Bom Dia!! Uma criança de 8 anos, já pode dar indícios de esquizofrenia? Ela tem mudança de humor r

3 respostas
Bom Dia!!
Uma criança de 8 anos, já pode dar indícios de esquizofrenia?
Ela tem mudança de humor repentina na escola. Seguidos de ataques de fúrias, raiva, onde agride verbalmente e tbm fisicamente colegas e professora.
Depois começa a chorar e a dizer que foi sem querer ou que não foi ele quem fez.
É muito raro que crianças nessa idade apresentem sinais de esquizofrenia. Por outro lado, o que você descreve não são sinais de esquizofrenia. Leve a criança a um psiquiatra com experiência em crianças e adolescentes, para que possa ser feito um diagnóstico correto e orientada a melhor conduta. Pode haver muitas causas para esse tipo de comportamento e elas têm tratamentos diferentes, frequentemente envolvendo também a família.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, devido a estes comportamentos é importante que sua filha seja avaliada por um profissional. Ataques de fúria, raiva e agressividade podem ser sintomas de um transtorno mental, sendo nessa idade várias possiblidades. Esquizofrenia nessa idade é um por exclusão. Sugiro observação atenta a esses comportamentos e marcar consulta com psiquiatra da Infância e adolescência.
O profissional deve fazer uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
É possível, mas raro. Além disso, essa descrição que você deu não parece ser de um quadro de esquizofrenia, mas pode ser de vários outros transtornos ou até relacionados ao ambiente que ela está vivendo. O ideal é buscar um psiquiatra da infância para avaliação adequada e realização do diagnóstico correto para que o tratamento seja realizado o quanto antes.

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 493 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.