Bom dia! Hemoglobina 7.1 é mais possível estar com diabetes ou anemia? Tenho muito sangramento nasal

2 respostas
Bom dia! Hemoglobina 7.1 é mais possível estar com diabetes ou anemia? Tenho muito sangramento nasal nesses últimos meses.
Obrigada!
Boa noite!
São 2 exames diferentes. Existe a dosagem da Hemoglobina Glicada, que se aplica ao diagnóstico de diabetes; e a dosagem de Hemoglobina, que se apicaria por exemplo ao diagnóstico de anemia.
Converse com seu médico para uma correta avaliação clínica e definir qual exame deve ser solicitado no seu caso.

Bom dia! Sua pergunta é muito pertinente e reflete uma preocupação comum na saúde de muitas pessoas. A hemoglobina de 7.1 g/dL está abaixo do considerado normal para adultos, o que sugere mais fortemente a presença de anemia do que diabetes. A anemia é caracterizada pela diminuição da capacidade do sangue de transportar oxigênio, devido à baixa concentração de hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos. Os sintomas comuns incluem fadiga, palidez e, em casos mais graves, dificuldade respiratória e aceleração dos batimentos cardíacos.

O sangramento nasal frequente pode ser um sintoma associado à anemia, especialmente se houver outras condições que contribuam para a fragilidade dos vasos sanguíneos ou deficiências nutricionais. No entanto, é importante considerar que o sangramento nasal também pode ter causas independentes, como alterações climáticas, traumas, infecções ou até mesmo alterações na coagulação do sangue.

Na medicina integrativa, buscamos uma compreensão ampla das condições de saúde, considerando não apenas os sintomas isolados, mas o bem-estar geral do paciente. Isso inclui avaliar aspectos como alimentação, estilo de vida, saúde emocional e outros fatores que podem influenciar no quadro clínico. No caso de anemia, é crucial investigar a causa subjacente, que pode variar desde deficiências nutricionais, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico, até condições mais complexas como doenças crônicas, hemorragias ou distúrbios da medula óssea.

Para um diagnóstico preciso e tratamento eficiente, é essencial uma avaliação médica detalhada, que pode incluir exames laboratoriais complementares e uma análise cuidadosa do histórico de saúde. A partir dessa avaliação, podemos elaborar um plano de cuidados personalizado, que pode envolver ajustes na alimentação, suplementação de nutrientes específicos, tratamentos para controle do sangramento, entre outras abordagens integrativas que visam não apenas tratar a anemia, mas também melhorar sua qualidade de vida de forma holística.

Lembre-se, cada pessoa é única, e o tratamento mais adequado depende de uma compreensão completa de seu estado de saúde. Encorajo você a procurar um profissional de medicina integrativa para uma avaliação detalhada e orientação personalizada.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.