Como descobrir se uma pessoa usa drogas?

5 respostas
Como descobrir se uma pessoa usa drogas?
olá, existem alguns indicios que as pessoas que começam a usar drogas acabam deixando aparecer, como: mudanças de comportamentos, hipersonia ou insônia, emagrecimento, falta de apetite (exceto com a maconha), desistência de projetos; falta de interesse nas coisas que costumava gostar, agressividade, por ai vai...
Mesmo com todos os indícios, para se ter certeza o ideal é fazer algum exame laboratorial que confirme a hipótese, existem exames de urina, sangue entre outros, que acusarão caso exista, e qual é a substância no organismo.

Para contribuir ao que as colegas Dra. Cristiane Y.S. da Silva e Dra.Ziza C. Komochena. acrescento a orientação de que para as pessoas que convivem e tem dúvidas sobre se a pessoa faz uso abusivo de substâncias, observar dois aspectos,
- primeiro relacionado as alterações físicas, alterações no peso e apetite, hálito, expressões faciais e tônus muscular, alterações no globo ocular (vermelhidão ou olhos brilhantes chamativos), dentre outros.
- e alterações comportamentais, agitação extrema alternada com momentos de apatia, ansiedade, desaparecimento repentino de objetos de valor e pequenas somas de dinheiro, faltas no trabalho ou queda abrupta de rendimento escolar, afastamento de colegas, aumento de agressividade e ações impulsivas dentre outras alterações repentinas observadas.
É preciso observar as mudanças de comportamentos que estão ocorrendo e causando prejuízos em sua vida. Em alguns casos ocorrem apatia, sonolência, o impedindo de estudar, trabalhar. Ficar atento se esta sumindo alguns pertences. Ou irritabilidade, agressividade, dormindo fora de casa para que os familiares não o vejam.
Caso percebam algo diferente nos comportamentos procurem ajuda imediatamente para possíveis prevenções.
Át.
Monica Araújo .
Para quê você quer descobrir? Se você tem dúvidas, vá para o lado positivo e assuma que não esteja usando. Se o comportamento da pessoa lhe atrapalha, procure resolver. Se detrás disto tem a droga, você vai descobrir no caminho.

Não seja passiva. Faça a sua parte. Não procure se facilitar a tarefa culpando a dependência da pessoa, se tiver. Conviver com uma pessoa requer entendê-la. A dependência frequentemente serve de pretexto para virar as costas.

Do outro lado existe o que se chama de co-dependência. Acontece quando o parceiro ou os familiares da pessoa lhe ajudam indiscriminadamente e assim possibilitam a dependência, por exemplo financeiramente, por medo de encarar o problema como grave e clarificar os limites do que podem aguentar. Assim se destróiem casamentos e famílias enteiras.

Se você descobrir dependência química, ajude à pessoa procurar ajuda, por exemplo nos Narcóticos Anônimos e não ajude à perpetuação da dependência da maneira que seja.
Olá,
Assim como disseram os colegas, existe uma alteração de comportamento, humor e até mesmo na fala da pessoa.
Porém alguém que usa drogas, usa de um artificio para lidar com um realidade que não consegue sozinho, é uma pessoa que precisa de atenção e cuidado.
Se for alguém de sua família, converse sobre sua preocupação, e cuidado com os julgamentos, demonstre entendimento e ofereça ajuda.
Dependendo dos casos com uma boa terapia psicológica é possível recuperar essa pessoa, e em casos mais graves a internação em clínicas é vantajosa.
Estou a disposição.
Att,