Bom dia! Existe algum tratamento natural que regule o excesso de dopamina no cérebro de pessoas com

3 respostas
Bom dia! Existe algum tratamento natural que regule o excesso de dopamina no cérebro de pessoas com esquizofrenia ?
O que é um tratamento "natural"? Todos os tratamentos são naturais, pois o oposto de natural é sobrenatural e não há provas de que existam tratamentos sobrenaturais para quaisquer tipo de transtornos, apesar de que há pessoas que nisto acreditam. Nestes casos, o efeito que se espera é placebo ou seja, de que por mecanismos psicológicos possam alguns sintomas melhorar. Caso você se refira à homeopatia, que algumas pessoas leigas chamam de "natural", ela não tem também comprovação científica. Outra forma que as pessoas chamam de natural é a fitoterapia (tratamento à base de plantas). A fitoterapia é comprovada para alguns transtornos como, por exemplo, a erva-de-são-joão, na depressão. Em outros casos, há estudos sérios e, provavelmente, funcionam, como a valeriana, na ansiedade. Há ainda plantas em estudo e que as pessoas usam com frequência, como a Passiflora (maracujá), mas sobre as quais ainda não há estudos suficientes. Finalmente, algumas plantas, extratos ou chás são recomendados por curandeiros e alguns médicos menos atualizados e conscientes e que não têm nenhuma comprovação científica e que, por vezes, podem até ser tóxicos: exemplo disto foi o confrei, muito usado na década de oitenta e que se revelou tóxico. Deve-se observar que, ainda hoje, cerca de 20% das medicações industrializadas (de "laboratório") usam substâncias extraídas de plantas. As medicações industrializadas são puras e padronizadas, de modo que costumam ser as mais seguras, quando prescritas por médicos competentes. Também, é ingênuo acreditar, como muitas pessoas acham, que extratos ou chás de plantas são inocentes, pois muitos possuem efeitos colaterais. Por exemplo, a erva-de-são-joão, acima mencionada, interage com vários tipos de medicações que a pessoa possa estar tomando e mesmo com alguns tipos de alimentos. Além disto, se uma planta é eficaz, o é apenas pelo fato de conter alguma substância química que atua no cérebro. Só que uma planta pode conter dezenas ou mesmo centenas de substâncias químicas diferentes, algumas das quais podem ser terapêuticas, outras neutras e outras, como mencionei, tóxicas. Uma última observação importante é de que a esquizofrenia não é causada por um excesso de dopamina no cérebro. O que ocorre é que alguns sintomas da esquizofrenia, tais como agitação e alucinações auditivas, parecem estar relacionados a um aumento da atividade relacionada à dopamina, em algumas regiões do cérebro. A dopamina pode estar em quantidades normais, por exemplo, mas os receptores (moléculas às quais à dopamina se liga, nas células cerebrais) podem estar mais sensibilizados ou a dopamina pode estar normal, mas mecanismos que inibem a ação da dopamina podem estar diminuídos. Mas, acredita-se que há muitos outros mecanismos envolvidos na esquizofrenia e, pelo menos em uma parte dos casos, há até mudanças na estrutura do cérebro, não só em seu funcionamento.

O texto escrito acima do Dr Ivan está completo e explicativo, ressalto que o tratamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar pautado em evidências científicas, ou seja com psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional... nunca deixar de fazer o tratamento com profissionais especializados.
Além dos medicamentos, ministrados pelo Psiquiatra, seria ideal que houvesse acompanhamento Psicológico e assim também, como tomar pelo menos 15’ de sol por dia, todos os dias e exercícios como caminhada ao ar livre, desde que esteja o caso esteja estável.
Abraço
Vera Pelizzari