Bom dia! Fiz nefrectomia parcial a 5 meses, posso fazer exercicios em academia.? Ainda sinto dor e d

7 respostas
Bom dia! Fiz nefrectomia parcial a 5 meses, posso fazer exercicios em academia.? Ainda sinto dor e dormencia no lugar da cirurgia.
Bom dia
Normalmente 5 meses já é tempo suficiente para a cicatrização de uma cirurgia.
Caso a cirurgia tenha sido por laparoscopia, a recuperação é mais rápida. Caso tenha sido com incisão aberta, a recuperação é mais prolongada e é normal sentir a dormência na região da cicatriz.
Em caso de dúvidas, consulte seu urologista.

As atividades físicas são retomadas 3 meses após a cirurgia.
A dormência e desconforto no local da cirurgia é comum e costuma melhorar com o passar dos anos.
O importante é manter o acompanhamento anual com seu urologista e sempre avisar a qualquer médico que precise ir sobre seu histórico de cirurgia (qual cirurgia fez e porque operou).
Pessoas podem nascer com apenas um rim e mesmo assim tem vida normal.
Agradeça a Deus e a vida continua.
SIM , APÓS DOIS MESES DE CIRURGIA JÁ HÁ UMA BOA CICATRIZAÇÃO DO FERIMENTO .
A DORMÊNCIA LOCAL É COMUM QUANDO O ACESSO ABERTO TRADICIONAL É ADOTADO PODENDO PERMANECER OU MELHORAR AO LOGO DO TEMPO.
Sim, pode. A dormência vc vai sentir por alguns anos mas isso não atrapalha.
A cicatrização é um processo que se inicia ao término da cirurgia e evolui até mais ou menos 12 meses. Deste modo, os sintomas que você apresenta podem ainda fazer parte deste processo. De modo geral, após 3 meses de cirurgia a cicatriz já está estável e permite exercícios físicos leves e moderados, tais como caminhadas e pequenas corridas. Quanto a pegar peso acima dos 10 kg e exercícios mais intensos o mais seguro é esperar uns 6 meses. O recomeço deve ser sempre mais cuidadoso e em ritmo controlado. Na dúvida procure seu médico para seguimento e avaliação.
As cirurgias renais por câncer realizadas por corte (via aberta) tem recuperação mais prolongada. Normalmente realizadas por lombotomia, onde há necessidade de secção de inúmeros nervos, músculos e até mesmo última costela tendo como consequência, frequentemente, uma sensação de dormência na parte inferior da incisão cirúrgica (corte). Tal sensação muitas vezes é interpretada como dor. A tendência é atenuar com o passar dos anos. Deve-se retomar às atividades físicas de forma gradual a partir de 90 dias de pós operatório. Por isso sempre que possível e a depender da experiência do cirurgião, após algumas dezenas de cirurgias, a via Laparoscópica é tão ou mais segura que a aberta. Porém com recuperação mais precoce. Espero ter ajudado.
Aconselho procurar vosso colega Urologista para que possa ser examinado por ele.
Pelo tempo não há problema, no entanto não é esperado que você ainda sinta dor no local da cirurgia com esse tempo de pós operatório. O ideal seria ter a liberação do cirurgião antes de retornar às atividades pois se houver alguma hérnia na incisão cirúrgica, ela pode piorar com alguns exercícios.