Bom dia. Tenho um irmão dependente químico severo e está tendo surtos e agredindo familiares. Não ac

3 respostas
Bom dia. Tenho um irmão dependente químico severo e está tendo surtos e agredindo familiares. Não aceita tratamento. Já foi preso duas vezes por violência doméstica, mas o juiz revoga a prisão. Minha mãe está desesperada e quer solicitar internação involuntária, mas precisa de laudo psiquiátrico, mas ele não aceita ir ao médico. Como podemos proceder? Agradeço desde já.
Consulte um advogado, que poderá dar as orientações de como conseguir uma internação compulsória (ordenada por juiz), se for o caso (infelizmente, internações não são soluções mágicas para estes casos, apesar d epoderem ser úteis, quando corretamente indicadas) e, sobretudo, de como proteger sua família contra a violência da pessoa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. José Lucas Carvalho
Psiquiatra
Vila Velha
Além de consultar um advogado e tentar uma internação compulsória, outra opção seria acionar o SAMU (e/ou polícia) no momento de um episódio de agitação caso a pessoa esteja muito agressiva, com prejuízo do juízo crítico e oferecendo risco a si ou aos demais. Dessa forma pode ser tentada uma internação por risco psiquiátrico agudo via pronto atendimento
Olá, bom dia. Diante da gravidade da situação e da complexidade do caso, recomendo que você procure serviços públicos que podem te ajudar nesse quesito, como CAPS, CRAS e Ministério Público. Fico à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.