Como a psiquiatria lida com a depressão resistente? Já tomei todas as classes de medicações e fiz te
3
respostas
Como a psiquiatria lida com a depressão resistente? Já tomei todas as classes de medicações e fiz terapia, mas não obtive NENHUMA RESPOSTA. Todas as consultas com psiquiatras resultam nas mesmas respostas, dizendo que existem alguns recursos, mas no final é sempre uma nova medicação. São 6 anos nessa tentativa e me encontro em desespero total. Sinto que não vou aguentar
Muitas vezes que recebo casos de pessoas que já usaram muitas medicações, o problema é que não usaram doses suficientes e/ou por tempo suficiente. Isto ocorre por causa de falta de conhecimento, por parte de alguns profissionais, mas principalmente porque vários pacientes, quando não melhoram logo ou sentem algum efeito colateral desagradável, pressionam o profissional para trocar a medicação ou trocam de profissional. Assim, o primeiro passo seria verificar as doses que usou da medicação e por quanto tempo utilizou as doses máximas de cada uma. Em segundo lugar, verifica-se se foram seguidas diretrizes corretas de tratamento: ou seja, se após o uso de doses máximas de cada medicação, sem efeitos satisfatórios, passou-se para a próxima etapa, que é de troca por medicação mais potente ou uso de uma medicação associada, para potencializar a que não teve resultados suficientes. Finalmente, se estas diretrizes foram corretamente seguidas e a melhora não ocorreu ou foi insuficiente, certamente existem tratamentos medicamentosos alternativos como a quetamina endovenosa ou a escetamina nasal e não medicamentosos, como, por exemplo, a eletroconvulsoterapia, a estimulação magnética transcraniana e terapias de linha comportamental, como a comportamental-cognitiva e a ativação comportamental.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A depressão resistente pode ser tratada sim. Geralmente envolvem outros medicamentos de outras classes para realizar potencialização dos antidepressivos. É necessário conversar com um psiquiatra para avaliar uma possível associação entre antidepressivos e neurolépticos ou outros medicamentos para auxiliar no controle da depressão resistente.
Sinto muito que você esteja passando por isso. Quando a depressão é resistente a tratamentos, os psiquiatras podem explorar opções adicionais, como mudanças no tratamento, terapias alternativas, ou técnicas mais especializadas, como estimulação magnética transcraniana (EMT) ou eletroconvulsoterapia (ECT). Tenho utilizado a Cannabis Medicinal com excelentes resultados para casos como o seu.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
- Fui diagnosticado com depressão leve crônica. Tomo citalopram há seis meses. Esse tipo de depressão tem cura ou vou continuar tomando o remédio para evitar recaídas?
- Estou tomando Trazodona faz 1 mês e duas semanas e tive dores de cabeça todos os dias, porém não senti os efeitos terapêuticos do remédio ainda, isso é normal? Será que leva tanto tempo assim para sentir algo com antidepressivos?
- Culpa Religiosa / Castidade / Relacionamento O que fazer quando a igreja impõe algo que vc não concorda ou não tem certeza se quer viver de fato? Sou católica, tenho 23 anos, gosto muito de viver a minha fé e frequentar a igreja. Só q há alguns meses venho sentindo a sensação de culpa principalmente…
- Lamotrigina e aripiprazol são eficazes para o tratamento do transtorno bipolar tipo 1 como um todo?
- Olá. A pregabalina tem algum efeito positivo na depressão? OBG por responder.
- Estou tomando olanzapina que o psiquiatra passou para tiques; já tomo sertralina de 100mg e,essa olanzapina só me dar fome e por mais que eu controle estou engordando horrores. O que fazer para essa fome diminuir e para esse efeito colateral de ficar ganhando peso parar? Com o tempo passa? Isso é…
- Me sinto triste a maior parte do tempo, choro todos os dias, várias vezes por dia, escondido, me sinto sozinho, angustiado e cansado, pode ser depressão?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1261 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.