Como diferenciar um esquizofrênico de alguém que realmente está sendo perseguido?

4 respostas
Como diferenciar um esquizofrênico de alguém que realmente está sendo perseguido?
Por vezes as ideias de perseguição são bizarras e claramente incompatíveis com a realidade. Porém, mesmo quando não são bizarras, existem algumas características distintivas, sendo a principal que o modo como o esquizofrênico conclui que está sendo perseguido seria insuficiente para qualquer pessoa chegar à mesma conclusão: frequentemente o esquizofrênico não define claramente quem são seus perseguidores, atribui a presença de pessoas ou carros por onde passa à conspiração dos que o perseguem, novamente sem ter elementos suficientes para sua conclusão (por exemplo, diz encontrar repetidamente carros ou pessoas, por onde passa). Outra característica é o grau de certeza que o esquizofrênico tem: ele não considera a possibilidade de que as "provas" para suas ideias possam ter outras explicações (por exemplo, um grupo conversando baixinho próximo a ele ou alguém dando um olhar "diferente" faz parte da perseguição, não podendo ter outras causas). Uma prova indireta é a quase sempre melhora das ideias com a medicação: as medicações não possuem nenhuma característica que fizesse uma pessoa parar de se achar perseguida, caso realmente houvesse indícios de que isto ocorre.

Em geral quando se conversa com a familia voce descobre que o paciente está também auto-referente e persecutório além de com comportamentos bizarros há algum tempo. Muitas vezes tem prejuizo de higiene e prejuizo de critica de realidade, a narrativa não costuma ser coerente porque o pensamentos muitas vezes já está com algumas alterações. E no paciente esquizofrenico costuma existir um padrão recorrente de se sentir perseguido em diversos ambientes, por exemplo, em diversos ambientes de trabalho, o que o impede de trabalhar no mesmo local por muito tempo. O sono costuma estar prejudicado também. Enfim, no paciente psicótico existe todo um quadro que acompanha a idéia da perseguição.
Autoconhecimento é tudo. Delírios persecutórios afastam qualquer pessoa saudável de estar presente consigo mesma. Qualquer pessoa pode ter neurose, desde que ela não esteja prejudicando o seu bem-estar. Se esse for o caso, procure o apoio de um psicólogo. Encher-se de remédios não é a melhor saída em detrimento a realizar uma boa psicoterapia com um psicólogo capacitado.
Em Anamnese quando paciente vem ao consultório e quando se conversa com familiares percebe-se que o paciente está também auto-referente e persecutório além de apresentar comportamentos bizarros há algum tempo. Muitas vezes tem prejuizo de higiene de critica de realidade, a narrativa do paciente costuma ser coerente porque o pensamentos muitas vezes já está com algumas alterações. E no paciente esquizofrenico costuma existir um padrão recorrente de se sentir perseguido em diversos ambientes, por exemplo, em diversos ambientes de trabalho, o que o impede de trabalhar no mesmo local por muito tempo. O sono costuma estar prejudicado também. Ja no paciente psicótico existe todo um quadro que acompanha a ideia da perseguição. As ideias de perseguição são bizarras e claramente incompatíveis com a realidade. E mesmo quando não são bizarras, existem algumas características distintivas como o modo como o esquizofrênico conclui que está sendo perseguido seria insuficiente para qualquer pessoa chegar à mesma conclusão e frequentemente o esquizofrênico não define claramente quem são seus perseguidores, atribui a presença de pessoas ou carros por onde passa à conspiração dos que o perseguem, novamente sem ter elementos suficientes para sua conclusão (por exemplo, diz encontrar repetidamente carros ou pessoas, por onde passa). Outra característica é o grau de certeza que o esquizofrênico tem: ele não considera a possibilidade de que as "provas" para suas ideias possam ter outras explicações (por exemplo, um grupo conversando baixinho próximo a ele ou alguém dando um olhar "diferente" faz parte da perseguição, não podendo ter outras causas.