Bom dia. Tomo rivotril Há 10 anos. Comecei com 4 gotas e ao longo dos anos aumentei. Já consegui d

2 respostas
Bom dia.
Tomo rivotril Há 10 anos. Comecei com 4 gotas e ao longo dos anos aumentei. Já consegui diminuir mas volto sempre a aumentar. O meu médico passou receita dos comprimidos porque as gotas não apareciam em sistema. Achei que era boa altura para deixar de tomar. Primeiros dois dias tudo normal. Ao terceiro dia não dormi quase nada e pesadelos. Ao quarto dia não consegui sair de casa. Tonturas náuseas e perda de memória e descoordenação motora. 5 dia tive de conduzir e entrei em pânico. Entrei no centro comercial e o chão fugia me dos pés. Caminhar 10 metros pareceu uma eternidade. Não quero voltar a tomar porque sei que é muito difícil largar. Nem quero substituir. Mas até quando vou ter estes sintomas físicos?
A interrupção abrupta do clonazepam (Rivotril) após o uso a longo prazo pode resultar em sintomas de abstinência, essa é uma medicação que causa dependência física e psicológica.
Os sintomas de abstinência mais comuns são: problemas para dormir, nervosismo, inquietação, agitação, pânico, sudorese, dificuldade de concentração, náuseas, tremores, e dores musculares. No entanto outros sintomas físicos e psicológicos também podem ocorrer e, em casos extremos, até a convulsões.
O período de tempo e a gravidade dos sintomas de abstinência podem variar amplamente de pessoa para pessoa, mas em geral ele começam dentro de 1 a 3 dias após a última dose de clonazepam e podem durar de uma semana a vários meses.
Se você decidiu parar de tomar clonazepam, é importante que trabalhe com um psiquiatra qualificado para desenvolver um plano de redução gradual. Isso pode ajudar a minimizar os sintomas de abstinência e garantir que você esteja fazendo isso de uma maneira segura.

Olá! Muito cuidado, pois interromper de forma abrupta o clonazepam pode ter sérias consequências e não é recomendada sem supervisão médica. Os sintomas de abstinência, que podem incluir ansiedade intensa, insônia e todos que você citou. Se você estiver considerando interromper o uso do rivotril, é crucial que você consulte seu médico. Somente ele pode te ajudar a desenvolver um plano adequado de descontinuação, que pode envolver a redução gradual da dose ao longo do tempo para minimizar os sintomas de abstinência.