bom dia, gostaria de uma orientação sobre qual profissional busca primeiro, psicólogo ou psiquiatr.
3
respostas
bom dia, gostaria de uma orientação sobre qual profissional busca primeiro, psicólogo ou psiquiatr. Estou em processo de luto, minha irmã mais nova faleceu a 1 ano e sinto que a cada dia se torna mais difícil, nunca passei por nenhum dos dois profissionais, e queria saber qual deles procurar nesse caso.Obrigada
Primeiramente sinto pela sua perda. Talvez valha a pena procurar os dois profissionais. O psiquiatra poderá te ajudar caso apresente sintomas psiquiátricos comuns a essa situação tão difícil (são comuns sintomas depressivos e ansiosos, insônia, entre outros sintomas). O psicólogo poderá ajudar a lidar melhor com a situação e acolher suas angústias. Passar por um profissional não exclui se consultar com o outro.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, O psiquiatra é médico, considera-se assim uma disfunção com perspectiva de doença; o psicólogo olha ainda como um processo mais neurótico, de adaptação, onde o sujeito não precisaria de medicamentos para seu mal estar. e vai encontrar mecanismo em si próprio e nos atendimentos para resolver o mal estar. Algumas vezes o psicólogo ao perceber uma manifestação mais patológica de adaptação ao mal estar encaminha o paciente ao psiquiatra para uma complementação com medicamentos, por exemplo.
Boa noite, sou psiquiatra, mas entendo que primeiro você deveria procurar ajuda psicoterápica(psicólogo) e se por ventura houver a necessidade de complementação medicamentosa, esse profissional lhe orientaria a buscar o profissional da psiquiatria, abraços!!!!
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.