Bom dia! Consigo fazer dieta, mas chega um momento que começo a me descontrolar na comida. Posso te

30 respostas
Bom dia! Consigo fazer dieta, mas chega um momento que começo a me descontrolar na comida.
Posso ter algum transtorno?
Devo procurar um psicologo?
O limite entre saúde e doença está exatamente na perda do controle de fazer escolhas. As características do descontrole alimentar vão indicar o tipo de compulsão alimentar e o tratamento mais efetivo. Por exemplo, o transtorno da compulsão alimentar periódica tem características diferentes da bulimia. abs

Como disse a Dra. Emanuelle o limite entre a saúde e a doença está na perda do controle das escolhas.
Acredito que seja o momento de identificar o que faz você perder o controle e entrar em uma compulsao alimentar.
Um psicólogo poderá ajudar você ententer quais os fatos, situações e momentos que te levam a esse descontrole e fortalece-la.
Abraço

Olá, não necessariamente. Se a dieta for muito restritiva, é natural que em algum momento haja a necessidade de compensação, como um "prêmio" pelo tempo sem comer "alimentos proibidos". Seria interessante entender a questão alimentar como um processo da vida toda, trocar a palavra dieta por reeducação alimentar, comer de tudo mas em quantidades menores. O termo dieta é entendido pelo nosso cérebro como um sacrifício, portanto, não dura muito tempo e então surgem as compulsões. Durante o processo de emagrecimento é interessante o apoio profissional de um nutricionista e se houver necessidade, de um psicólogo, para que você aprenda ater uma relação saudável com a comida e romper com o efeito sanfona. Abraços!
Olá, vi que a pergunta está repetida no sistema com a variação aqui, que se deve ou não buscar ajuda com psicólogo.
Primeiro vamos ver a questão da dieta, concordo com os profissionais que me antecederam nas respostas e acrescento que se você (ou qualquer um) quiser dar um passo muito grande, dificilmente conseguirá manter a marcha e logo desistirá. Então, veja com sua nutricionista ou qualquer profissional que vai orientar, a mudança em seu comportamento ou dieta, seja algo que consiga levar adiante sem muito sofrimento. Quando conseguir se adaptar ao novo, veja qual o próximo movimento que você consegue em direção ao seu projeto. Talvez uma revisão mensal ou quinzenal do programa, avaliando os objetivos atingidos venha fortalecer seu propósito bem como ajustar o ritmo das mudanças. Tenha em mente, que alguma recaída poderão existir, mas mantenha o foco no objetivo final.
Com relação à buscar um psicólogo, este poderá ajudar a descobrir porque, em algum momento de sua vida, comer e engordar foi a “estratégia de sobrevivência” mais adequada e ajustada ao repertório de comportamentos que você tinha disponível. Assim então, vocês juntos poderão encontrar meios para evitá-los e eliminar também as recaídas.
Sucesso nesta batalha.
Forte e carinhoso abraço.
Boa noite, vários são os motivos que nos levam a fazer dieta precisa saber no teu caso o que te leva a fazer dieta e qual o motivo que de forma intrusiva te faz interromper com teu compromisso; se é ansiedade pra ver logo resultados, ou qualquer forma de impaciência que não te faz ser estável ou firme com teu compromisso é necessária a psicoterapia para te ajudar a compreender a causa dessa instabilidade e corrigi-la.
Boa noite!
O fato de descontrole, é uma característica de compulsão alimentar, seria bastante interessante passar em uma avaliação psicológica, afim de entender oque está acontecendo e poder tratar, para uma qualidade de vida
Olá,

A alimentação está relacionada ao afeto e o comportamento de comer além do "necessário" pode ter causas emocionais.

Ajuda se fizer uma avaliação psicológica para identificar as causas, e se for necessário fazer o acompanhamento com uma nutricionista e com psicólogo.
abraços
Andressa Justina
Seria interessante você mesmo fazer uma avaliação sobre esse descontrole, se ele tiver atrelado à causas emocionais, aconselho sim buscar um psicólogo, para trabalhar o tema compulsão alimentar.
Bom dia ! Sugiro auxílio psicológico e nutricional para o seu caso. A explanação do psicólogo José Luiz Nauiauk está bem clara e é uma hipótese a se considerar!
Boa tarde! Cada caso é um caso; como você não está em análise comigo, não tenho como responder essa pergunta de forma adequada ao seu caso em particular. Apenas um exemplo, para que não fique sem resposta, de forma bem "generalista", a alimentação compulsiva (principalmente doces) por vezes pode irromper como um deslocamento de questões emocionais não elaboradas de forma satisfatória ao indivíduo; o que dificulta os planos de regulação da alimentação.
Existe um outro ponto importante, que não tange somente ao emocional, que diz respeito as dietas milagrosas (não sei se é o caso), que tem como princípio a restrição demasiada de alimentos, o que não costuma funcionar por longo período pois, ao organismo começam a faltar nutrientes importantes, que o mesmo vai cobrar mais a frente.
É importante que, inicie com análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha e confiança, para compreender o que acontece contigo, suas motivações...e concomitante, se possível, fazer acompanhamento com Nutróloga (o), para entender que tipos de alimentos que serão melhor aproveitados por seu organismo (cada organismo se beneficia de alimentos de forma individual também) e, que possam lhe trazer os resultados esperados; ao invés de dieta, uma reeducação alimentar.
Lembrando que, tentativas de reeducação alimentar sem elaboração emocional, não costumam ter sucesso; se sustentam apenas por um período.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Uma dieta, inicialmente, é mais difícil de você conseguir se manter, é importante conseguir manter um hábito para ficar mais fácil de resistir a sair da dieta.
Quanto ao transtorno, é difícil dar um diagnóstico somente com essa informação, mas a ajuda de um profissional é bastante útil para que você consiga atingir seus objetivos.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150
Olá, sim é importante fazer psicoterapia para que você observe seu modo de se alimentar, por que muitas vezes não é fome para garantir sobrevivência, é compulsão alimentar, é fome de afeto.
Olá! Não necessariamente se trata de um transtorno, pode estar relacionado a questões emocionais, como por exemplo ansiedade. Acredito que é fundamental investigar a causa desse descontrole através da análise pessoal. Dificilmente se tem uma saúde física, se a saúde mental esta abalada.
Sim, com certeza precisa de uma avaliação com psicólogo. Caso contrário, se ainda não for um transtorno alimentar, pode se instalar.
Este sentimento que possui em relação a dieta poderia ser contextualizada de uma maneira melhor. Porém é importante que além de um nutricionista, procure um psicólogo para compreender e verificar se estará tratando de uma compulsão ou um transtorno alimentar.
Vejo que há opiniões e respostas diversas à sua pergunta e um primeiro contato com profissional de saúde pode ser uma boa. Agende com um profissional no Doctoralia e converse com um deles.
Olá, boa tarde. Somente com esse relato não é possível dar um diagnóstico. É importante que você busque um psiquiatra ou um psicólogo especializado em transtornos alimentares.
Olá. Não necessariamente é um transtorno, não é tão fácil fechar um diagnóstico de transtorno assim. É preciso uma avaliação bem detalhada de cada caso. Procure um psicólogo para você entender porque abandona a dieta. Pode ser que seja uma questão emocional. Atenciosamente
Sim, deveria procurar um psicólogo e a princípio, o profissional de nutrição. O nutricionista irá readequar sua alimentação, proporcionando uma dieta para saciar sua fome com alimentos de baixa calorias. A psicoterapia irá trabalhar principalmente a dificuldade de ficar sob controle dos benefícios de uma dieta a longo prazo. Independentemente se você tem algum transtorno ou não, é importante lembrar que quando nos alimentamos em excesso, geralmente, ficamos sob controle apenas do prazer da alimentação a curto prazo e ignoramos os prejuízos a saúde a longo prazo. A psicoterapia irá te ajudar a lindar com essas situações.
Penso que sim . Invista no Seu bem estar buscando um profissional de sua
Confiança .
Boa tarde! Pelo que vc descreve, existe um comportamento de descontrole que te faz sofrer. Busque ajuda psicólogica para entender a origem desse descontrole e poder tratar.
Olá!
É necessário procurar um psicólogo(a) para avaliar o seu quadro. As dietas produzem uma relação conflituosa do sujeito com a comida, gerando esse ciclo entre comer demais, culpa e restrições ou vice-versa. O descontrole alimentar pode estar relacionado a um transtorno alimentar, mas é necessário um avaliação clínica. Lembrando que comer em excesso é diferente de um episódio de compulsão alimentar. Fico à disposição!
Olá, muitas dietas feitas de forma individual ou até mesmo aquelas restritivas as vezes podem depois de um certo tempo trazer a problemática da compulsão alimentar, e para que não se agrave o seu caso é importante que você busque ajuda para entender melhor qual é este sentimento que faz você desistir de algo que seria importante para você. Lembrando que é importante um acolhimento com um profissional da psicologia. Um belo dia para você!
Olá! A psicologia consegue te auxiliar nesse sentido, o comportamento alimentar é um tema importante que une duas grandes ciências da saúde, Psicologia e a Nutrição. A psicoterapia nesse sentido, vai trabalhar de forma humanizada e integrativa a maneira como você se relaciona com a comida e com o seu corpo, com o descontrole, hábitos, enfim. Terapia é uma boa pedida.
Olá! Para caracterizar um transtorno alimentar, o Psicólogo(a) precisa investigar melhor os sintomas para apoiar um diagnóstico. A psicoterapia pode te ajudar a entender esse descontrole (quais interpretações, pensamentos, emoções e necessidades estão por tras desse comportamento). Na terapia cognitivo comportamental o tratamento é ditado por uma formulação personalizada para cada paciente e essa abordagem se utiliza de estratégias e procedimentos para gerar mudança. Fico à disposição!
Olá! O descontrole pode estar ligado a vários fatores, entre eles a ansiedade. Não podemos dizer que em seu relato indica a existência de um transtorno. Há necessidade de uma avaliação. Procure um psicólogo para que te ajude. Será um processo de autoconhecimento, assim poderá compreender a sua relação com a comida, identificar o tipo de fome que possui (física ou emocional), os possíveis gatilhos desse descontrole, como e o que provoca o descontrole, enfim, há vários elementos a ser analisados e avaliados antes de definir que há um transtorno. Nesse processo variadas técnicas poderá aprender para ter o controle nessas situações e não comer de forma compulsiva, além de estar desenvolvendo a sua autoestima e demais elementos importantes nesse processo. Procure o psicólogo!
Olá!
É importante que busque um profissional da Psicologia para investigar quais fatores estão associados a este descontrole em relação a comida. Apenas com este relato não é possível identificar se existe algum transtorno. Mas independente disso, se faz importante um acompanhamento psicológico voltado para o comportamento alimentar, para te ajudar a estabelecer uma melhor relação com a comida e com as emoções que podem estar associadas a este momento de descontrole.
Não posso te afirmar se existe um transtorno, pois para isso seria necessário mais informações. Mas me parece que talvez exista alguma questão em relação a alimentação e para entender o como isso é fundado a psicoterapia ajudaria muito. Independentemente de um diagnóstico ou não, o fato de existir algum tipo de sofrimento já possibilita a possibilidade de tratamento.
Olá! Não necessariamente você tem um transtorno. Se você quer ajuda para entender o que está acontecendo, sim, um psicólogo é indicado.
oLÁ como vc está?
Olha, como os colegas falaram, o limite entre o normal e o patológico está no seu controle com suas escolhaas e o quanto isso estpa influenciando em sua vida Aconselho vc a buscar um psicólogo de sua confiança para que vc consiga expressar teus sientimentos e entender melhor teus sintomas, tua ansiedade e teu descontrole. Aconselho buscar um profissional de sua confiança. Me chamo Letícia e sou psicóloga. @leticiafernandespsi