Bom dia! Fui ao otorrindo com chiado no ouvido que depois de dias passou pro outro ,com minhs audiçã

5 respostas
Bom dia! Fui ao otorrindo com chiado no ouvido que depois de dias passou pro outro ,com minhs audição estar td ok. O médico falou que estou com disfunção maxilar. E mandou fazer tratamento .isso pode cura o chiado no meu ouvido?
.
Olá !! Zumbido pode ter várias causas : doenças crônicas, problemas de audição , problemas da ATM (disfunção têmporomandibular) , problemas em alguma estrutura do OUVIDO , entre outros. Sugiro que você procure um especialista em BUCOMAXILOFACIAL . Ele poderá avaliar sua articulação mandibular e te encaminhar para outros especialistas se necessário. Boa sorte

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, A DTM ( disfunção Temporomandibular) pode sim provocar zumbido. Se realmente for somente a disfunção da ATM, sim o zumbido pode diminuir a até desaparecer. Sugiro fazer uma tomografia de ATM , procure um Bucomaxilo e uma Fonoaudióloga que fará a terapia com exercícios e juntamente pode usar a FTB fotobiomodulação.
Olá! O chiado no ouvido que você está sentindo, também conhecido como tinnitus ou zumbido, pode ter diversas causas, e a disfunção maxilar pode, sim, estar relacionada a esse sintoma.
A disfunção maxilar pode se referir a problemas na articulação temporomandibular (ATM), que é a articulação que liga o maxilar à base do crânio, perto da orelha. Quando essa articulação está desalinhada ou disfuncional, pode gerar uma série de sintomas, como zumbido ou chiado no ouvido, dores de cabeça, dor na mandíbula, estalos ou dificuldades ao mastigar.
Em muitos casos, ao melhorar a função da ATM, pode haver uma redução ou até a eliminação do chiado no ouvido, mas é importante lembrar que a resposta ao tratamento varia de pessoa para pessoa.
Recomendo seguir as orientações do seu otorrinolaringologista e, se necessário, buscar a ajuda de um fonoaudiólogo especializado em motricidade oral.
Caso o chiado persista ou piore, será importante realizar um acompanhamento mais detalhado para investigar outras causas possíveis do sintoma.

Espero ter ajudado.

Abraços!
É conveniente uma avaliação com a fonoaudióloga
Sim, a disfunção temporomandibular (DTM) pode sim estar relacionada ao chiado nos ouvidos (zumbido), mesmo quando a audição está normal. Isso acontece porque a articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio, fica muito próxima ao ouvido. Quando há alterações nessa região, como tensão muscular, desalinhamento ou bruxismo, isso pode afetar a forma como os sons são percebidos, causando zumbido, sensação de pressão ou até dor no ouvido."

O tratamento indicado pelo otorrino é importante, pois ao aliviar a tensão na mandíbula e melhorar o funcionamento da ATM, muitos pacientes relatam melhora significativa – e até desaparecimento – do chiado.

Além do acompanhamento médico e odontológico, a atuação fonoaudiológica pode ajudar bastante, com exercícios específicos para a musculatura da face, respiração, postura e até orientações para hábitos que aliviem a tensão. Estou à disposição para te orientar nesse processo!"

Especialistas

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Danilo Freitas

Danilo Freitas

Otorrino

São João Do Piauí

Katia de Mello Portinho

Katia de Mello Portinho

Otorrino

Vila Velha

Maria Christina Chagas

Maria Christina Chagas

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 464 perguntas sobre Zumbido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.