Bom dia! Eu gostaria de saber se a doença do refluxo gastroesofágico pode alterar a consistência das

2 respostas
Bom dia!
Eu gostaria de saber se a doença do refluxo gastroesofágico pode alterar a consistência das fezes e se este problema pode ser diagnosticado pela endoscopia digestiva alta?
Aproveitando o ensejo agradeço atenção e parabenizo a todos os profissionais!
Dra. Maria de Fátima Sobral
Gastroenterologista
Niterói
A Doença do Refluxo não altera a consistência das fezes. É possível que vc tenha alguma Intolerância alimentar, Parasitose, enfim. Consulte um Gastroenterologista para uma avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
olá, respondo em várias partes:

a. a doença de refluxo(DRGE) em si nao deve provocar alteração na consistência das fezes. Contudo, há estudos que demonstram associação da DRGE com SII(intestino irritável). Mas isso é incomum
b. a endoscopia digestiva alta é bastante usada para avaliar a DRGE. Embora nao seja o padrao ouro para a DRGE, lembro que a endoscopia é extremamente útil para diagnosticar as doenças altas(gastrite, hernia de hiato, úlceras, duodenites, etc). Se feita por médicos bem qualificados, a endoscopia pode até diagnosticar câncer de estomago precoce. E isso salva vidas, pois na fase precoce o índice de cura é muito alto
c. minha recomendação: é preciso um médico(a) em que confie para diagnosticar, tratar e responder todas as suas dúvidas sobre refluxo. Isso trará a paz de espírito, que é necessária para o tratamento de todos os problemas de saúde. E um bom Médico(a) sempre ficará contente em esclarecer todas as suas dúvidas.

Especialistas

Mauricio Giusti Calderon

Mauricio Giusti Calderon

Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico

São Paulo

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Kelton Silva Sena

Kelton Silva Sena

Generalista

Taubaté

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1070 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.