Comecei o tratamento com escitalopram para ataques de ansiedade, porém a partir do segundo dia de us

39 respostas
Comecei o tratamento com escitalopram para ataques de ansiedade, porém a partir do segundo dia de uso comecei a sentir angústia, tristeza, procrastinação e falta de vontade para fazer as coisas que eu fazia. Hj faz 10 dias que uso o remédio, mas esses sintomas não desapareceram. Pode ser efeito colateral do remédio? Porque antes de usar o mesmo eu não tinha esses sintomas. O escitalopram pode causar depressão?
Olá! O Escitalopram é um remédio antidepressivo. A maioria dos remédios que os psiquiatras prescrevem leva cerca de 15 dias para produzirem a melhora esperada dos sintomas. A melhora não ocorre rapidamente (como ocorre ao tomarmos uma medicação pra dor de cabeça, por exemplo). Chamamos esse período de "tempo de latência" da medicação. Aguarde esse tempo, vá ao psiquiatra no dia que ele pediu para que você retorne e relate a ele sobre como você reagiu a esse remédio durante todo o intervalo. Espero ter ajudado!

Olá. Pelo tempo que você mencionou, se trata, provavelmente, do período de adaptação da medicação ao seu organismo. A tendência é que, aos poucos esses sintomas diminuam e você vá se sentindo mais confortável. Caso o tempo passe (estabeleça um prazo entre 20 a 30 dias) e você perceba que isso não está acontecendo, procure o profissional que te receitou e informe sobre o desconforto. É possível que aconteça o ajuste do remédio ou até mesmo a sua troca.
Olá,
A medicação por si só não deve ser o único método para combater a ansiedade ela deve vir em conjunto com sessões de psicoterapia para entender os motivos que te leva deixar-se envolver pelos pensamentos futuros negativos e te impedindo de vivenciar o presente.
Volte em seu médico para verificar a dosagem ou troca de medicação.
Não deixe de fazer o tratamento completo medicamentoso + terapia.
Abs
Olá! Sobre a medicação e efeitos colaterais, vc deve conversar com o profissional que receitou, ele pode te explicar a respeito. Sugiro que também procure por terapia, pois a medicação alivia os sintomas, mas não tratam. Os problemas emocionais, são o que causam a busca por medicação. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia, para entender o que acontece com suas emoções.
Certamente não. Pode estar havendo um efeito chamado 'dose-dependente'. Procure um Psiquiatra para uma revisão medicamentosa e busque uma Psicanálise que investigue causações de natureza Inconsciente. Boa sorte!
Olá. O escitalopram, sendo indicado para ansiedade como também para depressão, não pode ser considerado responsável pelo aparecimento de novos sintomas. O que acontece é que alguns pacientes podem apresentar alguns sintomas adversos, intensificados no início do tratamento com antidepressivos. Esta reação contraditória geralmente desaparece dentro de 03 semanas durante o tratamento contínuo. Você já iniciou o processo de investigação da sua ansiedade? Será que esses sintomas que ficaram visíveis com a introdução medicamentosa já não existiam, contudo com menor percepção sua. A medicação é muito importante para a estabilização dos sintomas, contudo, a psicoterapia tem a mesma importância para o sucesso do seu tratamento. Investigar a origem da sua ansiedades é fundamental para uma vida com mais equilíbrio. Pense nisso, se cuidar é sempre a primeira opção. Boas emoções para você!
Como os colegas disseram 10 dias é pouco tempo para ser a medicação. Seu médico deve ter marcado retorno em 1 mês, o tempo que ele tem certeza que já fez efeito.
Com o início do uso da medicação você deve ter dado mais atenção as suas emoções, pode ter percebido mais sintomas que já tinha junto com os ataques de ansiedade.
Busque na psicanálise a causa dessas emoções em seu inconsciente e encontre o equilíbrio.
Olá como vai ? Sempre converse com seu Psiquiatra sobre sintomas ou possíveis efeitos colaterais. Ele é a melhor pessoa para ajudar nessa situação. Se você fizer análise, os dois profissionais podem trabalhar em conjunto e também chamar atenção para qualquer coisa que surja.
Nestes casos o tratamento deve ser multidisciplinar: psiquiatra + psicoterapia, e associada à terapia indico a EFT - Emotional Freedom Techniques, técnica que serve tanto para aliviar os sintomas da mediação (que deve ser regulada com o psiquiatra), quanto para cura das causas emocionais. Espero ter ajudado!
Olá. O Escitalopram é um medicamento para tratamento ou prevenção de depressão e ansiedade, esse medicamento ajuda a sair de uma crise mais intensa, porém assim como a maioria dos antidepressivos, sua ação pode chegar a demorar em media de 15 a 30 dias. Porém é sempre preciso conversar com seu psiquiatra e informa-lo de tais efeitos colaterais. É de suma importância que além do uso do medicamento você faça terapia, para assim facilitar na sua melhora.
Você precisa marcar um horário e vir falar dessas impressões sobre o remédio. Venha!
Boa tarde. O Escitalopram e indicado para o tratamento das depressões (principalmente depressão maior) e dos transtornos de ansiedade. Essa classificação de fármaco só começa a presentar seus efeitos a partir da 3a. semana de uso. Mas, apesar disso, pode sim vir a agravar um quadro depressivo em curso, por ser este um dos seus efeitos colaterais. Sugiro que entre em contato com o seu psiquiatra e relate esses sintomas, pois pode ser indicado a troca por outro medicamento mesmo antes da fase inicial de adaptação.
Converse com seu médico, explique detalhadamente o que está sentindo, pergunte tudo o que precisar e esclareça todas as suas dúvidas. Somente ele poderá avaliar os efeitos da medicação prescrita e alterar se for o caso.
Porém se ele ainda não encaminhou para uma psicanalista/psicóloga isso se faz necessário. A medicação é importante mas a terapia é fundamental para tratar daquilo que o medicamento não trata.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Prezada(o), embora o escitalopram seja um dos antidepressivos mais utilizados a nível nacional em virtude da sua eficácia no combate às depressões e ansiedades. É sempre muito importante ter uma troca honesta com seu médico e, se for o caso, substituir a medicação. Mas tenha em vista que o efeito das medicações neurológicas não se dá de forma imediata. No caso do escitalopram, apesar do efeito terapêutico ser relativamente rápido, de 2 a 6 semanas, existe uma questão de captação serotoninérgica que induzem a uma demora na adaptação fisiológica do medicamento. Especificamente ol escitalopram pode induzir a efeitos colaterais especialmente no que concerne as duas primeiras semanas de tratamento, como: a) náusea; b) indução de sono (procrastinação). É inegável a eficácia medicamentosa. Porém, todo e qualquer medicamento pode induzir a um efeito colateral em maior ou menor grau. No tocante à angustia e tristeza, estes podem ser sintomas que antecedem o uso da medicação. Por isso, sugiro que seja realizado um trabalho conjunto de escuta e acolhimento clínico. A medicação em âmbito orgânico tem um prazo de duração e no transcorrer desse prazo é possível que alguns sentimentos ressurjam. O adoecimento sempre tem um componente orgânico e psíquico. Nesse sentido é interessante e pertinente uma associação terapêutica que possa potencializar a minimização da causa dos sintomas. Para maiores esclarecimentos coloco-me à disposição.
Olá, vc sabia que a maioria dos casos tem um resultado melhor quando é associado medicamento e terapia? Você já fez ou gostaria de fazer analise? Através da analise psicanalítica, você é ouvida e a partir desta escuta o analista te direciona para melhora das suas angustias, medos, etc.
Caso esteja aberta para conhecer a psicanalise, estou a sua disposição para uma conversa sem compromisso.
Olá, o uso de medicação psiquiátrica pode provocar o que chamamos de "efeito paradoxal", que desaparece depois de 2 semanas de uso continuo. Os estranhamentos provocados pelo uso da medicação, principalmente por aqueles que nunca usaram, podem ser minimizados por um trabalho psicoterapêutico adequado, bem orientado. Fique bem!

Sugiro que converse com o Psiquiatra que te receitou esta medicação e relate a ele estes sintomas, lembrando que a medicação é dirigida acerca da redução sintomática, porém não elimina o transtorno.
Fale com seu Psiquiatra e peça a ele indicação de um profissional da área de Psicologia e/ou Psicanálise, ou mesmo busque aqui na plataforma, alguém para que possa marcar uma consulta e obter ajuda profissional com vosso transtorno! ressaltando que a autogestão na decisão de cessar a medicação, poderá lhe acarretar consequências desagradáveis!

Olá! Recomendo entrar em contato com o médico que te prescreveu o medicamento para conversar a respeito.
Seria importante acrescentar ao tratamento um processo terapêutico utilizando Psicanálise, assim você pode identificar as causas das suas questões emocionais. Isso ajuda muito no tratamento e na forma de lidar com o que te causa angústia.
Bom dia, a grande maioria das medicações psiquiatrias levam em media de 15 a 20 dias para impregnar o organismo e fazerem efeito. Além disso, cada pessoa é um mundo e nem a psiquiatria ou a terapia pode usar o mesmo modelo para todos. Assim, a medicação que promove determinado ação positiva à 90% dos indivíduos podem causar efeitos contrários em outros. Dessa forma, tanto o psiquiatra quanto o terapeuta tem que ajustar o tratamento a cada um de seus pacientes, de acordo com a evolução da resposta recebida. Portanto, avise ao seu médico os sintomas que os medicamentos vem provocando para que ele possa ajustar o seu tratamento da melhor maneira possível. Espero ter ajudado.
Olá! Efeitos colaterais são comuns, principalmente no período inicial de uso, quando o organismo está se adaptando. Converse com o médico que lhe receitou o escitalopran, para que ele acompanhe essa adaptação e mantenha ou mude a dosagem. E pense sobre a importância de fazer terapia em conjunto com o medicamento!
Muito possivelmente é devido ao período de adaptação do remédio. Cada organismo vai se adaptando ao medicamento em seu ritmo por conta da bioequivalência. Importante nesse momento: manter seu médico atualizado e fazer o retorno.
Espero ter ajudado :)

Um abraço
Boa tarde, como os meus colegas explicitaram, o escitalopram costuma ter uma boa resposta terapêutica, sendo bem comum alguns efeitos colaterais no início do tratamento. No entanto é fundamental que você retorne e busque o conselho de seu médico com relação ao remédio e seus efeitos. Ao mesmo tempo se torna essencial o acompanhamento terapêutico de um profissional de psicanálise de comprovada experiência e de sua inteira confiança. Conte inteiramente com o nosso apoio para vencer esses desafios.
Não tenha pressa na recuperação. Escitalopram é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina. Caso o remédio não esteja trazendo os resultados esperados, você pode aumentar seus níveis de serotonina na prática de exercícios físicos, caminhadas e, inclusive, em alimentação ricos em triptofano, como queijo, salmão, ovos, banana, abacate, nozes, castanhas e cacau. Ademais, o desabafo terapêutico é um grande aliado ao remédio.
Olá! Essa medicação é um antidepressivo, e assim como indica na bula, as reações adversas são mais frequentes durante a primeira ou segunda semana de tratamento e, geralmente, diminuem de intensidade e frequência com a continuação do tratamento. Entre 3 semanas é o período de latência, onde é o período de adaptação. Junto com a medicação, se faz necessário também a psicoterapia, pois o remédio alivia os sintomas mas não os trata, a psicoterapia tem a função de tratar esse sintomas, para que haja um melhor entendimento e elaboração da fase que está vivenciando.
Sim, pode, é recomendável falar com seu médico e fazer psicoterapia.
Sim, infelizmente, esses sintomas que você está experimentando podem ser efeitos colaterais do escitalopram. Pode estar relacionado com período de adaptação da medicação ao seu organismo. Alguns dos efeitos colaterais comuns do escitalopram incluem ansiedade, insônia, fadiga, dificuldade de concentração, perda de interesse em atividades, tristeza e, em alguns casos, sintomas depressivos. Consulte o psiquiatra para maiores informações sobre medicamentos psiquiátricos.
Sim, infelizmente, o escitalopram pode causar sintomas de depressão como tristeza, falta de interesse em atividades antes agradáveis, procrastinação, mudanças de apetite e sono, e falta de energia como efeitos colaterais. Embora esses efeitos colaterais possam ser temporários e desapareçam com o tempo, também podem ser persistentes e afetar significativamente sua vida diária.

Se você está experimentando esses sintomas desde o início do tratamento com escitalopram, recomendo conversar com o seu médico o mais breve possível. Eles podem ajudá-lo a avaliar se os efeitos colaterais são significativos o suficiente para interromper o tratamento ou se é necessário ajustar a dose ou mudar para um medicamento diferente.

Lembre-se de que cada pessoa é única e pode responder diferentemente aos medicamentos. O tratamento mais adequado para você pode ser determinado apenas por um profissional de saúde qualificado após uma avaliação cuidadosa.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Olá, não sou médico e não sou capaz de opinar sobre a medicação. Quando cruzei com sua pergunta fiquei refletindo sobre a importância de associar o uso do medicamento ao acompanhamento terapêutico. Você já experimentou esse caminho?
O escitalopram é um medicamento usado principalmente para tratar a depressão e transtornos de ansiedade, como ataques de ansiedade. Embora seja raro, alguns efeitos colaterais podem ocorrer com o uso de escitalopram, e algumas pessoas podem experimentar uma piora temporária dos sintomas de ansiedade ou depressão logo após o início do tratamento.

No entanto, é importante notar que cada pessoa reage de forma diferente aos medicamentos, e os efeitos colaterais podem variar. Se você está preocupado com os sintomas que está experimentando, recomendo que entre em contato com o profissional de saúde que prescreveu o medicamento para discutir suas preocupações.

Um profissional de saúde qualificado poderá avaliar sua situação individual e determinar se esses sintomas estão relacionados ao escitalopram ou se podem ser causados por outros fatores. Eles também podem ajustar a dose do medicamento ou sugerir uma abordagem alternativa de tratamento, se necessário.

Lembre-se de nunca interromper o uso de qualquer medicamento prescrito sem orientação médica adequada. Se estiver enfrentando sintomas graves ou preocupantes, procure assistência médica imediatamente.

Reforço que você deve entrar em contato com um profissional de saúde para obter uma avaliação adequada e orientação personalizada com base no seu quadro clínico específico.

Com 10 dias é difícil ser algum efeito do remédio, mas com 2 dias é basicamente impossível quimicamente já ter algum efeito no organismo. Converse com o profissional que lhe receitou a medicação. Pode ser efeito placebo.

Olá!
O período de 10 dias ainda é muito pouco para uma possível reação da medicação. Possivelmente está havendo um monitoramento intenso de sua parte por causa da medicação, o adequado é a busca de terapia para compreender melhor as emoções, e caso necessário após o período de adaptação do remédio realizar o retorno com psiquiatra.
Pode ser uma boa ideia consultar um profissional de saúde para uma avaliação do seu quadro. Além disso, é fundamental considerar a busca por acompanhamento terapeutico.
Compreendo suas preocupações e agradeço por compartilhar sua experiência. É importante lembrar que os medicamentos podem afetar as pessoas de maneiras diferentes, e o que você descreve pode, de fato, ser uma reação a esse medicamento. O escitalopram é um medicamento comumente usado para tratar a ansiedade e a depressão, mas, em alguns casos, pode causar efeitos colaterais que incluem tristeza, angústia e alterações no humor. Esses sintomas não são necessariamente uma "depressão", mas podem ser uma resposta desfavorável ao medicamento. É fundamental discutir esses efeitos colaterais com o seu médico ou psiquiatra, pois eles podem ajudar a avaliar se o escitalopram é a melhor opção para o seu caso. Pode ser necessário ajustar a dosagem, mudar para um medicamento diferente ou considerar outras abordagens terapêuticas. Lembre-se de que a saúde mental é uma questão delicada, e é essencial comunicar qualquer mudança nos seus sintomas ao seu profissional de saúde para receber o apoio adequado. Estou aqui para responder a quaisquer outras perguntas ou preocupações que você possa ter e para apoiá-lo em sua jornada de cuidados de saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 230
Quando a angustia, o mal estar, o sintoma está se posicionando de forma extrema no corpo, no sentir, a medicação já não consegue atuar amenizando os sintomas. Desta forma é necessário buscar a análise assim como uma nova avaliação psiquiátrica.
Olá! O ideal é voce converse com o seu médico psiquiatra, explicando detalhadamente seus sentimentos, fazendo todas as perguntas necessárias e esclarecendo dúvidas.
Embora a medicação seja importante, a terapia é fundamental para abordar aspectos não tratados pelo medicamento.
Por meio da análise psicanalítica, você é ouvida, e a partir dessa escuta, o analista orienta na melhoria de angústias e medos. Se estiver aberta para explorar a psicanálise, estou à disposição.

Olá! Alguns pacientes podem apresentar sim alguns sintomas no início do tratamento. Estas reações geralmente desaparecem dentro de 15 a 20 dias durante o tratamento. Você já procurou um profissional de saúde mental para investigação destes sintomas de ansiedade? A medicação é super importante para a melhora dos sintomas, mas você necessita trabalhar as questões emocionais para o sucesso do tratamento.
Estou a disposição para lhe ajudar!!
Existem inúmeros medicamentos hoje em dia. É muito importante um retorno o quanto antes para sanar suas dúvidas e relatar os seus sintomas. as vezes, é necessário que o médico reavalie e até mesmo troque a medicação. DIminua a dose ou somente te acalme e diga que levará mais alguns dias para que o cérebro se reequilibre com o medicamento e tudo comece a se reestabelecer e ocorra a melhora. Agora, é de suma importancia aliar medicação com terapia. Pois qualquer medicamento tratará o sintoma e a terapia a causa. Boa sorte. Estou a disposição.
Olá, precisa ir ao seu psiquiatra e rever a dosagem dessa medicação. e continuar com a psicoterapia. juntos você terá um bom resultado.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. É importante destacar que cada pessoa reage de forma única aos medicamentos. Neste caso, sugiro que você entre em contato com seu médico e/ou psiquiatra para discutir esses sintomas de forma mais detalhada, a fim de considerar ajustes no tratamento, se necessário. Eles são os mais indicados para lhe orientar da melhor forma possível. Ressalto também, que o tratamento em conjunto com a terapia, poderá lhe fornecer maiores resultados. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.