Comecei o tratamento de depressão há 45 dias atrás, com alpes xl 150mg, e retornei dia 22 para outra

2 respostas
Comecei o tratamento de depressão há 45 dias atrás, com alpes xl 150mg, e retornei dia 22 para outra consulta, disse que não havia sentido uma grande diferença ainda, e falei que andava tendo muita ansiedade a noite, estava demorando muito para conseguir dormir, então foi receitado pondera xr 25mg e mantido o alpes, estou tomando há 4 dias mas sinto tremores na mão, nó na garganta, visão turva e as vezes uma falta de ar, isso é normal? outra dúvida vi que o pondera faz ganhar peso, eu tomando esses 2 juntos há um risco de ganhar peso?
Se seu diagnóstico estiver correto e não houver nenhum motivo especial para este tratamento, esta conduta não é habitual, para depressão. Doses de apenas 150 mg de bupropiona (a droga contida no Alpes*) frequentemente não são suficientes e (novamente deixando claro se seu caso não for especial), o aumento para dose maior costuma ser feito logo no início do tratamento. Mas, a combinação de bupropiona com Pondera* (paroxetina) pode funcionar. Quando ao que refere estar sentindo, podem ter várias causas e, frequentemente, são sintomas de ansiedade; e alguns sintomas podem ser decorrentes da medicação: não há como saber, sem conhecer pessoalmente seu caso e examinar você. Ganho de peso poderia ocorrer com a paroxetina, mas não é comum. Já a bupropiona frequentemente diminui o apetite.

Olá! A associação de bupropiona com paroxetina está correta. A primeira eleva níveis de noradrenalina e dopamina (nossos "combustíveis do humor e disposição"). A paroxetina eleva níveis de serotonina, outro combustível para tratamento de depressão.
A grosso modo, temos 3 neurotransmissores responsaveis pelo nosso humor: serotonina, noradrenalina, dopamina.

Tenha calma porque nos primeiros 15 a 20 dias, surgem somente efeitos colaterais, por isso, aguenta firme! Após esse periodo de adaptação, voce começa a sentir melhora gradual do seus sintomas ansiosos/depressivos.

Vai dar certo!

Dra Deborah Furuno Telemedicina