Como a ansiedade existencial afeta a saúde mental?

3 respostas
Como a ansiedade existencial afeta a saúde mental?
Olá. Caso a ansiedade te impulsione a saídas criativas, a influência dela será sentida de forma positiva e te trará uma boa saúde mental. Caso a ansiedade existencial não traga esse impulso, ela pode se assemelhar a quadros de ansiedade e angústia clínica ou a quadros depressivos.
De qualquer forma, recomendo que vc converse com um profissional.
Fico a disposição.
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Lucas Santiago de Carvalho
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A ansiedade existencial afeta a saúde mental porque ela pode gerar nas pessoas, sentimentos persistentes de vazio, angústia e insegurança diante da vida, prejudicando o bem-estar emocional, os relacionamentos e até a motivação para viver de forma plena.
Contudo, existem maneiras, através da psicoterapia para tratar dessa questão, uma maneira seria identificar os pensamentos automáticos e crenças disfuncionais que alimental essa angústia que pode estar relacionado a morte, futuro ou até mesmo da falta de sentido. Nesse caso, o terapeuta pode auxiliar o paciente a reconhecer as distorções cognitivas presentes e substituí-las por interpretações mais realistas e funcionais. Outra forma, seria desenvolver a flexibilidade psicológica, de forma que o paciente consiga observar seus pensamentos e emoções sem se fundir a eles, a ideia é observar os pensamentos sem tomar total parte deles, por meio de práticas de aceitação ou até mindfulness. Em vez de lutar contra a ansiedade existencial, o paciente aprende a acolhê-la e direcionar sua energia para outras ações, alinhadas aos seus valores mais profundos, buscando e encontrando própositos e significados mesmo diante de alguma incerteza.
 Raquel Aroxa Prudente
Psicólogo, Psicopedagogo
Aracaju
A ansiedade existencial afeta a saúde mental ao expor a pessoa a questões profundas sobre sentido, finitude, liberdade e responsabilidade, gerando um estado de angústia que nem sempre tem um objeto claro. Quando não reconhecida ou elaborada, pode se manifestar como ansiedade difusa, vazio, desmotivação, sensação de inadequação, necessidade excessiva de controle ou evitação de escolhas importantes. Esse tipo de ansiedade tende a desgastar emocionalmente, interferir na tomada de decisões e nos vínculos, mas também pode funcionar como um sinal de amadurecimento psíquico quando acolhida em um espaço terapêutico, favorecendo maior consciência, alinhamento com valores e construção de uma vida mais autêntica.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.