Prova de tolerância à lactose - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Qual é o teste de tolerância à lactose?

O teste de tolerância à lactose éusado para saber como a lactose é degradada no intestino do açúcar do leite (lactose). A lactose é um dissacarídeo, ou seja, uma molécula que consiste na união de duas moléculas simples, chamados monossacarídeos, no caso da lactose, são a e galactose. O intestino  pode não absorver a lactose antes se ele não se dissocia em seus dois monossacarídeos.

Como é o teste de tolerância à lactose?

O paciente não deve comer ou beber qualquer coisa de 8 a 12 horas antes do teste. Então, tira-se uma de sangue através de uma punção no dedo para medir a concentração de açúcar (glicose).

Em seguida, o paciente bebe uma solução aquosa de lactose (geralmente 25 gramas), com um pouco de suco de limão. Se a lactose é degradada adequadamente no intestino do paciente, a concentração de glicose no sangue aumenta depois de uma hora, no máximo, após a ingestão da solução. Para testar se essa resposta é produzido, extraído de amostras mais sangue em intervalos regulares.

Se a concentração de glicose no sangue sobe, a lactose não é dividida em seus dois componentes básicos: glicose e galactose. Isto pode ser devido à falta de uma enzima (lactase), que é responsável pela quebra da molécula de lactose. Esta condição é chamada .

Especialistas - prova de tolerância à lactose

Marcello Bossois

Marcello Bossois

Alergista

Duque de Caxias

Agendar uma visita
Antonio Carlos Biel

Antonio Carlos Biel

Alergista, Pediatra

Araçatuba

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas sobre Prova de tolerância à lactose

Nossos especialistas responderam a 433 perguntas sobre Prova de tolerância à lactose

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.
1 respostas

o exame de tolerância à lactose com base na dosagem sanguinea da glicose após 50g de lactose não é um método confiável. O exame ideal é o teste de hidrogênio expirado.
1 respostas

Especialistas falam sobre Prova de tolerância à lactose

Teste de Tolerância Alimentar com Ar Expirado H2 avalia intolerância alimentar a lactose (doença com aumento de prevalência), frutose, sorbitol, xilitol ou lactulose.

Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que se inicia após os primeiros anos de vida. Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

Dorivam Celso Nogueira Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Curitiba

Quais profissionais realizam Prova de tolerância à lactose ?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.