Pode tomar lamotrigina para transtorno bipolar estando grávida?

3 respostas
Pode tomar lamotrigina para transtorno bipolar estando grávida?
Excelente questionamento o seu. Sim, pode usar. Mulheres grávidas em uso de lamotrigina devem ser encorajadas a manter o tratamento visando a qualidade de vida e manter a estabilidade. Nesses casos, demanda dosar no sangue a concentração de lamotrigina e aumento da dose usual, na maioria dos casos, porque a gestação aumenta o volume sanguíneo na mae e os níveis de lamotrigina caem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não foram conduzidos estudos controlados em gestantes, então o uso na gravidez requer que sejam ponderados os riscos e benefícios individualmente, com o seu psiquiatra de confiança. Muitas vezes pode ser que seja necessária a manutenção do tratamento, visto que a possibilidade da doenças bipolar recorrer durante a gestação pode superar potenciais riscos teóricos do uso da medicação. Como o colega explicou, também pode ser necessário um ajuste da dose, com posterior reajuste após o parto. É importante que tudo isso seja discutido com seu psiquiatra em consulta. Espero ter ajudado.
A Lamotrigina é uma medicação utilizada no tratamento do Transtorno Bipolar e seu uso é considerado seguro na gestação. É importante dizer que o acompanhamento médico deve ser rigoroso para ajuste de dose durante a gestação e no pós parto, devido às adaptações fisiológicas do organismo materno que influenciam a absorção e eliminação da substância.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.