Bom dia.esto com uma varizes no testículos é preciso fazer cirurgia?.

7 respostas
Bom dia.esto com uma varizes no testículos é preciso fazer cirurgia?.
Sim e não. Isto depende de vários fatores. Idade, prole, sintomas.
Generalizando um pouco o assunto é assim: Demorar para operar pode afetar a fertilidade masculina, fato já comprovado cientificamente. O quanto mais breve ocorrer a operação poderá até reverter a situação de um homem considerado infértil por causa de ter varizes no escroto / testículo (classicamente denominada de varicocele).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
NÃO NECESSARIAMENTE TEM QUE OPERAR . ISSO VAIDEPENDER DO GRAU DA VARICOCELE (FEITO ATRAVÉS DE UM EXAME FÍSICO) , IDADE DO PACIENTE E SE HÁ ALGUMA DIFICULDADE NA CONCEPÇÃO(INFERTILIDADE)
RECOMENDO PASSAR COM SEU UROLOGISTA PARA UMA AVALIÇÃO MINUCIOSA
Se for para facilitar uma desejada gravidez sim, não esqueça de fazer questão de operar com urologista treinado em microscópio. Boa sorte.
Olá,
As varizes testiculares ou varicocele devem ser avaliadas com cautela antes de indicação cirurgica. Devemos operar em casos de alterações no espermograma, dor local (interpretada com cautela) ou alteração no volume testicular. Logo, nem todo quadro de varicocele é cirurgico. Antes do procedimento é importante salientarmos os riscos, beneficios, possíveis complicações.
Att, Dr Flavo Faria
O tratamento de varizes no escroto, é norteada por dois fatores: sintomatologia e fertilidade. O fato da varicocele apenas existir não significa tratamento, em linhas gerais um paciente com dor ou dificuldade de reprodução que devem ser tratados. A indicação de tratamento na idade pediátrica é diferenciada pois a assimetria testicular é, junto com a dor, o principal ponto a ser observado.
Não necessariamente. Existem critérios bem definidos. Uma consulta com urologista vai retirar suas dúvidas, explicar possíveis complicações. Riscos e benefícios do procedimento.
Att.,
Depende do exame físico, se elas são clinicamente significativas, depende da sua idade, se já tem filhos ou ainda tem vontade de tê-los e em alguns casos é necessário realizar um exame de espermograma antes, para avaliar sua fertilidade, para decidir se o casos exige cirurgia. O ideal seria procurar um urologista que realize a correção por microcirurgia, pois é o método com melhores resultados.

Especialistas

Heverton Ramos Dos Santos

Heverton Ramos Dos Santos

Urologista, Cirurgião geral

Brasília

Cássio Coelho da Cruz

Cássio Coelho da Cruz

Urologista

Viçosa

Ricardo Haidar Berjeaut

Ricardo Haidar Berjeaut

Urologista

São Paulo

Yuri Kossa Barbosa

Yuri Kossa Barbosa

Urologista

Goiânia

Saulo Teles

Saulo Teles

Urologista

São Paulo

Sandoval Lage da Silva Sobrinho

Sandoval Lage da Silva Sobrinho

Cirurgião pediátrico

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 523 perguntas sobre Hidrocele e varicocele
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.