Como achar o melhor psicanalista e terapeuta cognitivo comportamental?

31 respostas
Como achar o melhor psicanalista e terapeuta cognitivo comportamental?
Verifique no site do doctoralia pela especialidade do Psicologo e verifique as opiniões de cada um e escolha . Boa sorte!

Não posso falar da terapia cognitiva, mas da minha área de atuação que é a Psicanálise, o pai dela Sigmund Freud que era psiquiatra disse que aquele que trabalhasse com a sua técnica, deveria tratar as pessoas com Amor ou seja o melhor profissional é o que trata os pacientes com Amor, Carinho e Respeito pelo seu sofrimento e na busca do encontro com seu Eu.
Como psicanalista , posso dizer que o primeiro atendimento dá pra sentir como serão os atendimentos futuros , o vínculo etc .Vínculo este .quer ao ser eeestabelecido contribui muito para o sucesso do trabalho.
Olá, verifique a formação do profissional se o mesmo está vinculado a uma associação ou sociedade no caso de psicanalista. Opiniões de outros pacientes pode auxiliar na busca por um profissional. Contudo, é no contato com o psicanalista ou psicólogo que o paciente pode avaliar se o profissional poderá auxiliá-lo.
Bom dia, para ter segurança na escolha de seu psicanalista primeiro você verifica a formação do psicanalista (psicologia, CRP) e tempo de experiência clinica ou área de atuação. Alguns psicanalistas, como eu, também fizemos cursos na área cognitiva. Acredito que ter conhecimento e experiência em abordagens complementares enriquece a psicoterapia.
As vezes é difícil mesmo, mas vc pode perguntar para algum amigo se ele têm alguém para indicar. Vc pode ler as opiniões dos pacientes sobre os profissionais aqui no doctoralia. Mas o mais importante é vc marcar uma consulta com dois ou três profissionais e ver como vc se sente ao conversar com esse profissional. Ô mais importante é que você se sinta bem.
Olá. Quando procuramos por um profissional da área de saúde, como um psicanalista, é importante que se tenha o máximo de informações e opiniões de pessoas que já utilizaram seus serviços.
O psicanalista precisa ter uma formação dentro de alguma sociedade psicanalítica reconhecida como tal, como é o caso da SPCRJ, da qual sou membro.
Verifique as opiniões e a descrição da experiência profissional que existe n próprio site da Doctoralia.
Boa escolha,
Um abraço!
Olá, o melhor psicanalista não depende da onde ele se formou, até porque a formação do psicanalista não tem fim. O melhor psicanalista seria o que você sentir empatia e criar vínculo, pois o trabalho dependerá do seu vínculo com a o analista.
Chamamos esse vínculo, em psicanálise, de transferência. Então, marque uma consulta e, dependendo do que você achar do profissional, o trabalho já inicia.
Se quiser, podemos agendar uma consulta sem custo. Me avise!
Em minha opinião, o melhor profissional é aquele que você se identifica e consegue formar um vínculo de confiança para tratar das suas questões. Ou seja, só há como descobrir indo para uma consulta e perceber como você se sente.
Olá! A escolha de um profissional para acompanhar um indivíduo no processo terapêutico é sempre um momento de muitas dúvidas, primeiro pela angústia que acompanha o paciente, por estar a frente de um desconhecido e na eminência de compartilhar situações que muitas vezes é difícil até para falar para si próprio. Então, diante de tudo que foi dito, a empatia é relevante fazendo com que o desejo de cura se torne eficaz no processo terapeutico.Evidente que a formação é de suma importância ainda mais quando vem atrelada ao acolhimento da dor que é apresentada pelo paciente. Que este encontro seja salutar para você! Um abraço!
Olá, antes de tudo, é importante ressaltar que o melhor profissional é o que funciona para você. Dito isto, é necessário que este possua conhecimento suficiente para propiciar tratamento aos eventuais quadros a emergirem durante suas sessões, seja o psicanalista ou o cognitivo-comportamental. Se estiver insegura quanto ao profissional a ser buscado, é incentivado que busque informações acerca do conhecimento teórico do mesmo, sua formação acadêmica, vinculação a uma sociedade psicanalítica ou universidade, além de informações acerca do desenvolvimento emocional do mesmo, sua empatia e capacidade de tratar do outro com acolhimento, esta pesquisa é feita conversando com alguém de seu ciclo pessoal, que já tenha passado por atendimento com o profissional, se sentido verdadeiramente atendido, e lhe recomende seus serviços, a indicação se mantém importante.
Ola
É muito comum essa pergunta mas infelizmente, em qualquer das duas áreas conseguirá ajuda se sentir confiança. Importante que todos profissionais estão preparados para ouvi-la e ajudá-la a refletir e tomar as decisões acertadas. Tudo que precisa, você já tem dentro de si mas o psicólogo facilitará o processo.
Boa Sorte
Te convidamos para uma consulta: Terapia online - R$ 120
Penso ser muito difícil escolha de um profissional da área psi, pois será com ele que você vai falar de sua vida e conflitos.
Busque indicações com quem já passou pela experiência , pesquise sobre o profissional,e a partir daí marque uma, duas entrevistas para conhecê-lo e inclusive falar sobre suas dúvidas quanto ao trabalho a ser realizado. Nesses contatos a empatia vai te ajudar na sua decisão, ou seja, como você se sente com o profissional. Boa sorte!
Ola,
Procure por recomendações de pessoas próximas, de preferência busque recomendações de algum psicólogo ou estudante de psicologia que conheça. As boas universidades e faculdades de sua região também podem fazer boas indicações, se você ligar em seus departamentos.
Além de uma boa formação é necessário também constituir um vínculo positivo com seu psicólogo, um fator sempre imponderável....
Cuide se!
A combinação certa e a empatia são extremamente importantes. A maioria dos profissionais da área concordam que um fator relevante para determinar se você deve ou não trabalhar com um determinado psicanalista é o seu nível de conforto pessoal com o ele; e essa análise é feita uma vez que as credenciais do profissional e a competência já são conhecidas e estabelecidas.
Por aqui, é muito comum o trabalho com pessoas que sentem dificuldade e, às vezes, chegam a sofrer na hora de lidar com os universos interior e exterior. De forma geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento combinados com as habilidades em lidar os relacionamentos com o mundo.
Enfim, o psicanalista trabalha para melhorar a relação do ser com o mundo e com os seus questionamentos sem fim... Escolha um com quem você se sinta confortável e à vontade.
Sucesso!
O melhor psicólogo seja em qualquer área de atuação é aquele que o sujeito irá se identificar. Eu atuo na área psicanalítica, mas para alguns casos são procurados os psicólogos que atuam na cognição. O importante realmente é a indicação de uma pessoa da sua confiança. Bons resultados também aparecem.
Um bom profissional independe de ser comportamental. O profissional, certamente, tem que ser bom tecnicamente, mas o que mais importa é o paciente se sentir visto, acompanhado, entendido e sentir confiança no profissional.
Abraço.
...o que pode ser "melhor" para o outro pode não ser para você. Cuidados psíquicos são, mais do que medicamentos ou exercícios de adequação, sobre si e o mundo. Cuidado ao buscar métricas para isso. Formação e experiência muitos podem apresentar. Repare o quanto o profissional o enxerga e sua capacidade de escuta. Isto certamente vai lhe apontar direções.
Tem que procurar um profissional que atenda suas necessidades, pesquise em sites especializados, verifique em qual area o terapeuta atua....
Cada profissional tem uma maneira de trabalhar, or isso a importancia de voce marcar um horario e sentir sua afinidade e o metodo de cada um. Basicamente a cognitiva vai trabalhar no comportamento da pessoa, ou seja a maneira que pensamos determina o que sentimos, e a psicanalise vai buscar a origem do trauma ou do sentimento que esta armazenado no seu inconsciente que faz voce repetir determinados comportamentos que te incomodam.
Escolher um bom psicanalista é com certeza uma decisão muito pessoal, cada individuo é um universo único. Indicações podem dar um norte, contudo a escolha será sempre sua. A entrevista inicial logo lhe dará indicativos do quanto você se sente confortável com aquele profissional, é esse o único momento de análise de mão dupla. Você analisando o analista e ele te analisando, se houver empatia, pronto. Você está diante de sua (seu) psicanalista.
Olá,

Sou psicanalista e acredito que a escolha por um profissional que você considere como qualificado para tal função perpasse por uma identificação e com um bem-estar em sua presença.

Espero ter auxiliado!
Olá. Encontrar um terapeuta não é tarefa fácil. Em muitos casos, essa tarefa começa pelas indicações que você recebe e pela sua avaliação da experiência profissional do terapeuta, mas é preciso também que haja uma espécie de química de trabalho para que a terapia se dê. Marque uma estrevista e avalie se você se sentiu à vontade com o profissional e com desejo de construir um vínculo de parceria para o trabalho ser realizado. Caso você não se sinta à vontade, agende uma entrevista com outro profissional até que você encontre um terapeuta que funcione para você e com quem você realize um trabalho que tenha valor para você. Espero ter ajudado. Abs.!
Além de todas as questões relacionadas à formação e às credenciais profissionais, a identificação é um aspecto importante a ser levado em consideração para a escolha do psicoterapeuta. Outro aspecto essencial é a reflexão acerca dos objetivos que se buscam na psicoterapia. Essas reflexões direcionam o paciente para a escolha da melhor abordagem clínica e do terapeuta mais apropriado para a resolução das questões apresentadas.
Na minha opinião, além do Doctoralia, você pode pedir indicações de pessoas que confia. Mas o melhor mesmo é fazer entrevistas com vários profissionais e ver com qual gostaria de fazer análise. Com qual você se sente bem nesse contato inicial ? Espero poder ter ajudado.
O melhor profissional é aquele com quem você se sente bem, à vontade, escutado, acolhido em seu sofrimento, em sua angústia. É aquele que consegue ser empático com o paciente, sensível, que consegue tornar a sessão um encontro humano significativo para ambos.
Boa noite, a escolha de um profissional associado a saúde emocional é normalmente cercada de dúvidas. A busca por indicações junto a pessoas conhecidas proporciona uma certa sensação de segurança. Contudo apenas o contato efetivo, normalmente estabelecido nas entrevistas iniciais poderá constituir um primeiro e fundamental contato transferencial, relação essa que irá, caso se consolide o processo terapêutico formatar a médio e longo prazo o relacionamento entre o terapeuta e o seu analisado. Nesse sentido é fundamental a busca por um acompanhamento terapêutico de um profissional de comprovada experiência. Conte inteiramente com o nosso apoio nessa jornada.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar o melhor psicanalista ou terapeuta cognitivo-comportamental:

Pesquise: faça uma pesquisa na internet e peça recomendações a amigos ou colegas que já tenham experimentado o tratamento psicológico.

Verifique a qualificação: verifique se o profissional tem uma formação adequada e se está registrado em um conselho de profissionais de saúde mental.

Verifique a especialização: alguns terapeutas se especializam em transtornos específicos, como ansiedade, depressão ou transtorno afetivo bipolar, por exemplo.

Converse com o terapeuta: fale com o terapeuta antes de marcar a primeira sessão e verifique se você se sente confortável conversando com ele ou ela.

Considere o estilo terapêutico: considere o estilo terapêutico do terapeuta, como a terapia comportamental e cognitiva ou a terapia psicodinâmica, por exemplo.

Lembre-se de que a escolha de um terapeuta é pessoal e pode levar algum tempo. Não hesite em experimentar mais de um terapeuta até encontrar o que é melhor para você.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Olá Escolher um bom psicanalista é uma decisão muito pessoal, sugiro que entre no site do Doctoralia e veja os perfis que mais te agrade, olhe as opiniões de seus pacientes e depois marque a primeira consulta pra ver se vai se identificar , se se sentir confortável com o profissional que escolheu, dê início ao tratamento.
Boa Sorte!!!
É ótimo que você esteja buscando ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental. Encontrar o melhor psicanalista e terapeuta cognitivo-comportamental pode ser uma parte fundamental desse processo. Aqui estão algumas etapas que podem ajudá-lo a encontrar um profissional adequado para você:
Fazer uma autoavaliação: Antes de começar a busca, é importante pensar sobre suas necessidades específicas. Considere que tipo de abordagem terapêutica você acha que seria mais benéfica para você, como a psicanálise ou a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Peça recomendações: Pergunte a amigos, familiares ou colegas se eles conhecem algum terapeuta ou psicanalista de confiança. A recomendação de alguém que teve uma experiência positiva pode ser valiosa.
Consulte recursos online: Existem muitos recursos online onde você pode pesquisar terapeutas na sua área. Sites como o Conselho Federal de Psicologia (CFP) ou associações de psicólogos podem fornecer listas de profissionais licenciados.
Verifique as credenciais: Certifique-se de que o terapeuta seja devidamente licenciado e tenha a formação necessária na abordagem terapêutica desejada, seja ela psicanálise ou TCC
Agende uma consulta inicial: Marque uma consulta inicial com o terapeuta para conhecer melhor sua abordagem, estilo de comunicação e personalidade. Isso ajudará você a determinar se há uma boa conexão entre vocês. Faça perguntas: Durante a consulta inicial, não hesite em fazer perguntas sobre a abordagem terapêutica, experiência do terapeuta e o que você pode esperar do tratamento. Avalie a empatia e a confiança: A relação terapêutica é fundamental para o sucesso da terapia. Certifique-se de se sentir à vontade com o terapeuta e de que ele demonstra empatia e respeito. Considere a logística: Pense na localização, no custo e na disponibilidade do terapeuta. Garanta que seja conveniente para você. Lembre-se de que a escolha do terapeuta é uma decisão pessoal, e pode ser necessário experimentar mais de um profissional antes de encontrar o que melhor atende às suas necessidades. O importante é cuidar da sua saúde mental, e encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável é um passo crucial nesse processo. Se você tiver dúvidas adicionais ou precisar de mais orientações, sinta-se à vontade para perguntar. Estou aqui para ajudar!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia breve - R$ 230
Olá, escolher um bom profissional é uma decisão muito pessoal. Marque uma entrevista através do site doctoralia, você terá acesso a vários profissionais para que possa escolher. O importante é cuidar da sua saúde mental. Quanto ao terapeuta, logo você perceberá se está com o profissional que buscava ou não. Abraço. Estou a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!