como diferenciar o delírio de perseguição da perseguição real?

7 respostas
como diferenciar o delírio de perseguição da perseguição real?
O ideal é procurar uma avaliação de um psiquiatra. É comum que o paciente que esteja com delírios não consiga diferenciar da realidade, portanto é importante a avaliação do profissional, de preferência com alguém do convívio do paciente em conjunto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendo avaliação com profissional de saúde mental para esclarecimento, avaliação detalhada da situação e tratamento caso necessário. O tratamento pode ser medicamentoso e/ou psicoterápico dependendo do caso.

De modo geral, delírio e realidade podem ser diferenciados ao fazer a análise de evidências que comprovam que esta sendo perseguido; e evidências que comprovam que você não está sendo perseguido. Entretanto, é muito difícil fazer essa análise sozinho ao estar experienciando os sintomas de delírio; por este motivo reforço novamente a importância de uma avaliação com profissional da área.

O melhor a fazer é procurar um psiquiatra para que ele consiga verificar a situação, pois o paciente nem sempre consegue avaliar adequadamente o que está ocorrendo. É comum que seja necessário mais de um encontro e que o profissional solicite a presença de um familiar para que consiga entender a situação de forma mais completa. Espero ter ajudado. Um abraço.

O simples fato de você ter se perguntado sobre como diferenciar uma perseguição delirante e uma perseguição real já indica um saber próprio sobre o que está acontecendo com você. Uma pessoa que tem um delírio de perseguição tem a certeza de que está sendo perseguida. Quando a dúvida se coloca, muito possivelmente não estamos tratando de um delírio.

Ao falar sobre essa sensação de ser perseguido você poderá diferenciar o que é fantasia e o que é realidade. A psicoterapia é uma ótima indicação.

Isso pode ser investigado junto a outras pessoas que convivem com você, pergunte a quem vc confia se seus pensamentos fazem sentido. Há outros fatores que auxiliam a diferenciar, a sensação de perseguição ocorre sempre com diferentes pessoas? Sente-se perseguido em qualquer lugar? Há motivos reais para ser perseguido por outras pessoas? Procure um profissional que irá auxiliar nessa diferenciação.

O ideal é procurar um profissional, um psicólogo e psquiatra para avaliar o conjunto.
O paciente sozinho não consegue fazer o diagnóstico, se a duvida existe, procure um profissional para exclarecer e se necessário entrar em processo psicoterapico e tratamento medicamentoso.
Gratidão!

Boa noite! A avaliação deve ser feita por um profissional que tenha experiência na saúde mental. Um psicologo seria de principio uma ótima opção, pois poderá dar um parecer dentro do quadro apresentado.

Especialistas

Erika Suelen de Paula Ricci

Erika Suelen de Paula Ricci

Psicólogo

São Caetano do Sul

Renata Almeida

Renata Almeida

Psicólogo

Nova Iguaçu

Jair da Silva Cerqueira

Jair da Silva Cerqueira

Psicólogo

Osasco

Weslley Nazareth

Weslley Nazareth

Psicólogo

Uberlândia

Thalita Garcia

Thalita Garcia

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Delírio

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.