Comecei a tomar Escitalopram 15 MG, no primeiro comprimido senti uma ansiedade muito forte, o coraçã
3
respostas
Comecei a tomar Escitalopram 15 MG, no primeiro comprimido senti uma ansiedade muito forte, o coração muito acelerado, tremores, calafrios e nausea, aquela ansiedade forte que parece que vai me matar, minha mãe falou que eu estava verde. Eu ouvi dizer que é normal no começo mas é normal até que ponto? Eu devo continuar a tomar? Eu já havia tomado esse remédio antes há alguns anos atrás e não tive essa reação tão forte.
O que você sentiu pode acontecer com algumas pessoas nos primeiros dias de uso do escitalopram, especialmente se a dose inicial for mais alta, como 15 mg. O habitual é começar com doses menores, geralmente 5 mg ou no máximo 10 mg, justamente para reduzir o risco de efeitos colaterais intensos como ansiedade, taquicardia, tremores ou náuseas. Mesmo que você já tenha usado o remédio antes sem essa reação, o organismo pode responder de forma diferente em outra fase. O ideal é entrar em contato com seu médico o quanto antes para relatar o que aconteceu, pois pode ser necessário ajustar a dose, reiniciar com uma quantidade menor ou até considerar outra abordagem.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Em geral , no caso do escitalopran , o ideal é iniciar com com doses mais baixas (5mg), para evitar essa reação. Todo antidepressivo tem potencial para piorar os sintomas ansiosos no inicio do tratamenmto. mas são transitório e tendem a desaparecer.
Olá, bom dia! Alguns antidepressivos, no inicio do tratamento, podem ter efeitos colaterais e/ou aumentar a ansiedade. Considero que 15 mg de Escitalopram seja uma dose muito alta para se iniciar. Costumo sugerir que o paciente inicie com a metade da dose por um período de 7-10 dias.
No entanto, isso é individual. O ideal é retornar com o médico psiquiatra para esclarecer melhor os sintomas, e daí tomar uma decisão.
No entanto, isso é individual. O ideal é retornar com o médico psiquiatra para esclarecer melhor os sintomas, e daí tomar uma decisão.
Perguntas relacionadas
- oi tomo desvenlafaxina 50mg e tomo amprazolam 20 mg mas só em caso de crise de ansiedade tomo o amprazolam, posso fazer tratamento dentário estou sofrendo com dor de dente e tbm posso usar a pomada de lidocaína.
- Olá comecei a tomar exodus pra ansiedade ,tomo digeplus tem algum problema?
- Tomo escitalopram 5mg antes de dormir Qual intervalo posso tomar chá de camomila Para não haver interação entre ambos? Ou pôde tomar junto?
- Boa tarde, estou usando alenia para asma, interage com os antidepressivos? Tomo clonazepam, amytril,sonebon e luvox.
- Tomo escitalopram 10mg para ansiedade desde 25 de novembro 2025. Tenho hipotireoidismo, tomo Puran t4 37,5, a médica pediu para aumentar a dose para 50mg. Porém estou com receio de aumentar a dose enquanto faço tratamento para ansiedade, provavelmente tomarei por mais um mês. Esqueci de consultar ao…
- Estou fazendo tratamento com escitalopram ansiedade posso toma cerveja me explica certinho me ajuda
- O médico aumentou minha dose de puran t4 de 37,5 para 50, porém estou tomando escitalopram 10mg para ansiedade. Esqueci de perguntar ao médico, mas posso tomar aumentar a dose ou espero meu tratamento de ansiedade com escitalopram acabar. Falta 1 mês para terminar
- oi estou tomando desvenlafaxina e alprazolam, tomo a desvenlafaxina 50mg duas vezes ao dia de 12 em 12 horas e o amprazolam só vou tomar até hoje depois só em caso de crise de ansiedade, estou sentindo muita dor de estômago eu tenho gastrite posso tomar omeprazol para melhorar.
- Estou com enxaqueca a 3 anos ano passado junho e julho estava bem tomando desduo 100mg de manhã e depakote ER 500mg a noite. Só que parei , de tomar por conta e outubro e novembro fiquei com dores de cabeça insuportaveis, indo no PS quase todos os dias voltei a tomar os remédios mas não estão fazendo…
- Após 30 dias de aumento de uma dose de 50mg para 100mg de Sertralina e com algumas crises de medo e desespero ainda, o médico sugeriu a troca para Escitalopram 10mg. Ele indicou tomar por dois dias 50mg de sertralina, mais dois dias 25mg, e aí iniciar o Escitalopram em 5mg por 4 dias, para passar para…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 869 perguntas sobre Lexapro
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.