Bom dia, eu tenho ansiedade e todo Cloridrato de Clomipramina 25mg e Olanzapina 2.5mg. Sou homem e p

3 respostas
Bom dia, eu tenho ansiedade e todo Cloridrato de Clomipramina 25mg e Olanzapina 2.5mg. Sou homem e pretendo ter filhos. Reparei que reduziu um pouco o volume da ejaculação. Gostaria de saber se o uso desses medicamentos pode causar algum dano aos espermatozoides e consequentemente ao feto. Estou bastante preocupado.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Tanto o cloridrato de clomipramina 25 mg quanto a olanzapina 2,5 mg podem, de fato, influenciar alguns aspectos da função sexual masculina, como diminuição do volume ejaculatório, alterações na libido e, em alguns casos, disfunção erétil ou ejaculatória. Isso ocorre devido à ação desses medicamentos nos sistemas de neurotransmissores envolvidos na resposta sexual, como serotonina e dopamina.

No entanto, estudos atuais mostram que esses medicamentos não causam alterações genéticas relevantes nos espermatozoides, nem aumentam o risco de malformações ou prejuízos diretos ao feto. A fertilidade pode ser levemente afetada em alguns homens, mas geralmente é reversível com ajuste ou suspensão do medicamento, caso necessário.

Ainda assim, por precaução e segurança, recomenda-se avaliar a qualidade do sêmen por meio de um espermograma e discutir seus planos com o seu psiquiatra e, se possível, um urologista. Assim, será possível alinhar o tratamento da ansiedade com seu desejo de paternidade, de forma segura e planejada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Hernando  César Vasconcelos
Psiquiatra, Médico de família
Fortaleza
Algumas medicações antidepressivas podem reduzir libido e causar dificuldade para ejaculação incluindo redução de quantidade de semen. O efeitos não afetam qualidade dos espermatozoides.
A clomipramina e a olanzapina podem reduzir o volume da ejaculação ou alterar um pouco a função sexual, mas não costumam causar danos aos espermatozoides nem ao feto. Essas alterações são reversíveis e não afetam a fertilidade de forma permanente. Se a mudança no volume estiver te incomodando, converse com seu psiquiatra — pode haver ajustes de dose ou troca de medicação para melhorar isso sem comprometer o tratamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.