Toxicomanias - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - toxicomanias

Renata Marzola Coqueijo Fidalgo

Renata Marzola Coqueijo Fidalgo

Psicólogo

Salvador

Jessica Campello

Jessica Campello

Psicólogo

Rio de Janeiro

Márcia Gabriela Tavares Petri

Márcia Gabriela Tavares Petri

Psicanalista, Psicólogo

São Bernardo do Campo

André Victor Machado

André Victor Machado

Psicólogo

Curitiba

Sidney Matos

Sidney Matos

Psicanalista

Sorocaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas sobre Toxicomanias

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Toxicomanias

Não é normal. você deve consultar seu pediatra para afastar alguma causa orgânica, como dor de cabeça ou alteração neurológica. Caso não haja uma causa orgânica você poderia procurar uma psicanalista…
3 respostas


Esse sintoma arrancar o cabelo é uma repetição, algo que ela ainda não consegue expressar da sua dor ou dificuldade de lidar com alguma situação. Procure um profissional que a acolha e possa…
9 respostas


Não é usado o termo drogado atualmente.
existem os dependentes químicos que são os pacientes que tornam-se dependentes de alguma substância, faz uso apesar de já ter tido problemas de saúde…
10 respostas

Especialistas falam sobre Toxicomanias

Perspectiva de redução de danos para consumo de substâncias psicoativas como álcool e outras drogas, legais e ilegais, que trabalha, além das motivações conscientes e inconscientes do uso ou abuso da substância, com estratégias de substituição e redução, esclarecimento e tratamento de problemas associados ao uso como quadros de depressão e ansiedade subjacentes.

Rodrigo Passarelli De Brito

Psicanalista, Psicólogo

Recife

Agendar uma visita

As causas para o consumo e o abuso de drogas (legais ou ilegais) são várias, indo desde a dificuldade de estabelecer relações sociais à depressão. É importante entender que, para cada pessoa, a droga cumpre uma função diferente, e os efeitos de vício não são causados apenas pelas alterações orgânicas geradas pela droga; há muitas razões psíquicas que levam à adição. Cabe ao psicólogo investigar junto ao paciente os determinantes mentais por trás do uso de entorpecentes, a fim de desfazer a necessidade psicológica da utilização da droga. Dependendo do grau de intensidade da adição, o trabalho junto ao psiquiatra também pode ser necessário.

Bernardo Caldeira

Psicanalista, Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita

O uso de substâncias tóxicas gera sensações de prazer, que podem alterar a sua percepção, a inteligência, a memória, o raciocínio e o autocontrole. Em toda a história da humanidade o homem conviveu e experimentou substâncias com as quais buscava interagir a fim de experienciar novas sensações. Para a psicanálise isso se justifica pelo toxicômano se ver diante de uma incompletude fundante e buscar essa felicidade perdida nas drogas, aliviando e fugindo do sofrimento. Esse alívio propiciado traz a esperança de eliminar a a “incompletude” vivida e ali se tem um sentimento de onipotência. O psicanalista não tem acesso ao denominado toxicômano, assim trata o paciente como um todo.

Mariana Pavani

Psicanalista, Psicólogo

Campinas

Quais profissionais tratam Toxicomanias?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.