrado benefícios adicionais em termos de redução de peso e pressão arterial, além de ter um impacto positivo na saúde cardiovascular em pacientes com diabetes tipo 2. No entanto, não é necessariamente "mais eficiente" do que a metformina ou a gliclazida para todos os pacientes; a eficácia pode variar de pessoa para pessoa.

É crucial discutir com seu médico sobre as melhores opções de tratamento para o seu caso específico, considerando seus níveis de glicose, histórico médico, e qualquer outro fator relevante. Além disso, integrar mudanças no estilo de vida com o tratamento medicamentoso pode proporcionar os melhores resultados no controle do diabetes.

Lembre-se, o manejo eficaz do diabetes requer uma abordagem personalizada e integrada. Estou aqui para apoiá-lo(a) nessa jornada, oferecendo orientações baseadas em uma visão holística da saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.