Começando o antibiótico levofloxacino no primeiro dia de pausa do anticoncepcional previane, e termi

5 respostas
Começando o antibiótico levofloxacino no primeiro dia de pausa do anticoncepcional previane, e terminando o antibiótico um dia antes de retomar da pausa do anticoncepcional, ainda se tem a eficácia devida? Mesmo tomando o antibiótico na pausa do anticoncepcional?
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí!

A interação entre antibióticos e anticoncepcionais pode diminuir a eficácia do método contraceptivo. O levofloxacino, embora não seja um antibiótico conhecido por interferir diretamente com a eficácia dos anticoncepcionais, pode afetar a absorção de hormônios. Para garantir a proteção, é recomendado usar outro método contraceptivo, como preservativos, durante o uso do antibiótico e até sete dias após a conclusão do tratamento.

Se precisar, fique à vontade para marcar uma teleconsulta aqui no Doctoralia para cuidar do seu caso.

Atenciosamente!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Sim, a eficácia do anticoncepcional é mantida, pois o levofloxacino não interfere com a ação do Previane, mesmo se tomado durante a pausa.
Essa é uma ótima pergunta e bastante comum em consultório. Vamos esclarecer com cuidado.

O **levofloxacino** é um antibiótico da classe das fluoroquinolonas. Ele **não interfere na eficácia dos anticoncepcionais hormonais**, como ocorre com alguns outros antibióticos (exemplo: rifampicina ou rifabutina). Ou seja, mesmo durante o uso de levofloxacino, **o efeito contraceptivo do Previane é mantido**.

Explicando mais detalhadamente:

– Durante a **pausa do Previane**, você está naturalmente protegida, porque o efeito contraceptivo se mantém na pausa programada (desde que tenha tomado corretamente os comprimidos anteriores).
– Usar **levofloxacino durante essa pausa** não reduz a eficácia do método, porque ele **não induz enzimas hepáticas nem acelera o metabolismo dos hormônios** do anticoncepcional.
– Quando você retomar a nova cartela, no dia certo, a eficácia também segue preservada.

Portanto, **não é necessário usar método adicional de barreira (como preservativo) apenas por conta do uso do levofloxacino**, desde que:
– Você tenha tomado corretamente as pílulas antes da pausa
– A pausa não ultrapasse o número de dias recomendado (geralmente 7 dias)
– Você retome a próxima cartela no dia correto

Resumo: pode seguir tranquila, o uso do levofloxacino não reduz a eficácia do Previane, mesmo durante a pausa.

Se quiser, posso te ajudar a revisar o uso correto do anticoncepcional ou montar um plano seguro caso tenha qualquer dúvida adicional. Estou à disposição para orientar com clareza.
Dr. Gustavo R. Ayres
Médico clínico geral, Generalista
São Paulo
Boa tarde! Você está começando o antibiótico levofloxacino no primeiro dia da pausa do anticoncepcional e vai terminar um dia antes de retomar o uso da cartela. Nesse caso, a eficácia do anticoncepcional não deve ser afetada. O levofloxacino não é um antibiótico conhecido por interferir na ação da pílula anticoncepcional, e como ele está sendo tomado durante a pausa, o risco de falha é muito baixo. Mesmo assim, se quiser se sentir mais segura, pode usar um método de barreira (como camisinha) durante a próxima semana após voltar a tomar a pílula, mas não é algo estritamente necessário.
Dr. Waldomiro Pires de Camargo Junior
Cardiologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
São Paulo
Sim

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.