Como a terapia sistêmica ajuda em casos de depressão?

14 respostas
Como a terapia sistêmica ajuda em casos de depressão?
A terapia sistêmica, embora não seja minha especialidade, é uma abordagem focada nas relações do indivíduo com seus meios, ou seja, familiares, amigos, trabalho, etc. Diante disso será possível que o profissional auxilie na identificação de disfuncionalidades existentes nas partes inseridas nesses sistemas para que possa haver construção de novos recursos e consequentemente saídas mais saudáveis para o indivíduo, incluindo transtornos como a depressão. Para informações mais abrangentes sobre o tema e quais possibilidades para o quadro emocional citado sugiro que busque indicações de especialistas na área, mas de qualquer forma me coloco á disposição no que se faça necessário ajudar.

Olá! Espero que você esteja bem!

A terapia sistêmica é uma abordagem terapêutica que se concentra nas relações e dinâmicas familiares, bem como nas influências do sistema social mais amplo em um indivíduo. Embora seja mais frequentemente associada ao tratamento de questões familiares e relacionadas ao casal, ela também pode ser útil no tratamento da depressão e de outros problemas de saúde mental.

Outra abordagem que apresenta ótimos resultados no tratamento da depressão, é a Terapia cognitivo-comportamental.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem baseada na ideia de que os pensamentos, emoções e comportamentos estão interconectados. A TCC concentra-se em identificar e modificar padrões de pensamento negativos ou distorcidos que podem contribuir para a depressão. Ela também envolve o desenvolvimento de estratégias para lidar com emoções negativas e promover mudanças no comportamento. A TCC é uma abordagem de curto prazo que geralmente se concentra em metas específicas e técnicas práticas.

Por outro lado, a terapia sistêmica (TS) considera o indivíduo como parte de um sistema maior, geralmente a família ou outras relações significativas. A TS explora as dinâmicas familiares, padrões de comunicação e o contexto social em que a depressão ocorre. Ela pode ajudar a identificar fatores familiares ou relacionais que contribuem para a depressão e busca melhorar as interações e relacionamentos dentro do sistema.

Você pode buscar pela que faça mais sentido para você!
Um forte abraço!
A linha sistêmica trabalha genograma e padrões de herança emocional familiar. Nesse sentido, sua depressao está relacionada a vínculos até 3 gerações. Estudei sistêmica na pós de terapia familiar. Acredito que complementa a psicanálise, minha primeira especialização.
A sistêmica vai te ajudar a compreender o sistema que você vive e foi inserido, familiar e social. Todas as linhas da psicóloga trabalham com a depressão, o importante é você se identificar com o psicólogo e com a linha de atuação, faça uma sessão para você vivenciar na pratica de é confortável para você. Cuide-se, será um prazer te ajudar. Abraço fraterno Catiucia.
Olá! Não sei se sua pergunta trata-se a respeito da Constelação Familiar Sistêmica ou da Terapia Familiar Sistêmica, mas vou tentar responder sua pergunta com relação aos dois modos de atendimento. Para tratamento da depressão, o campo da saúde possui algumas técnicas e abordagens a se usar dentro desse diagnóstico (e de outros sintomas que podem estar associados). A Terapia Familiar Sistêmica se trata de uma modalidade da terapia que possui de fato efetividade no tratamento de transtornos, se bem conduzida pelo profissional que utiliza, já a Constelação Familiar Sistêmica não possui conceitos com base em evidências científicas e comprovadas. Dessa forma, aconselho inclusive, para elucidar sua questão, ler a Nota Técnica do Conselho Federal de Psicologia nº 1/2023. Ela está disponível para todo o público em geral poder acompanhar no site do Conselho. Para além disso, a modalidade de Terapia Familiar é algo que exige uma corresponsabilidade das pessoas inseridas nessa modalidade, ou seja, os familiares que se proporem a participar desse atendimento, têm que se comprometer a ele. Em terapias familiares também é sempre importante ressaltar que ela pode cumprir um papel importante na vida dos envolvidos, mas para além disso, há diversas questões individuais que acarretam no desenvolvimento de cada sujeito. Se há alguém com depressão, provavelmente é mais indicado que essa pessoa faça em conjunto a terapia individual, pois assim há a possibilidade de tratar problemas que dizem respeito somente àquela pessoa; na terapia familiar, tratam-se problemas que dizem respeito a família (mas a família não é uma unidade de pessoa e sim composta por diversos familiares). De qualquer forma, caso se interesse em atendimento psicológico, fico a disposição. Abraços! Esteja bem! :)
A terapia sistêmica pode ser uma abordagem valiosa para ajudar em casos de depressão. Ela se concentra em compreender como as dinâmicas familiares e sociais podem influenciar a depressão de uma pessoa. Essa abordagem oferece diversos benefícios, como a contextualização dos sintomas, o enfoque nas relações, a mudança de perspectiva, a identificação de recursos, a abordagem holística e a construção de resiliência.

Cada indivíduo é único, e a escolha da abordagem terapêutica deve ser feita com base nas necessidades específicas da pessoa. É importante discutir essas opções com um profissional de saúde mental para determinar o tratamento mais adequado para você. Estou aqui para apoiar você em sua busca por ajuda e bem-estar emocional.
Sistêmica, sistema, relações entre... entre vc e alguém, você é algo, vc e algum lugar/contexto. O foco será na dinâmica dos sistemas...

A terapia sistêmica trata a depressão e outros ditos "transtornos" como sintomas de mecanismos de defesa e interrupções de contato, ou seja, dificuldades de sentir e colocar para fora as emoções. Ela trabalha, como os colegas falaram, com o sistema familiar, social, com o seu contexto, sua história, suas singularidades como indivíduo. Ela não vai trabalhar um diagnóstico, mas como essas forma de interação com esse sistema afeta você no aqui e agora e como você pode atualizar sensações, sentimentos e emoções que te afetaram ao longo da sua jornada de vida! Espero ter ajudado!
Ola! Tenho especialização em psicoterapia sistêmica, ela pode ajudar e muito na depressao , ela enxerga o individuo tanto no seu contexto familiar quando fora dele e o que ele leva da família quando esta fora ou longe dela, consegue enxergar o sujeito dentro de todos os seus sistemas em que o mesmo transita , familiar, social, trabalho e etc., e assim ajuda-lo a se integrar como um todo, aceitando suas origens e individualidade.
Olá. Fazer terapia, seja qual for a linha, desde que você se adeque, é importantíssimo! Desenvolver autoconhecimento , isto é, perceber-se, entender quais são os seus pensamentos, sentimentos, o que você quer como objetivos de vida, enfrentar suas dores, é a chave para a cura de todos os males. Também, entender que existem muitos transtornos e, que se faz necessário um diagnóstico assertivo e, às vezes uso de medicamentos, conforme o grau de acometimento do transtorno. Sempre à disposição.
Olá, bom dia! A Terapia Sistêmica tem como foco principal o indivíduo integrado ao seu contexto relacional. Nós somos seres em relações. Essa abordagem enfatiza olhar o quanto o indivíduo impacta o seu meio e o quanto o seu meio o impacta, propondo um distanciamento da visão linear de mundo para uma visão voltada para suas redes e suas relações, sejam estas familiares, profissionais, escolares, de amizade ou amorosas. Sendo assim, iremos buscar as fontes e origens dessa depressão na sua história de vida e iremos trabalhar em cima disso, acolhendo e buscando ressignificar e dar um novo modo de funcionar mais eficaz para a sua vida. Durante as sessões, o cliente começa a aumentar sua consciência a respeito de si mesmo e de como sua história pessoal, e principalmente familiar, interferem em seu modo de ver, entender e relacionar-se com a realidade. Através dessa linha terapêutica, adquire-se a capacidade de enxergar os fatos de diferentes perspectivas, de forma a tomar as melhores decisões para levá-lo à mudança e à melhoria nos relacionamentos.
A terapia sistêmica é uma abordagem terapêutica que considera não apenas o indivíduo, mas também os sistemas e relacionamentos nos quais ele está inserido, como a família, amigos e comunidade. No caso da depressão, a terapia sistêmica pode ajudar ao identificar e explorar os padrões de interação e dinâmicas familiares que podem estar contribuindo para a condição. Além disso, ela pode auxiliar na melhora da comunicação e no fortalecimento dos vínculos afetivos, promovendo um ambiente de apoio e compreensão. É importante ressaltar que cada pessoa é única e a terapia deve ser adaptada às suas necessidades individuais.
Olá, bom dia. Qualquer abordagem pode ajudar em casos de depressão. A diferença é que cada uma vai abordar a depressão de forma distinta. Espero ter ajudado, @psimariajube.
Olá. Acredito ser importante em um primeiro momento esclarecer pra você que nós, profissionais da psicologia, ao concluir o curso já estamos com conhecimento suficiente para realizar diagnóstico e tratamento de transtornos como a depressão.
As abordagens utilizadas dentro do contexto terapêutico pode dar uma contribuição maior a depender das técnicas e recursos utilizados por nós.
A abordagem sistêmica tem como foco o indivíduo como um todo, abrangendo sua vida e funcionamento em diferentes contextos, porém com maior ênfase nas dinâmicas familiares.
Quando temos esse olhar podemos não apenas tratar a depressão como compreender aspectos que contextualizem o quadro como genético, ou decorrente de pós parto, por exemplo... Entre outras situações.
A terapia cognitiva-comportamental é uma pratica baseada em evidências científicas e que, de acordo com estudos, leva a uma resposta mais rápida de melhora do transtorno depressivo.
Te convido a visitar meu perfil, pois tenho formação em terapia sistêmica e sou especialista em cognitivo-comportamental.
Estou a disposição para te ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!