Com base em exame de sangue, pode-se considerar uma criança de 3 anos com intolerância a lactose, não
3
respostas
Com base em exame de sangue, pode-se considerar uma criança de 3 anos com intolerância a lactose, não apresentando sinais clínicos?
Entende-se como intolerância à lactose a criança ou indivíduo que por deficiência total ou parcial da enzima digestiva lactase, responsável pela digestão do açúcar do leite (lactose) apresenta sintomas digestivos que podem variar desde uma simples dispepsia ou flatulência à diarréias e cólicas graves. O teste de tolerância à lactose baseia-se na quantidade do açúcar digerido e absorvido pelo organismo, o que eleva o nível de glicose no sangue. Considera-se normal quando a glicose em jejum, medida antes da oferta da lactose, aumenta em pelo menos 20% do nível anterior. Casos intermediários são considerados negativos ou quando associados a sintomas clínicos expressivos, merecedores de nova dosagem.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A criança só.deve ser investigada se apresentar alguma clínica compatível. Somente o exame de sangue ( sem.clínica) não fecha o.diagnóstico. Converse com.seu pediatra.
A intolerancia a lactose é uma reação do paciente apos ingestão de lactose por não ter enzima lactase suficiente para absorção desta. Se o exame mostrou alteração a criança pode ser um mau absorvidor de lactose sem sinais de intolerancia pois necessita de uma quantidade exagerada de lactose para ter sintomas. Esta enzima vai diminuindo ao longo dos anos e os sintomas são presentes a partir dos 5 anos, então é bem provavel que seu filho va ter sintomas daqui a algum tempo.
Outra possibilidade é o exame ser um falso positivo, dai voce teria que analisar junto com o gastropediatra.
Outra possibilidade é o exame ser um falso positivo, dai voce teria que analisar junto com o gastropediatra.
Especialistas
Leane Dhara Dalle Laste
Médico clínico geral, Generalista, Médico de família
Curitiba
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Fiz o exame de Intolerância à lactose e deu-Jejum(BASAL)87 mg; 30min 107mg,60min 98mg sou intolerante?
- Meu namorado fez o exame para lactose, a glicemia de jejum deu 83 mg/dL, 30 MINUTOS - Resultado: 137 mg/dL 60 Minutos - Resultado: 118 mg/dL LACTOSE 90 MINUTOS APOS CARBOIDRATOS Resultado: 114 mg/dL, e negativo ou positivo?
- Meu filho tem um ano e meio apresentou sintomas a tolerância a lactose, fez o exame e resultado em jejum 87,00 mg/dl 30 minutos 76,00mg/dl 60 minutos 82mg/ dl, nessa calculadora deu positivo, mas o médico disse que deu negativo, enfim, meu filho é ou não tolerante a lactose??
- 88 - após 30 minutos 94 - após 60 minutos 89 é intolerância?
- Boa noite! Por favor vcs poderiam me responder se sou tolerante a lactose? Basal- 82 mg/dl 30 minutos- 101 mg/dl 60 minutos- 107 mg/dl Aguardo a resposta. Obrigada!
- Olá,boa tarde, sou intolerante a lactose há um certo tempo e recentemente descobri que estou com pangastrite(que pode ter sido ocasionada devido comer alimentos com lactose)a minha pergunta é: posso continuar tomando a lactase para poder comer doces,bolos e etc,ou por conta da pangastrite tenho que suspender…
- Fiz o exame de tolerância a lactose Deu basal 72,7 30 minutos 119,9 60 minutos97,9 90 minutos 85,4 Sou tolerante
- Lactose basal 84,30 mg depois de 30 minutos 136,20 e depois de 60 minutos 121,90. Sou intolerante?
- Olá, fiz o teste de absorção da lactose e di o rezultado: GLICOSE BASAL 72,0 mg GLICOSE 30 MIN 121,0 mg GLICOSE 60 MIN 125,0 mg Sou intolerante?
- Fiz o teste para intolerância à lactose, porém na pressa, a enfermeira me deu um frasco de glicose pra tomar e depois que viu o erro me deu um de lactol. Isso pode alterar o resultado do exame?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 526 perguntas sobre Prova de tolerância à lactose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.