cardiologia. foi indicado um procedimento para colocação de um stend em minha artéria. Pergunto esse

4 respostas
cardiologia. foi indicado um procedimento para colocação de um stend em minha artéria. Pergunto esse procedimento tem algum risco e ele é eficaz?
Procedimento existe risco sim, mas se bem feito por um hemodinamicista experiente é excelente opção. É necessário também tomar medicação para afinar os sangue (aas e mais outro antiagregante). Discuta com seu cardiologista os prós e contras desta intervenção. Boa sorte!

Olá

A angioplastia é o procedimento de desobstrução de algum vaso sanguíneo do paciente.
A angioplastia coronária é a desobstrução através de balão ou stent das artérias coronárias que irrigam a musculatura do coração.
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que é realizado por um médico especialista em hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.
A angioplastia é um procedimento invasivo, portanto pode ter riscos. O importante é realizar o procedimento com médico altamente especializado com título de especialista pela sociedade brasileira de hemodinâmica. A angioplastia coronária é a estratégia de revascularização do coração mais realizada no mundo, portanto, trata-se de um procedimento eficaz. Também é importante discutir com o médico cardiologista e hemodinamicista os riscos versus benefícios da realização deste procedimento.

att

Dr. Rodrigo Esper

Doutor em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pelo Incor da Faculdade de Medicina da USP
Angioplastia é um procedimento invasivo de baixo risco, mas não desprezível. Os registros americanos sugerem risco de complicação grave em 2 a cada 500 procedimentos. Seu maior benefício é no Infarto Agudo do coração. Fora do contexto do Infarto Agudo (em suas primeiras 24h), as demais indicações de angioplastia com stent tem um benefício questionável e o tratamento clínico da doença coronariana (medicamentos, exercício físico e dieta saudável) sempre deve ser a 1a opção. Não é porque um tratamento qualquer é muito realizado no mundo que obrigatoriamente este é eficaz! Sempre devemos recorrer à melhor informação da literatura científica.
Como todo procedimento médico existe risco. Porém, quando realizado por médicos hemodinamicistas experientes o risco de complicações é muito baixo. Do ponto de vista da eficácia, sim é eficaz em um significativo número de pacientes. O perfil clínico do paciente e o tipo e o grau da lesão na artéria coronariana são fatores determinantes na eficácia do procedimento.