Como a depressão chega ?

10 respostas
Como a depressão chega ?
A Depressão pode chegar de mansinho com o acúmulo de estresse contínuo ou frustrações por conquistas não alcançadas.
Mas também pode ser provocada por um evento agudo e marcante, como uma separação, perda de um ente querido, uma notícia inesperada.... para a qual a pessoa não está preparada.
O desanimo e a descrença fazem com que a pessoa perca o ânimo para as pequenas coisas da vida. Deixa de saborear os prazeres e vai se fechando e se isolando.
É muito importante buscar ajuda o mais cedo possível. A rede de amigos e familiares é muito importante para ajudar a superar as dificuldades.
Muitas vezes é necessário a utilização de medicamentos que a aliados a Psicoterapia para autoconhecimento auxiliam na recuperação da saúde.
Abraços

A depressão pode ser iniciada de diversas formas, distintas para cada pessoas. Existem processos depressivos que levam a um isolamento, desânimo, falta de vontade, e processos depressivos que levam a comportamentos mais agressivos, irritabilidade, apesar da manutenção da "funcionalidade" cotidiana.
É imprescindível a busca de um profissional adequado (psicólogo) para auxiliar na identificação do processo pelo qual passa, considerando que depressão não se inicia de um dia para outro, devido a um motivo ou questão específica, e sim vai se instalando e desenvolvendo pouco a pouco.
A depressão é um quadro fisiológico que altera a química natural do nosso cérebro e que leva as informações sensoriais a todo nosso corpo, fazendo gerar comportamentos. A depressão pode ser endógena e exógena.
Endógena é considerada orgânica m, o próprio organismo da pessoa se desequilibrou gerando alteração do humor.
Exógena é quando fator externo, exemplo: traumas, perdas, catástrofes, perdas de entes queridos ou até perda de emprego, ou seja situações enque alegaram a expectativa da esperada pela pessoa.
Boa tarde, a depressão pode ser iniciada por diversos motivos e a forma como se incia também pode ser diferente para cada pessoa. No entanto o mais comum a se perceber é a mudança de comportamentos, podem ficar muito quieto ou inquieto dependendo da pessoa e a perda do prazer naquilo que antes era prazeroso. Mas por depender de cada pessoa e ser uma doença "traiçoeira", por se instalar aos poucos recomendo que procure por um profissional para avaliar o caso especifico. Pois como disse não é por ser mais comum que a pessoa em questão apresente os mesmo sintomas algumas pessoa podem apresentar outros tipos de sintomas que não são comuns, como euforia por exemplo. Espero ter ajudado. Abraços.
Bom dia! Quando você pergunta como a depressão "chega" dá a entender como algo de fora para dentro, como um vírus, e não é assim que acontece. É um processo interno que tem sua singularidade em cada indivíduo, e que pode ter um viés biológico envolvido ou não. É preciso investigar a causa de tanta angústia.
Boa tarde!

Todo transtorno psiquiátrico tem basas biologias, psicologicas e relacionais como possíveis fatores etiológicos. Assim sendo, não existe como dar uma única causa específica, pois geralmente há esses 3 fatores influenciando no aparecimento da depressão. Dessa forma, ideal é que o cuidado aconteça com medicações adequadas, psicoterapia, atividade física, execução de atividades que causem bem estar, dentro do que é possível.

Um abraço
Ela chega de maneira muito singular para cada um, e varia tantas quantas forem as pessoas que dela experimentam. Dentre tantas coisas que tangem a depressão, vale realçar um certo desaparecimento do desejo. É aí que vale procurar um psicanalista, se houver interesse em falar e analisar as coordenadas da depressão e o que se desdobra na intimidade da vida que fazem aparecer o mal estar ligado a perda do desejo e a insistência do sofrimento,
Olá!!
Os sintomas mais frequentes são: interesse ou prazer diminuído em realizar atividades que antes estavam em sua rotina, pode aparecer humor deprimido, choro frequente, alteração no sono, no apetite e no peso. Pensamentos que não fazem muito sentido mas que não consegue se livrar deles.
A depressão não tem uma causa única específica, são muitos fatores que podem influenciar o seu desencadeamento.
Bom dia, a Depressão e uma doença de etiologia multifatorial, hoje em dia segundo a OMS (organização Mundial da Saúde) è a segunda causa de morbimortalidade no mundo, dentre os sintomas principais estão humor deprimido e anedonia(perda do prazer), podendo vir acompanhada de uma gama de sintomas variáveis, tais como: insonia, sonolência, perda ou aumento de apetite, ganho o u perda de peso, irritabilidade, choro fácil, apatia, desanimo,comprometimento volitivo e cognitivo,isolamento, pensamentos pessimistas e niilistas, dentre outros, todos esses sintomas em apresentações individualizadas e com diferentes graus de intensidade.
Olá Boa Noite!
Como vários colegas colocaram a depressão vem de diversas formas e atua diferentemente em cada indivíduo.
A depressão é o corpo pedindo socorro, algo que já de algum tempo não anda bem e que muitas vezes são deixadas para depois. Os sintomas podem ser considerados a forma física de expressão dos conflitos e através do seu simbolismo , tem a capacidade de mostrar aos pacientes em que consistem os seus problemas.
Por incrível que pareça a depressão quer lhe dizer algo e olhe para ela, pois ela fará você se conhecer melhor.
Força e sucesso!