como conviver com mae esquizofrenica sem sofrer , melhor seria achar cuidadores especializados ou clinica,

5 respostas
como conviver com mae esquizofrenica sem sofrer , melhor seria achar cuidadores especializados ou clinica, para nao sofrer desgaste emocional???
Ter a mãe com esquizofrenia é importante tentar entender que a doença pode alterar muito o funcionamento social da mesma. Se o desgaste emocional está aparecendo uma opção é tentar ler sobre a doença e se informar com o médico que a assiste sobre o quadro atual dela. Algumas vezes um acompanhamento na psicologia também é importante para o cuidador familiar.
Se tiver disponibilidade de contratar um cuidador fora do núcleo familiar e uma boa opção.

Olá!
Veja bem, a esquizofrenia é uma doença que de fato pode ser bem incapacitante para o portador e com potencial para gerar um significativo impacto no ambiente onde ele ele se insere.
Porém, com um acompanhamento psiquiátrico regular e um tratamento adequado, os sintomas são controlados e o paciente pode viver sem limitações e sem problemas de convivência.
Portanto, antes de pensar em contratar cuidadores ou internar em uma residência terapêutica, deve-se, primeiro, investir no tratamento psiquiátrico e também psicoterápico.

Cordialmente,
Dr. Daniel A. Cavalcante
O desgaste emocional para o cuidador de um esquizofrênico pode ser comprometedor, podendo agravar o estresse emocional tanto do paciente como do cuidador, gerando desgaste físico, psíquico e emocional. A Esquizofrenia é uma doença crônica e degenerativa, em que o paciente pode apresentar dificuldades para cuidar-se, reconhecer a realidade é até ter dificuldade sociais. É comum o cuidador vivenciar sentimentos de aflição, depressão, isolamento, tristeza crônica, medo, culpa, angústia etc, a presença do transtorno provoca ruptura da rotina familiar, já que o cuidador passa a colocar suas próprias necessidades em segundo plano.
Sugiro que você, busque um tratamento Psicológico, falar das suas dificuldades, ajudar muito e se possível, tenha outra pessoa para dividir essa tarefa.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
A esquizofrênico é uma doença que precisa ser tratada, um sujeito esquizofrênico apresenta dificuldades de estabelecer laço social e o convívio diário muitas vezes é difícil e desgastante. Com o tratamento medicamentoso e psicológico percebemos que os sintomas esquizofrênico podem ser amenizados e parte do convívio social estabelecido. Antes de decidir por uma internação tente primeiramente um tratamento para sua mãe.
Sugiro também que você procure um atendimento psicológico para você, pois é importante que você tenha um espaço de escuta e acolhimento diante das dificuldades que enfrenta com a doença da sua mãe.
Caso tenha alguma dúvida estou à disposição.
Abs, Luzlaine.
Desgaste emocional pode existir mesmo com uma mãe esquizofrênica. Tente cuidar de você, fazer exercícios, cuidar da sua saúde também. Tente contratar um acompanhante terapêutico (psicólogo ou terapeuta ocupacional) para ela, pode ajudar bastante.