Hidrocele e varicocele - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma hidrocele?

A hidrocele é um acúmulo de líquido dentro de um saco que envolve o testículo e que é a "túnica vaginal". Este problema é completamente benigno.

Como é uma hidrocele?

Durante os últimos meses de gravidez, os testículos migram do local de sua formação dentro do abdômen para o local final no escroto. Desta forma arrasta uma camada de peritônio (revestimento da cavidade abdominal) para formar o "tunica ou processo vaginal" do testículo. Existem dois tipos de hidrocele:

Chamador

Na comunicação permanente entre a cavidade peritoneal e da "túnica vaginal" e que mais frequentemente afeta as crianças. Mais perto durante o primeiro ano de vida, mesmo que a hidrocele seja grande uma hérnia pode ser associada conteúdo intestinal

Não comunicante

Que afeta principalmente homens acima de 40 anos e tem longa evolução. De origem desconhecida na maioria dos casos, às vezes pode ser causada por trauma, infecção ou tumor do testículo.

Hidrocele É perigoso?

Crianças com hidrocele geralmente têm um nódulo no escroto, que é pequeno e compressível no período da manhã (depois de ser esticada durante o sono), mas durante o dia se torna maior e tenso. Isso indica que há pouca comunicação entre a cavidade peritoneal e a "túnica vaginal". As crianças raramente sentem qualquer desconforto pela hidrocele.

A hidrocele geralmente não produz sintomas, embora possa produzir uma sensação de peso ou desconforto causado pelo tamanho.

O que fazer se suspeitar que você tem uma hidrocele?

Se você notar alguma coisa estranha sobre a forma ou o tamanho do escroto, contacte o seu médico imediatamente. O médico geralmente consegue diagnosticar o problema, colocando uma luz sob o escroto, que ilumina o saco que contém o líquido. A hidrocele, ao contrário de uma massa sólida do testículo, é iluminado por uma luz colocando sob o escroto. Em caso de dúvida, uma ecografia confirma o diagnóstico.

Como é uma hidrocele?

Em crianças

Freqüentemente ocorre em fechamento espontâneo da comunicação e, portanto, o desaparecimento de hidrocele durante o primeiro ano de vida. Portanto, a operação deve ser adiada até depois dessa data, exceto nos casos em que há uma hérnia associada. O procedimento é preencher a lacuna de comunicação através de uma pequena incisão na virilha.

Em adultos

O tratamento é indicado nos casos em que houver dor ou alteração estética, e é um procedimento simples em que o conteúdo é evacuado e realizam uma remoção da "túnica vaginal". Tratamento com esvaziamento intermitente ou esvaziamento com a introdução de um agente esclerosante fornece resultados pobres.

O que é um varicocele?

É um aumento do volume do escroto causado por uma dilatação das veias que coletam fornecimento de sangue aos testículos. É um problema muito comum, afetando 10-15% dos homens jovens, e 90% dos casos ocorre no lado esquerdo, devido ao arranjo das veias desse lado.

Como é uma varicocele?

Há várias hipóteses, mas parece que a disposição anatômica do sistema venoso (especialmente no lado esquerdo) e mau funcionamento ou ausência das veias têm válvulas para evitar o refluxo de sangue, associados com o efeito da gravidade, leva  mesmo à dilatação progressiva.

Quais são os sintomas?

Às vezes, o paciente percebe (se grande), mas muitas vezes é descoberto por acaso durante um exame de rotina. Se a varicocele é muito grande, o paciente pode notar uma sensação de peso ou dor no lado correspondente do escroto.

Como é uma varicocele diagnosticada?

Simples inspeção do paciente pode detectar assim como em uma posição horizontal ela pode desaparecer. Em caso de dúvida, aumente a pressão abdominal (tosse, por exemplo) para torná-la mais óbvia. O testículo desse lado pode ser um pouco diminuída no tamanho e têm menos consistência com relação ao contralateral.

Ultra-som Doppler pode confirmar o diagnóstico. Hoje, outros métodos mais invasivos não são precisos, por esse motivo.

Existe uma relação entre varicocele e infertilidade?

A varicocele pode estar relacionado à redução da fertilidade nos homens. Se você tem dificuldade para engravidar sua parceira e um levantamento mostra que há alterações no esperma, bem como uma varicocele, em alguns casos, uma operação pode aumentar a fertilidade.

Onde Obter Ajuda

Qualquer aumento no tamanho ou  dor escrotal deve ser examinado pelo urologista. Apenas o reconhecimento apropriado identifica a causa. A maioria das doenças não são perigosas, mas a detecção precoce dessas neoplasias (câncer testicular, principalmente) deve ser detectada o mais cedo possível para melhorar a eficácia do tratamento.

Especialistas em hidrocele e varicocele

Encontre um especialista em Hidrocele e varicocele na sua cidade:
Bruno Nascimento

Bruno Nascimento

Urologista

São Paulo

João Dias Dornelas Filho

João Dias Dornelas Filho

Urologista

João Pessoa

Marcio Ferraz

Marcio Ferraz

Cirurgião geral, Urologista

Cotia

Victor Barboza

Victor Barboza

Urologista

Goiânia

Gislano Soares de Lira

Gislano Soares de Lira

Urologista

Fortaleza

Leandro Kruel

Leandro Kruel

Urologista

Passo Fundo

Perguntas sobre Hidrocele e varicocele

Nossos especialistas responderam a 194 perguntas sobre Hidrocele e varicocele

Olá, recomendo que você marque uma consulta com o urologista para ser examinado e avaliado adequadamente. Pode se tratar desde uma infecção até um tumor no testículo. À disposição
1 respostas

Bom dia. Isso pode acontecer por conta do processo de recuperação. É recomendável que você continue a acompanhar o seu caso com o urologista que fez o seu procedimento. Caso continue nessa posição…
1 respostas

Necessário avaliar o seu caso e programar o melhor tratamento. Varicocele pode ser corrigida através de cirurgia. abraço
3 respostas

Especialistas falam sobre Hidrocele e varicocele

Hidrocele é o acúmulo de liquido na bolsa testicular. Varicocele são varizes na bolsa testicular. A Hidrocele, pode acontecer no adulto após trauma, mas a mais comum é a congênita, isto é, de nascença, secundário a uma falha no fechamento do percurso do testículo na fase fetal, do interior do abdome para a bolsa. Geralmente identificada ao nascimento, pode-se fechar espontaneamente após os 6 meses de idade. Caso não feche, terá indicação cirúrgica para evitar hérnia, dor e alteração estética. A Varicocele é a dilatação das veias do escroto (varizes) que podem gerar infertilidade no homem. O tratamento é cirúrgico, caso se confirme a alteração no espermograma.

Hidrocele é o acumulo de líquido na bolsa testicular Varicocele é o aumentos das veias do cordão testicular

A hidrocele é o acúmulo de líquido entre o testículo e a túnica vaginal ( uma estrutura que recobre o testículo). Seu tratamento é cirúrgico, com ressecamento do excesso da túnica vaginal e versão da mesma, para evitar recidiva da doença. A varicocele é a dilatação das veias que drenam os testículos. Seus principais sintomas são dor ou infertilidade. São várias a técnicas cirúrgicas para sua correção, mas a técnica microscópica é a que apresenta os melhores resultados e menores taxas de recidiva da doença. Não são todos os urologistas que utilizam essa técnica. Informe-se para obter o melhor resultado no seu tratamento.

Varicocele é condição masculina relativamente comum e, na maioria dos casos, sem maiores repercussões clínicas. Trata-se da dilatação das veias do cordão espermático (plexo pampiliforme), podendo ser observada no exame clínico ou no ultrassom escrotal. Suas maiores implicações consistem na atrofia testicular (especialmente quando desenvolvida na adolescência) e como causa de infertilidade masculina. A indicação cirúrgica nestas circunstâncias geralmente se faz necessária. Já a hidrocele consiste no acúmulo de liquido entre as túnicas (vaginais) que envolvem o testículo. Causa aumento do volume escrotal e pode trazer desconforto ao paciente. Seu tratamento também é eminentemente cirúrgico.

Rodrigo Dal Moro Amarante

Urologista

São Paulo


A varicocele é uma doença silenciosa que pode causar atrofia no órgão masculino e infertilidade. Ela é caracterizada pela dilatação das veias do testículo, semelhante às varizes das pernas. A varicocele está presente em até 15% dos homens adultos e ocorre devido a um mau funcionamento de válvulas que existem nas veias. Quando isso acontece, o sangue começa a se acumular e a superaquecer o testículo. Esse superaquecimento leva ao mau funcionamento de várias enzimas envolvidas na produção dos espermatozoides e da testosterona, o que pode causar infertilidade. O tratamento com melhores resultados é a cirurgia com o uso do microscópio, chamada de varicocelectomia microcirúrgica.

A varicocele pode ser explicada como a formação de varizes nas veias na região da bolsa escrotal, local onde estão alojados os testículos. Como consequência, a dilatação dessas veias pode provocar alterações na quantidade e qualidade de espermatozoides produzidos, provocando a infertilidade do homem. Atualmente a varicocele é reconhecida como principal causa tratável de infertilidade masculina.

Tratamento percutâneo da varicocele Estas são as varizes que acometem os homens, desenvolvendo enovelados junto a bolsa escrotal, sendo esta umas das causas de infertilidade. O tratamento é possível através da identificação da origem destas varizes e seu imediato tratamento com implante de, ’molas”cirúrgicas guiadas por cateterismo.

William Fonseca

Cirurgião vascular

Guaratinguetá

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Hidrocele e varicocele?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.