Boa tarde! Tenho um cisto medindo 3,1×2,7×2,4 cm é necessário cirurgia?

2 respostas
Boa tarde! Tenho um cisto medindo 3,1×2,7×2,4 cm é necessário cirurgia?
Dr. Cesar Cimonari de Almeida
Neurocirurgião, Especialista em dor
São Paulo
Olá.
Além do tamanho da medida do cisto, é necessário avaliar se há alterações no exame neurológico, a localização do cisto dentro do cérebro, e se há crescimento ao longo do tempo.
O tratamento com cirurgia normalmente é recomendado para pessoas com sintomas neurológicos ou quando há aumento do cisto de forma acelerada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Egmond Alves
Neurocirurgião
Sorocaba
Boa tarde! A decisão sobre a necessidade de cirurgia para um cisto aracnóide depende de vários fatores, incluindo o **tamanho**, a **localização** do cisto, e se ele está causando **sintomas** ou afetando estruturas cerebrais ou da medula espinhal.

### Quando a cirurgia pode ser necessária:
1. **Sintomas**: Se o cisto aracnóide estiver causando sintomas, como dores de cabeça, náuseas, distúrbios neurológicos (como perda de equilíbrio, fraqueza, ou problemas de visão), pode ser indicada a cirurgia. No seu caso, o tamanho do cisto (3,1 × 2,7 × 2,4 cm) não é extremamente grande, mas se ele estiver pressionando alguma estrutura importante e causando sintomas, a cirurgia pode ser considerada.

2. **Aumento do cisto**: Se houver **crescimento contínuo** do cisto, o que pode gerar mais compressão sobre estruturas ao redor, a cirurgia pode ser necessária para evitar complicações mais graves no futuro.

3. **Localização**: Cistos aracnóides localizados em áreas críticas, como perto do tronco cerebral ou da medula espinhal, podem ter um risco maior de causar danos e, portanto, exigem avaliação mais cuidadosa.

### Abordagens cirúrgicas:
- **Drenagem do cisto (derivação)**: Um procedimento onde um tubo é colocado para drenar o líquido do cisto, aliviando a pressão.
- **Ressecção ou fenestração**: Em alguns casos, o cisto pode ser removido ou aberto para permitir que o líquido flua mais livremente e alivie a pressão.

### Próximos passos:
A melhor abordagem é discutir com um **neurocirurgião**, que pode solicitar exames de imagem adicionais (se necessário) para avaliar melhor a localização e o impacto do cisto e ajudar a determinar se a cirurgia é a melhor opção. Se o cisto não estiver causando sintomas e não estiver crescendo, o acompanhamento regular com ressonância magnética pode ser suficiente.

Especialistas

Arthur Adolfo Nicolato

Arthur Adolfo Nicolato

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Leonardo Faria

Leonardo Faria

Neurocirurgião

Uberlândia

Anderson Batista Rodrigues

Anderson Batista Rodrigues

Neurocirurgião

São Paulo

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Cistos Aracnóides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.