Bom Dia ! tenho Esclerodermia Localizada a 9 anos. .. E estou Gestante de 35 semanas e meu exame de

4 respostas
Bom Dia !
tenho Esclerodermia Localizada a 9 anos. .. E estou Gestante de 35 semanas e meu exame de VHS deu 71mm ... a reumato disse que não poderei amamentar ,pq assim que o bebe nascer terei que voltar a tomar o metotrexato. sera que tenho outra alternativa pra poder amamentar? Desde já agradeço.
Dr. Flavio Leme Ferrari
Dermatologista
Rio Verde
Sendo sua esclerodermia localizada, recomendo uma consulta com dermatologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Nogueira
Dermatologista
Brasília
Há outras drogas disponíveis, mas você deve respeitar a orientação do seu médico. Ele sabe avaliar o risco de progressão da sua doença e as vantagens eventuais da amamentação. Se houver alguma dúvida, procure uma segunda opinião com outro reumatologista ou dermatologista.
Prof. Carlos Augusto Ferreira de Andrade
Reumatologista
Rio de Janeiro
Apesar de a princípio concordar com seu médico, realmente existem outra smedicações disponíveis, principalmente sendo um caso de doença llocalizada
Att
Dra. Flávia Gava Bastos
Reumatologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Com relação ao manejo da esclerodermia localizada, este deve ser escalonado conforme gravidade e risco de sequelas, com metotrexato sistêmico como principal agente em casos moderados a graves, fototerapia para doença cutânea extensa, e terapias tópicas reservadas para formas leves e superficiais.
O metotrexato é considerado o agente de primeira linha, com robusta evidência de eficácia tanto em adultos quanto em crianças, frequentemente associado a corticosteroides sistêmicos nas fases iniciais para controle rápido da atividade inflamatória.
Sendo assim, acredito que a medicação está bem indicada para o seu quadro.
Entretanto, o uso de metotrexato durante a amamentação é contraindicado pela maioria das diretrizes e bulas, devido ao potencial de reações adversas graves no lactente (bebê), mesmo que a passagem do fármaco para o leite materno ocorra em quantidades pequenas. Portanto, se o tratamento com metotrexato for necessário, a amamentação deve ser interrompida sim.
Existem poucas opções medicamentosas (dentro da reumatologia) que sejam compatíveis com a amamentação/gestação, por exemplo: hidroxicloroquina, azatioprina e imunoglobulina endovenosa. Entretanto, não são opções compatíveis com todas as doenças e nem com resposta adequada para todas as manifestações apresentadas, como é o seu caso.
Apesar de ter a consequência de não poder amamentar, a indicação está adequada e visando o melhor tratamento disponível para o seu quadro, sim.
Estimo melhoras. E lembre-se que o seu bebê precisa de você saudável, presente e feliz. E isso é o maior presente que você pode dar. A maternidade tem muitos caminhos e o mais bonito é aquele que você percorre com amor e coragem.

Especialistas

Gleice Clemente Souza Russo

Gleice Clemente Souza Russo

Pediatra, Reumatologista pediátrico

São Paulo

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Aline de Santana Ferreira

Aline de Santana Ferreira

Dermatologista

Rio de Janeiro

Mateus Venazzi

Mateus Venazzi

Reumatologista pediátrico

Maringá

Ester Peres De Freitas Rolim

Ester Peres De Freitas Rolim

Médico clínico geral

Santana de Parnaíba

Eduardo  Calvoso

Eduardo Calvoso

Reumatologista

Campo Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Esclerodermia Localizada
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.