Bom dia! Meu médico me receitou a Mirtazapina 30mg e estamos fazendo o desmame do Rivotril 2mg. Gostaria

3 respostas
Bom dia!
Meu médico me receitou a Mirtazapina 30mg e estamos fazendo o desmame do Rivotril 2mg.
Gostaria de saber se a Mirtazapina 30mg substitui com susseso o Rivotril ? Que agora estou retirando gradualmente por ordem médica obs agora estou usando rivotril gotas para fazer o desmame
agradeço.
Mirtazapina e clonazepan (Rivotril) não são drogas usadas para os mesmos motivos. Usar eventualmente qualquer uma delas e por tempo limitado SEMPRE INFERIOR a 4 semanas, é o ideal. Se o motivo do uso da mirtazapina é depressão, há drogas melhores e mais bem toleradas. Se o motivo do rivotril é dormir melhor, acalmar ou mesmo, como já vi de forma incorreta, combater depressão, também há drogas melhores e mais bem toleradas. O problema é que a maioria dos profissionais prescreve sem sequer avaliar com calma o paciente e sem conhecer direito a farmacologia. Tenho certeza que um profissional que atenda demoradamente, lhe examine direito e explique tudo com tempo e calma saberá escolher as melhores drogas para o seu caso. Fuja de médicos que fazem consultas de 15 minutos!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O desmame do rivotril em gotas é uma boa estratégia para evitar abstinência da medicação e conseguir "acostumar" o organismo a ficar sem a medicação.
A mirtazapina é um fármaco utilizado principalmente para o tratamento de quadros depressivos e ansiosos. Também possui ação hipnótica, auxiliando a indução e manutenção do sono.
Assim é sim uma medicação que pode ser utilizada para substituir a ação hipnótica e ansiolítica do rivotril.
Mirtazapina é um antidepressivo que Tb é indicado para tratamento de ansiedade, com potencial de melhorar insônia em pacientes com este problema. Rivotril é uma medicação que diminui a ansiedade e que a longo prazo causa dependência e, por isso, deve ser retirada após curto período de uso. A mirtazapina não causa dependência e poderá ser usada ao longo de todo seu tratamento. Caso não tenha sucesso, pode ser trocada por outros tipos de antidepressivos. Sempre em acompanhamento com o psiquiatra e de preferência com avaliação clinica/laboratorial completa feita por ele.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1625 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.