Bom dia, tenho muita dificuldade em apresentar trabalhos, fico nervosa, ansiosa, e costumo travar. M

14 respostas
Bom dia, tenho muita dificuldade em apresentar trabalhos, fico nervosa, ansiosa, e costumo travar. Minha apresentação de finalização de curso é em novembro e já estou muito nervosa com isso. Se eu fizer algum acompanhamento, tem algo que alegue isso para que eu não apresente?
Olá! A apresentação do TCC é um drama vivenciado por muitos alunos. Mas, infelizmente, é um requisito obrigatório para a conclusão de alguns cursos por se tratar de uma ferramenta de avaliação de ensino. Caso inicie o acompanhamento psicológico para tratar dessas dificuldades, o profissional pode atestar isso em um relatório, por exemplo, e você pode apresenta-lo à instituição. Mas a apresentação do documento, por si só, não garante que você será liberada da apresentação. No final das contas, essa decisão é exclusivamente da faculdade. O relatório pode servir como um meio de comprovação da natureza das questões apresentadas e do trabalho desenvolvido (respeitando, obviamente o sigilo), para auxiliar a instituição no seu processo de decisão. Independente disso, porém, considero que o processo de terapia é fundamental para te ajudar no controle da ansiedade, treinamento de habilidades e enfrentamento das suas dificuldades. Lembre-se que nem sempre será possível fugir. Então se puder se preparar com antecedência para lidar com situações de exposição, faça isso, para que não tenha prejuízos significativos e a sua vida não fique limitada. Com o tempo, você perceberá que ficará mais fácil e passará a se sentir mais confiante. Cuide-se bem!

Em algum momento você terá (adiando ou não) ter que apresentar o Tcc, encerrar um ciclo. Veja a possibilidade de iniciar uma terapia ou análise para que possa lidar com essa e outras questões, identificar gatilhos que possam estar contribuindo para a ansiedade, ter um momento de cuidado e acolhimento. Apresentar trabalhos coloca o sujeito em um lugar de destaque e talvez esse lugar contribua para os sintomas ansiosos. Cuide-se para que possa depois do Tcc lidar com as dificuldades do mercado de trabalho. Sucesso!
Olá! Nem sempre a fuga é a melhor saída! Por que não enfrentar com ajuda de um profissional? Afinal, a vida está repleta de desafios e ao iniciar sua carreira profissional novos e mais complexos desafios surgirão e como irá fazer? Aproveite o momento, você pode e é capaz. O psicólogo poderá ajudá-lo. Na linha da TCC (terapia cognitiva comportamental) você poderá obter o autoconhecimento, identificando seus medos, seus pensamentos que servem de gatilho para ansiedade. Aprenderá técnicas para controlar a sua ansiedade, como controlar e modificar seus pensamentos, obtendo resultados positivos em sua apresentação. Procure ajuda para enfrentar esse desafio!
Olá! Imagino o quanto é desafiador este enfrentamento, já que existe essa dificuldade que é muito comum neste momento da vida de muitos estudantes. Inclusive é uma demanda também comum nos consultórios.
Mas, será que a fuga é o melhor caminho?
A melhor forma de lhe dar com este e tantos outros desafios que vai enfrentar na sua vida é ter um acompanhamento com o psicólogo para intervenção nas dificuldades de falar em público, até porque, os pensamentos disfuncionais que favorece a essa dificuldade.
Um espaço de escuta vai lhe fazer muito bem!
Abraços!
Olá! Com certeza a apresentação do TCC é um momento importante e muitas ansiedades e angústias são despertadas por ele. Apesar de existir formas de desviá-lo do seu caminho, creio que seria algo momentâneo, imagino que dentro do mercado de trabalho e até mesmo em sua vida pessoal, de alguma forma, você terá que fazer novas apresentações. Minha sugestão é uma psicoterapia, onde no processo você consiga identificar, entender e elaborar essa dificuldade, conseguindo desenvolver habilidades que vão te capacitar para esses momentos agora e no futuro. Boa sorte!
A glossofobia significa o medo de se apresentar em público, não é simplesmente sentir um frio na barriga quando precisa participar de uma reunião, apresentar um trabalho na faculdade, dar uma conferência ou enfrentar uma platéia: é muito além disso. Em alguns casos os sintomas são muito mais intensos: a pessoa entra em "pânico" e não é capaz de transmitir sua mensagem. Ressaltando que devemos realizar uma anamnese dentro do setting terapêutico tendo como objetivo conduzir o tratamento da melhor forma possível.
Olá! Esse é um momento bem importante, de conclusão de um grande ciclo na vida de quem se dedicou durante anos a um projeto. Junto com isso vem uma grande pressão também... talvez em ser boa o suficiente, medos de não conseguir, de ser rejeitado pelo desempenho. Enfim, você pode criar ferramentas para amenizar isto, mas pelo seu pequeno relato parece que este medo de ficar em foco e talvez ser avaliada/julgada é algo que não é novo. Pratique diariamente técnicas respiratórias como Pranayamas, elas ajudam bastante a ansiedade. De qualquer forma fique atenta a quais pensamentos vem na sua cabeça nesses momentos, do que realmente você tem medo? Mas para realmente resolver isso é necessário mergulhar em si para compreender o que essas situações querem mostram para você sobre você mesma.
Seria ótimo se você tiver a oportunidade de um processo terapêutico onde poderão te auxiliar com os sintomas mas principalmente que trabalhe na fonte deles. Boa sorte no seu TCC!
Você poderia tentar evitar a apresentação. Porém, permita-me dar uma sugestão: que tal investigar esta dificuldade em terapia, com um bom profissional psicólogo? Você pode até conseguir "escapar" de apresentar sua finalização de curso; porém, mais cedo ou mais tarde, algum desafio bastante semelhante irá aparecer, como uma entrevista de emprego com dinâmica de grupo, fazer uma apresentação no seu ambiente de trabalho profissional, fazer um discurso em algum tipo de ocasião, etc. Permita-se perguntar a si mesma: "o que me faz ficar nervosa e ansiosa a ponto de "travar" nas apresentações?" Parece ter a ver com a relação social com os outros. Cobrar-se demais? Sentir-se severamente julgada por si mesma e/ou pelos outros? Ter uma idealização muito perfeccionista de si mesma? Muitas hipóteses... Talvez você tenha traços de fobia social, e existe tratamento para isso.
Oi! Como vai? Nossa, não é fácil mesmo realizar estes trabalhos de conclusão de curso e apresentações para o público. Isso sempre será um desafio para qualquer pessoa dedicada aos estudos acadêmicos. Recomendo que você trabalhe com um cronograma organizando suas semanas daqui até novembro! Insira todos os detalhes que vão precisar estar incluídos no trabalho e seja rigorosa em seguir o que você planejou... Paralelo à isto, observe se a ansiedade que está sentindo está te deixando paralisada ou disfuncional para realizar estas ações! Existem muitas formas de controlar a ansiedade em momentos de crise, uma delas é simplesmente respirar! Realizar respirações conscientes, dando mais ênfase em expirações prolongadas e, repetindo o ciclo por algum tempo, sentirá que aquieta a sua mente. O acompanhamento terapêutico vai te ajudar também a ser fiel ao cronograma e a elaborar esta e outras questões que possam surgir ao longo deste processo. Espero poder te ajudar! Abraços
Olá. Esta preocupação é um sofrimento comum à maioria dos estudantes que precisam cumprir com esta exigência do curso. Percebo um nível de ansiedade que quando somado ao tempo de espera poder ser prejudicial com relação a sua produtividade. O mais indicado é que neste meio tempo você possa investir em uma terapia para desenvolver habilidades sociais, habilidades de relaxamento e fortalecimento da auto estima, através da modificação de crenças disfuncionais
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
Quando alguma situação nos provoca ansiedade é muito comum e até mesmo intuitivo tentar encontrar formas de fugir dela. Infelizmente, essa reação acaba sendo prejudicial a longo prazo, porque toda vez que fugimos do que nos causa ansiedade sentimos um alívio imediato, mas isso acaba ensinando ao nosso corpo que aquela situação era realmente perigosa e, quando nos deparamos de novo com ela, nosso corpo vai produzir "sinais de alerta", que são as sensações e pensamentos ansiosos, cada vez mais intensos que antes.
Sugiro, é claro, que você busque a ajuda de um psicólogo. Mas a terapia só funciona de verdade para lidar com a ansiedade quando esse processo te ajuda a enfrentar, num ambiente seguro e de forma gradual, aquilo que te amedronta. Eu sei que fugir da ansiedade parece o caminho mais fácil e intuitivo, mas é justamente a fuga que, com o tempo, torna a ansiedade cada vez mais intensa.

Bom dia! Como vc está?

!A timidez pode ser algo bem difícil de lidar, pois além do desconforto que ela gera frente a situações em que nos percebemos avaliados, ela impede que realizemos aquilo que queremos de verdade. A terapia, com profissional da psicologia, pode auxiliar muito a lidar com essas dificuldades, e também a ampliar seu repertório de habilidades sociais. Que bom que vc já está buscando ajuda! né? isso já demonstra um olhar para tua saúde mental. Sou a leticia, sou psicóloga e me coloco a disposiçao,

olá como vai?
Entendo que apresentar trabalhos pode ser uma experiência desafiadora e estressante para muitas pessoas. É normal sentir nervosismo e ansiedade antes de uma apresentação importante, como a de finalização de curso. No entanto, é importante buscar maneiras de lidar com esses sentimentos para que você possa enfrentar a situação com mais confiança e tranquilidade.

Buscar acompanhamento para lidar com a ansiedade e nervosismo é uma ótima ideia e pode ajudá-la a desenvolver habilidades para enfrentar situações de apresentação com mais facilidade. Existem várias abordagens terapêuticas e técnicas que podem ser eficazes para reduzir a ansiedade e melhorar suas habilidades de apresentação. Um psicólogo pode ajudá-la a entender e desafiar seus pensamentos ansiosos em relação a apresentações e desenvolver estratégias para lidar com esses pensamentos de forma mais eficaz.
Técnicas de relaxamento: Aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação, visualização e relaxamento muscular progressivo, pode ajudá-la a reduzir a ansiedade e o nervosismo antes e durante uma apresentação. Te desejo um feliz dia!! @psicologia.veredas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!