Como diferenciar um esquizofrênico de alguém que realmente está sendo perseguido?

4 respostas
Como diferenciar um esquizofrênico de alguém que realmente está sendo perseguido?
Por vezes as ideias de perseguição são bizarras e claramente incompatíveis com a realidade. Porém, mesmo quando não são bizarras, existem algumas características distintivas, sendo a principal que o modo como o esquizofrênico conclui que está sendo perseguido seria insuficiente para qualquer pessoa chegar à mesma conclusão: frequentemente o esquizofrênico não define claramente quem são seus perseguidores, atribui a presença de pessoas ou carros por onde passa à conspiração dos que o perseguem, novamente sem ter elementos suficientes para sua conclusão (por exemplo, diz encontrar repetidamente carros ou pessoas, por onde passa). Outra característica é o grau de certeza que o esquizofrênico tem: ele não considera a possibilidade de que as "provas" para suas ideias possam ter outras explicações (por exemplo, um grupo conversando baixinho próximo a ele ou alguém dando um olhar "diferente" faz parte da perseguição, não podendo ter outras causas). Uma prova indireta é a quase sempre melhora das ideias com a medicação: as medicações não possuem nenhuma característica que fizesse uma pessoa parar de se achar perseguida, caso realmente houvesse indícios de que isto ocorre.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em geral quando se conversa com a familia voce descobre que o paciente está também auto-referente e persecutório além de com comportamentos bizarros há algum tempo. Muitas vezes tem prejuizo de higiene e prejuizo de critica de realidade, a narrativa não costuma ser coerente porque o pensamentos muitas vezes já está com algumas alterações. E no paciente esquizofrenico costuma existir um padrão recorrente de se sentir perseguido em diversos ambientes, por exemplo, em diversos ambientes de trabalho, o que o impede de trabalhar no mesmo local por muito tempo. O sono costuma estar prejudicado também. Enfim, no paciente psicótico existe todo um quadro que acompanha a idéia da perseguição.
Autoconhecimento é tudo. Delírios persecutórios afastam qualquer pessoa saudável de estar presente consigo mesma. Qualquer pessoa pode ter neurose, desde que ela não esteja prejudicando o seu bem-estar. Se esse for o caso, procure o apoio de um psicólogo. Encher-se de remédios não é a melhor saída em detrimento a realizar uma boa psicoterapia com um psicólogo capacitado.
Em Anamnese quando paciente vem ao consultório e quando se conversa com familiares percebe-se que o paciente está também auto-referente e persecutório além de apresentar comportamentos bizarros há algum tempo. Muitas vezes tem prejuizo de higiene de critica de realidade, a narrativa do paciente costuma ser coerente porque o pensamentos muitas vezes já está com algumas alterações. E no paciente esquizofrenico costuma existir um padrão recorrente de se sentir perseguido em diversos ambientes, por exemplo, em diversos ambientes de trabalho, o que o impede de trabalhar no mesmo local por muito tempo. O sono costuma estar prejudicado também. Ja no paciente psicótico existe todo um quadro que acompanha a ideia da perseguição. As ideias de perseguição são bizarras e claramente incompatíveis com a realidade. E mesmo quando não são bizarras, existem algumas características distintivas como o modo como o esquizofrênico conclui que está sendo perseguido seria insuficiente para qualquer pessoa chegar à mesma conclusão e frequentemente o esquizofrênico não define claramente quem são seus perseguidores, atribui a presença de pessoas ou carros por onde passa à conspiração dos que o perseguem, novamente sem ter elementos suficientes para sua conclusão (por exemplo, diz encontrar repetidamente carros ou pessoas, por onde passa). Outra característica é o grau de certeza que o esquizofrênico tem: ele não considera a possibilidade de que as "provas" para suas ideias possam ter outras explicações (por exemplo, um grupo conversando baixinho próximo a ele ou alguém dando um olhar "diferente" faz parte da perseguição, não podendo ter outras causas.

Especialistas

Graciela Souto Maior Braga Portela

Graciela Souto Maior Braga Portela

Psiquiatra, Médico perito

Limoeiro

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.