Bom dia! Estou em tratamento para Síndrome do Pânico e Agorafobia a 2 anos. As minhas piores crises

3 respostas
Bom dia! Estou em tratamento para Síndrome do Pânico e Agorafobia a 2 anos. As minhas piores crises que antes eram 3 vezes na semana, diminuíram para 1 a 2 vezes ao mês. Porém, quando acontecem são muito piores. É normal ainda acontecerem essas crises mesmo em tratamento? Não gostaria de aumentar minha dosagem, ou tomar mais remédios doque já tomo.
Olá! A chance de ocorrer crises em tratamento é muito menor, porém ainda sim é possível, principalmente se há algum contexto estressor envolvido. É importante conversar com seu médico a fim de entender possíveis gatilhos, estratégias para lidar com as crises ou ajustes das medicações que você já utiliza. Entendendo melhor seu caso, não necessariamente haverá aumento de dosagem ou acréscimo de fármacos. Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Julia Malaguti Fontenelle
Psiquiatra
São Paulo
Olá
O objetivo do tratamento é o manejo e controle dos sintomas apresentados na Síndrome do Pânico e na Agorafobia. Isso não necessariamente significa que o paciente ficará sem nenhum sintoma, mas sim que isso ocorra em menor freqüência e intensidade para que seja possível melhora na qualidade de vida.
Caso o seu tratamento não esteja com resultados satisfatórios é importante conversar com o seu médico sobre suas expectativas e o que não está de acordo com isso e como será possível esse manejo. Muitas vezes o aumento da dose das medicações prescritas é necessário para que se tenha melhor controle dos sintomas.
Além do uso das medicações também é fundamental para a melhora mudanças no estilo de vida como a pratica regular de atividade física, uma dieta equilibrada, acompanhamento psicológico e uma boa qualidade de sono. Essas medidas podem ser tão importantes quanto o uso de medicamentos para o controle dos sintomas.
Espero ter ajudado. Te desejo sucesso em seu tratamento.
Olá. Não é incomum que os sintomas de um quadro ansioso retornem algum tempo após o tratamento ter iniciado, mesmo em uso regular da medicação. Mais de uma estratégia é possível neste caso: apesar de aumentar medicação ser possível, há outras medidas possíveis relacionadas com adaptar o horário da tomada das medicações, dividir as doses, etc, além de várias estratégias não farmacológicas, como treinamentos comportamentais. Uma avaliação com um médico psiquiatra poderia auxiliar a escolher outras estratégias mais fáceis de serem toleradas e que auxiliem no controle dos seus sintomas.

Especialistas

Fernanda Cabral

Fernanda Cabral

Dermatologista

Blumenau

Natália Gardin

Natália Gardin

Dermatologista

Presidente Prudente

Claudia Tanabe

Claudia Tanabe

Dermatologista

Barueri

Amanda Cruz

Amanda Cruz

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Fortaleza

Tathiany Macedo

Tathiany Macedo

Dermatologista

Aparecida de Goiânia

Isabela Ganga Buzoli

Isabela Ganga Buzoli

Dermatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 159 perguntas sobre Doenças do cabelo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.