Como convencer uma doente de Alzheimer que precisa de acompanhante? Minha mãe ,86 anos,bem fisicamente,

6 respostas
Como convencer uma doente de Alzheimer que precisa de acompanhante? Minha mãe ,86 anos,bem fisicamente, insiste em ficar só... O que fazer?
Olá, entendo que é uma situação muito desfiadora, então procure assistência de uma neurologista, psicóloga ou assistente social para que sejam melhor orientados. É uma situação complicada mas realmente não é seguro deixar uma pessoa com doença de Alzheimer sem supervisão. Abraços!

Boa tarde.
Reconheço que é uma tarefa difícil, e manter só a pessoa idosa é preocupante a medida que a idade vai avançando.
A minha sugestão é que selecione uma pessoa que realmente atenda as necessidades, e vá inserindo aos poucos como ajudante temporária, até que se crie um vínculo real.
Aquilo que trás benefício acaba sendo incorporado, mas não imponha, pois isso cria resistência natural da pessoa que a vida toda foi ativa.
Espero ter ajudado.
Abraços
Olá, como todos os profissionais já disseram, trata-se de uma tarefa difícil. A pessoa com Doença de Alzheimer não tem percepção dos riscos e da necessidade de cuidado nas atividades cotidianas. Sugiro que fale sobre isso com o profissional com quem ela mais se identifica. Tentem encontrar alguma atividade que a faça se sentir bem e introduza uma pessoa nestas atividades. Outra opção é pedir para ela ensinar a cuidadora a cozinhar, por exemplo.
Toda doença abala a família e o próprio doente, a família fica preocupada, com a condição e limitações do familiar, e o doente também percebe, mas não admite o declínio de sua vitalidade,isso causa medo de perder sua autonomia, seu poder de decisão, o que é bem compreensível, portanto, para que convença sua mãe a ter uma ajudante exigirá, de voce muito tato pra convence-la, o ideal é ela achar que precisa de uma ajudante, caso ela sinta a imposição todo trabalho poderá levar ao fracasso, No DA, ha instabilidade de humor, esquecimento, e muita teimosia, voce deve colocar uma pessoa aos poucos e faze-la gostar dessa situação , ela devera perceber que uma ajudante so lhe trara benefícios como por exemplo descansar , a partir daí ela pode começar achar necessário e ela pedir , ou melhor , aceitar uma pessoa ; eu sei que é dificil ,mas acredito que impor é mais complicado. Quanto ao cuidador , que seria voce, eu sugiro um acompanhamento terapeutico, para diminuir angustias.
Olá!!
Conversar com um especialista pode ser o caminho para que consiga utilizar algumas estratégias de ação e reduzir o estresse causado no paciente que não entende sua real situação e a tudo questiona. Cabe lembrar que está não é uma situação fácil de lidar e que em alguns momentos terão que tomar decisões levando em consideração apenas o bem estar físico do idoso. De forma discreta é possivel auxiliar na manutenção da autonomia, auto estima e integridade física ao fazer com que o idoso sinta-se útil. No entanto, é caso a caso. As vezes basta aguardar alguns minutos para que o paciente aceite algo que acabou de rejeitar. Pelo seu relato a cuidadora pode ser inserida como uma amiga sua que está precisando de ajuda e sua mãe queira ajudá-la. Boa sorte.
Boa tarde!

Essa é uma situação bem complicada mesmo, mas é preciso realizar tentativas para melhorá-la.

Uma grande dica é o que os colegas mencionaram. Ir inserindo aos poucos um pessoa na casa dela. A princípio informando que trata-se de uma pessoa para ajudar nas tarefas domésticas, mas que progressivamente vai assumindo as responsabilidades de cuidador.

Ter alguém que ajude na supervisão da alimentação, do uso de medicamentos e da segurança do doente com Alzheimer faz toda a diferença.

abraços