Come é feito o diagnóstico da síndrome da respiração bucal no adulto?

6 respostas
Come é feito o diagnóstico da síndrome da respiração bucal no adulto?
Geralmente, o Paciente acorda cansado. Mulheres, mais que homens apresentam dor de cabeça assim como também no pescoço. Dificuldade de concentração. Sonolência diurna.Muitas vezes apresentam históricos de alergia recorrentes...Sinusites, Rinites e Amigdalites. Com relação ao sono, podemos dizer, que apresenta um sono irrequieto e de pouca qualidade, podendo provocar, hipertensão, diabetes, refluxo entre outros transtornos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola,
É feito um exame clínico, solicitação de radiografia panorâmica dentária e modelos de estudo. Em seguida, após examinados , orienta-se sobre o tratamento que é feito sem extrações de dentes , desgastes ou cirurgias. Não deve existir dor durante o tratamento porque ela avisa que algo está mal. Não se mexe no nariz porque o desvio de septo normalizará.Coloca-se os dentes em sua posição nas arcadas que obedecerão a forma da face (quadrado ou oval). Amídalas, adenoides e sisos também não deverão ser extraídos pois normalizam com o tratamento.Intervenções cirúrgicas podem prejudicar o tratamento porque ele é natural
Caso tenha repercussão na arcada dentária: o Ortodontista fará anamnese (histórico e perguntas ao paciente e familiares) e uma avaliação clínica. Após o diagnóstico encaminhará para o otorrino e a fonoaudióloga como tratamento auxiliar na correção dos dentes. Se o problema for exclusivamente respiração bucal o Otorrino avalia a necessidade ou não de cirurgia, depois a fono faz o trabalho funcional para que o paciente passe a respirar corretamente, pelo nariz.
Olá!
O primeiro profissional a ser consultado deverá ser o otorrinolaringologista. Ele solicitará exames e determinará a causa da respiração bucal.
A respiração bucal do adulto já implica algumas alterações ósseas, podendo ser sérias ou não (a depender da gravidade do problema e da idade do paciente) e então os tratamentos poderão ser propostos, muito provavelmente cirurgicos.
A boca também estará comprometida com algum tipo de atresia, pálato (céu da boca) profundo, apinhamento de dentes... Apenas com exame clínico poderemos avaliar e propor plano de tratamento.
Por isso é tão importante tratar a questão respiratória na primeira infância!
Essa prevenção dará condições de desenvolvimento facial, das arcadas dentárias e da função mastigatória adequada.
E melhor qualidade de vida!
Primeiro profissional a avaliar é o otorrinolaringologista para vê se há obstrução das vias aéreas superiores. Dps o dentista . Normalmente o palato (céu da boca) é mais profundo , cáries cervicais , olheiras , aspecto de cansado , coluna um pouco corcunda e dislexia . Se desejar uma avaliação estou à disposição . Abraço
É feito um exame clínico, solicitação de radiografia panorâmica dentária e modelos de estudo. Em seguida, após examinados , orienta-se sobre o tratamento que é feito sem extrações de dentes, desgastes ou cirurgias.

Especialistas

Carolina Simonetti Lodi

Carolina Simonetti Lodi

Dentista

Araçatuba

Erico Andrade

Erico Andrade

Dentista

Brasília

Thalita Varela Galassi

Thalita Varela Galassi

Dentista

São Bernardo do Campo

Priscila Grando

Priscila Grando

Dentista

Itu

Renato Marzari

Renato Marzari

Dentista

Santa Fé Do Sul

Graziele Rodrigues

Graziele Rodrigues

Dentista, Terapeuta complementar

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Respiração Bucal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.