Como a psiquiatria lida com a depressão resistente? Já tomei todas as classes de medicações e fiz te
3
respostas
Como a psiquiatria lida com a depressão resistente? Já tomei todas as classes de medicações e fiz terapia, mas não obtive NENHUMA RESPOSTA. Todas as consultas com psiquiatras resultam nas mesmas respostas, dizendo que existem alguns recursos, mas no final é sempre uma nova medicação. São 6 anos nessa tentativa e me encontro em desespero total. Sinto que não vou aguentar
Muitas vezes que recebo casos de pessoas que já usaram muitas medicações, o problema é que não usaram doses suficientes e/ou por tempo suficiente. Isto ocorre por causa de falta de conhecimento, por parte de alguns profissionais, mas principalmente porque vários pacientes, quando não melhoram logo ou sentem algum efeito colateral desagradável, pressionam o profissional para trocar a medicação ou trocam de profissional. Assim, o primeiro passo seria verificar as doses que usou da medicação e por quanto tempo utilizou as doses máximas de cada uma. Em segundo lugar, verifica-se se foram seguidas diretrizes corretas de tratamento: ou seja, se após o uso de doses máximas de cada medicação, sem efeitos satisfatórios, passou-se para a próxima etapa, que é de troca por medicação mais potente ou uso de uma medicação associada, para potencializar a que não teve resultados suficientes. Finalmente, se estas diretrizes foram corretamente seguidas e a melhora não ocorreu ou foi insuficiente, certamente existem tratamentos medicamentosos alternativos como a quetamina endovenosa ou a escetamina nasal e não medicamentosos, como, por exemplo, a eletroconvulsoterapia, a estimulação magnética transcraniana e terapias de linha comportamental, como a comportamental-cognitiva e a ativação comportamental.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A depressão resistente pode ser tratada sim. Geralmente envolvem outros medicamentos de outras classes para realizar potencialização dos antidepressivos. É necessário conversar com um psiquiatra para avaliar uma possível associação entre antidepressivos e neurolépticos ou outros medicamentos para auxiliar no controle da depressão resistente.
Sinto muito que você esteja passando por isso. Quando a depressão é resistente a tratamentos, os psiquiatras podem explorar opções adicionais, como mudanças no tratamento, terapias alternativas, ou técnicas mais especializadas, como estimulação magnética transcraniana (EMT) ou eletroconvulsoterapia (ECT). Tenho utilizado a Cannabis Medicinal com excelentes resultados para casos como o seu.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tomo quetiapina de manhã e à noite de libertação prolongada mas está esgotada será que posso tomar a quetiapina sem ser de libertação prolongada?
- Olá,tomo amitriptilina 25 mg bastante anos e tive uma recaída da depressão e o médico aumentou pra 50 mg,estou tomando faz uma semana.É normal sentir mal estar, enjôo?
- Tive h pylori e gastrite, ainda nao realizei uma segunda endoscopia, tomei os antibioticos ano passado 3, e 2 no começo desse ano. Sinto enjoos e dores as vezes por todo lado da barriga, seria ainda a gastrite?faço uso de clonazepam todo dia, e tentarei voltar com a fluoxetina mas preocupada com estomago..
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Eu tomo a bastante tempo amitriptilina 25 mg e clonazepam de 2 mg pra depressão.Tive uma recaída e o médico aumentou a dose da amitriptilina pra $50 mg.Demora pra fazer efeito se já tomo de 25 á anos?
- Estou usando escitalopram 20mg há 11 dias comecei com dose de 1 gt e a cada dia aumentando 1 gota para chegar a dose de 20 GTS porém tenho sentindo muito mal estar no estômago queimação aumento das crises de pânico falta de disposição meu retorno ao psiquiatra será no próximo mês dia 06 ele tbm me receitou…
- Uma paqciente toma 2 quetiapinas LP ao Como este medicamento está esgotado e ela tem em seu poder a quetiapina 50 normal e o stock só será reposto dentro de dias, pergunta-se;- Pode tomar em simultaneo ao deitar um comprimido normal conjuntamente com um de libertação prolomgada ?
- boa tarde estou tomando desvelafaxina a 23 dias e normal sentir ainda tristeza?
- Eu tinha uma vida feliz, mas do nada tudo deu errado; eu ja não tenho mais ânimo pra nada e não tenho expectativas para o meu futuro; eu estou completamente perdida e preciso de ajuda.
- Tomo escitalopram 15 mg a 12 anos e estava bem. Nao sentia nada. Meus hormonios desregularam e entrei em uma crise de ansidade e depressao. A medica aumentou a dose para 20 mg, fui melhorando mas ainda com muita ansiedade. Na 4 semana estou com muito tremor e ansiedade. Ainda seria a adaptacao a nova…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1247 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.