Cirurgia de hérnia inguinal

17 respostas
Fiz Cirurgia de hérnia inguinal bi lateral e 15 após a cirurgia sofri acidente de carro, levei um tranco do cinto de segurança e comecei a sentir dores do lado direito da cirurgia, esse tranco pode fazer com que a hérnia volte?
Dr. Marcos Sorgi Macedo
Cirurgião geral, Gastroenterologista
Londrina
15 dias de cirurgia é bem recente.
Pouco provável que ocasione recidiva da hérnia.
O trauma poderia causar dor e edema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Infelizmente o trauma com pouco tempo de cicatrização pode causar complicações pos operatórias e até a recidiva(volta) da hérnia, procure seu cirurgião
Dr. Diogo Freitas Valeiro Garcia
Cirurgião geral
São Paulo
Bom dia
Não consegui entender se foi 15 dias após ou 15 meses. A cicatrização da cirurgia leva entre 45 e 60 dias. Após esse período não há risco. Mas antes de 45 dias grandes esforços ou pancadas podem romper os pontos e a hérnia poderia voltar.
Dr. Luiz Carlos Nunes
Cirurgião geral, Generalista
Rio de Janeiro
Pode. Qualquer evento que cause aumento da pressão abdominal pode levar a recidiva da hernia. Convém procurar seu cirurgião. Abs
Dr. Luiz Guilherme Oliveira Ximenes
Cirurgião geral
Maringá
O impacto e também o aumento da pressão intra-abdominal causados pelo acidente podem sim ocasionar em recidivas das hérnias, principalmente nas primeiras semanas após a cirurgia. Seria importante uma consulta com seu médico para avaliação mais detalhada.
Dr. Gabriel Gatto González
Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
Nova Iguaçu
Sim, é possível. Após 15 dias ainda não houve uma cicatrização completa da cirurgia e um trauma na região pode causar uma recidivada da doença. O ideal é passar pela avaliação do seu cirurgião.
Dr. Rogério Do Carmo Moreira
Cirurgião geral
Brasília
Bom dia, pode ser que tenha voltado sim devido ao alto impacto e pressão intraabdominal que a batida causou. Ideal é procurar seu médico para que seja examinado e caso necessário solicitado exames de imagem.
Dr. Marcelo Gomes Girundi
Cirurgião geral
Belo Horizonte
Os dois primeiros meses após as cirurgias de hérnia são fundamentais para uma boa cicatrização. Recomenda-se evotar esforços físicos e qualquer tração no local opetado.
Dr. Roclides Lima
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Luís
Qualquer esforço maior no pós operatório inicial poderá fazer com que aumente a chance da hérnia voltar. Você deverá procurar o seu médico para uma reavaliação.
Dr. Nassim Samaan
Cirurgião geral, Gastroenterologista, Cirurgião oncológico
Cotia
É improvável mas não impossível , a depender do mecanismo do acidente. O mais prudente é procurar seu cirurgião pra ser examinado
Dr. Arnaldo Marques de Oliveira
Oncologista, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Sim, existe a possibilidade de que, com o trauma local, a hérnia volte. Porém, o mais aconselhável é procurar o seu médico e fazer um exame de imagem para verificar se o trauma causou alguma alteração na área operada.
Dr. Rafael Carvalho Rebello
Cirurgião geral
Manaus
Pouco provável, mas não impossível. Outro fator a se preocupar seria uma movimentação da tela de reforço, mas também menos provável.
O mais provável é que a dor se deva ao próprio impacto local. Sugiro compressas geladas locais e analgésico, além de reavaliação médica.
Dr. Marcos Radtke
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
Sim, é possível, sim. Deve-se procurar reavaliação médica.
Dr. José Messias Oliveira Junior
Cirurgião geral
Sobradinho
Dependendo do mecanismo do trauma , há a possibilidade sim de um retorno. O ideal seria mesmo uma consulta médica para avaliar com exame físico e exame de imagem a confirmação desse retorno.
Dr. Vinicius de Borba Marthental
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
São Paulo
Após uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, a cicatrização dos tecidos e a integração da tela (se utilizada) levam algumas semanas para se consolidarem completamente. Um trauma repentino, como o impacto do cinto de segurança em um acidente, pode gerar dor devido à inflamação local, tensão na musculatura ou até pequenos hematomas na região operada.

Embora seja menos comum, forças excessivas podem comprometer a integridade da cirurgia, aumentando o risco de recidiva (retorno da hérnia). Os sinais de alerta incluem aumento progressivo da dor, sensação de abaulamento na região, inchaço ou alteração na cicatrização.

Recomendo que agende uma consulta para avaliarmos sua condição de forma detalhada. Um exame físico e, se necessário, exames de imagem, poderão esclarecer se houve algum comprometimento da cirurgia e indicar a melhor conduta para sua recuperação.
Olá, é possível sim que haja recidiva da hérnia, principalmente se houve esforço exagerado do abdome. Em caso de dúvida, é interessante buscar avaliação do cirurgião e, caso necessário, realizar exames de imagem para confirmar o diagnóstico.
Dr. Daniel Custodio
Cirurgião geral
Farroupilha
Sim, o tranco pode forçar a região operada e, em alguns casos, pode sim causar a volta da hérnia, especialmente se os pontos ainda estiverem cicatrizando. É importante avisar o seu médico para avaliar direitinho.

Especialistas

Pablo Romulo Martins

Pablo Romulo Martins

Cirurgião geral

Porangatu

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Beatriz Maia Kabbach

Beatriz Maia Kabbach

Cirurgião pediátrico

São Pedro

Isabela Walder Galiano

Isabela Walder Galiano

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Araçatuba

Stephanie Pedrazza

Stephanie Pedrazza

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Londrina

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2022 perguntas sobre Hérnia inguinal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.