Como a ansiedade pode ser tratada para prevenir doenças?

5 respostas
Como a ansiedade pode ser tratada para prevenir doenças?
Dra. Raphaela Muniz
Psicólogo
Barueri
Quando a ansiedade é tratada, o corpo e a mente funcionam de forma mais equilibrada. Isso ajuda a reduzir o estresse, melhorar o sono, fortalecer a imunidade e até favorecer hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios e a boa alimentação. A terapia pode ensinar formas de lidar com pensamentos ansiosos e regular as emoções, trazendo mais qualidade de vida e prevenindo que o estresse prolongado favoreça o surgimento de doenças.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade pode ser tratada por meio de psicoterapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que mantêm o estresse elevado. Ao reduzir a ansiedade, o corpo também sofre menos impactos, o que contribui para prevenir adoecimento relacionado ao estresse crônico.

Em alguns casos, a associação com acompanhamento médico pode ser indicada. Procurar um psicólogo especializado pode ajudar no manejo saudável da ansiedade.
Pode ser através de diversos meios como: Terapia psicológica, atividade física, alimentação adequada, sono de qualidade. A orientação de um profissional da saúde certamente contribuirá para escolha de formas eficazes para cada indivíduo, considerando suas particularidades. Vale enfatizar que reduzir o estresse e equilibrar o corpo e a mente, contribui significativamente melhorar a qualidade de vida.
 Lucia Bianchini
Psicólogo
Rio de Janeiro
A ansiedade pode ser tratada por meio da psicoterapia, que ajuda a compreender suas causas e a transformar a forma como a pessoa lida com situações de tensão e incerteza. Ao reconhecer e elaborar os fatores emocionais envolvidos, é possível reduzir o impacto da ansiedade no corpo e prevenir o surgimento de sintomas físicos ou doenças relacionadas ao estresse. Em alguns casos, o tratamento pode incluir também acompanhamento médico. Cada pessoa vive a ansiedade de um modo particular, e por isso o cuidado deve ser sempre individualizado.
A ansiedade pode ser tratada principalmente com psicoterapia, que ajuda a identificar gatilhos, regular emoções, reduzir pensamentos catastróficos e ensinar estratégias de enfrentamento.
Quando bem tratada, a ansiedade diminui a sobrecarga do corpo e pode prevenir problemas associados ao estresse crônico, como insônia, tensão muscular, queda de imunidade e alterações cardiovasculares leves.
Em alguns casos, o tratamento pode incluir acompanhamento psiquiátrico.
O importante é intervir cedo para evitar que a ansiedade se agrave e impacte a saúde física e emocional.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.