Como é a psicoterapia/análise? Como devo me portar na consulta? Que tipos de assuntos devo expor?

27 respostas
Como é a psicoterapia/análise? Como devo me portar na consulta? Que tipos de assuntos devo expor?
Confie no profissional que está te atendendo em terapia e fale de tudo, quanto mais você falar, tanto melhor para o seu tratamento. Não desista de se entender e tente não racionalizar as coisas, quanto menor a defesa, mais a terapia vai se desenvolver. Procure profissional da sua confiança e fale principalmente dos problemas que mais a(o) atormenta a mente. Abraço e bom final de semana!

Você pode ter toda a segurança no especialista que escolher, ele perguntará o que achar importante saber, mas primeiramente você deve explicar o motivo que te levou a procurar tal profissional, pode ficar tranquilo para abordar qualquer assunto! Seja verdadeiro de deixe tudo fluir, ele precisa conhecer sua história e o que está te incomodando neste momento.
A terapia funciona como um processo de auto conhecimento. Então, não se preocupe com sua postura, tenha em mente que irás encontrar um profissional que está apto para acolher seus incômodos, suas alegrias e tristezas - sua vida. Os assuntos se apresentarão aos poucos.
Experimente e colha bons resultados de seu processo terapêutico!
Para que a terapia flua de modo construtivo com finalidade de alcançar bons resultados deve ater-se em buscar um profissional que estabeleça confiança e ética. O setting terapêutico é um espaço e momento do paciente, portanto deve sentir segurança tanto no ambiente quanto no profissional. Já que esse será o espaço que poderá falar sobre suas questões sem qualquer julgamento de valores. O profissional atuará em função de auxilia-lo na busca da solução para o sofrimento a qual está acometido. Acho de extrema importância o estabelecimento do vinculo terapêutico e a confiança para obtenção de bons resultados durante o processo
Parta do seguinte ponto: é a terapia da fala ou como uma "limpeza de chaminé". Acho q isso é o mais importante para que uma terapia inicie. Confie! Experimente.
Costumo falar para meus clientes que a terapia é um espaço só "seu", um lugar onde onde ele poderá falar tudo que quiser e se sentir livre para falar, será um espaço de escuta e acolhimento, e totalmente sigiloso. Ali o profissional não irá recriminável-lo, e muito menos questiona-lo. Não existe o certo ou errado, existe seu tempo e, seu "eu".
A analise costuma funcionar, porque depende do profissional também, mas geralmente o primeiro encontro é uma entrevista. O analista diz que lá você pode falar tudo o que lhe vem a cabeça, por mais inútil ou vergonhoso que isso lhe pareça. A partir disso você vai trazendo elementos para a análise, se é indicado continuar, se há desejo de permanecer, quantas sessões... enfim, firmam um contrato.
seja você ali, não tenha medo!
Sua pergunta é muito interessante. Muita gente busca terapia e não sabe como funciona ou quais seus reais benefícios. O funcionamento depende da abordagem do psicoterapeuta. Algumas abordagens são mais interventivas, outras nem tanto. Todas as linhas tem o mesmo objetivo: ajudar. É importante salientar que deve ser uma relação de respeito mútuo. Você pode falar tudo o que te incomoda e te faz sofrer.

Renata Freitas
Olá,
A análise é uma psicoterapia realizada por um psicanalista, ou seja, um profissional que segue a linha teórica chamada psicanálise.
Não há uma maneira "certa" ou um manual de como se portar na consulta, aliás, pelo contrário. Você deve se portar da sua maneira, como você se porta em outros lugares da sua vida. Ali é um lugar para você falar de você, sua história, suas questões e particularidades.
O assunto que deve levar é o que vier a sua cabeça. O que te levou buscar uma análise? O que te incomoda? Qual sua história de vida? É sobre isso que você deve falar.
Abraço
A psicoterapia pode variar dependendo da linha do psicólogo, mas, de forma geral, a análise constitui um espaço seguro, protegido pela confidencialidade, e voltado para as questões que causem dificuldades em sua vida. Dessa forma, não existe "maneira errada" de se portar na terapia, nem "assuntos impróprios".

Portanto, se tiver dúvidas quanto a como se portar, ou aos tipos de assunto que deve expor, exponha essas dúvidas para o terapeuta na primeira sessão, para que ele possa ajudar a amenizar a ansiedade e esclarecer que não existe um "jeito certo" de ser paciente na terapia.

O "jeito certo" de agir é sendo você mesma!

Boa sorte!
Você terá um ambiente totalmente seguro e sigiloso para expor sua história e falar das coisas que te incomodam.

Não precisa roteiro prévio, ou preocupação com o que vai falar, se o analista é experiente fará um bom manejo inclusive dos silêncios, pausas, queixas e ritmo do paciente.

O consultório do psicanalista é um lugar onde a pessoa pode expressar-se com total liberdade, e será ouvida com atenção e compromisso pelo terapeuta.

Por mais bobo que pareça ser o tema ou sem importância, se incomoda deve ser falado, pois é muito comum os grandes traumas e impasses da psique humana estarem camuflados justamente nestes assuntos aparentemente irrelevantes.

Cabe ao psicanalistas observar e interpretar corretamente, podendo assim apontar ao paciente os pontos nodais de sua verdadeira história inconsciente que o faz sofrer.

O psicanalista deverá manejar a clinica com perguntas e questões pertinentes e coerentes ao material substrato do sintoma.
Ola
A análise ou a psicoterapia é um espaço sigiloso e acolhedor, no qual um profissional da psicologia, independente de sua abordagem de atuação, irá oferecer a escuta ativa de qualquer assunto ou queixa que o pacientes achar pertinente e necessário em compartilhar.
De acordo com nosso código de ética profissional não haverá certo ou errado ou julgamento de valores.
Procure um profissional ético que estará apto a te ouvir ativamente e te auxiliar num processo de autoconhecimento e acolhimento.
A análise e psicoterapia podem aumentar sua qualidade de vida. Na maioria das vezes, as pessoas criam consciência de vários pontos fundamentais de suas vidas na análise, por isso a análise tem carater preventivo. Escolha um profissional que você simpatize e fale sobre suas dúvidas e sobre os motivos que te levam a procurar auxílio. Abraço
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento, que sempre traz benefícios para o indivíduo. A terapia da psique é um trabalho extremamento subjetivo, por isso é importante você levar questões pessoais, não se preocupe com o pode ou não pode, na verdade, o momento da psicoterapia é o seu momento, você estará em um local protegido e de alta confidencialidade. Seja você mesmo, pois o trabalho do psicólogo não é de julgar e nem avaliar se o comportamento é certo ou errado e sim de acolher e trazer a sua consciência o que é levado ao consultório.
O desenvolvimento pessoal sempre é importante. Abraço.
Psicoterapia é um processo científico de compreensão mediante o qual um profissional utiliza meios psicológicos, especialmente a comunicação verbal, com o intuito de influenciar o cliente , auxiliando-o a modificar problemas de natureza emocional, cognitiva ou comportamental.

As psicanálises têm como objetivo investigar as atitudes legítimas que devem ser mantidas, bem como as ilegítimas que necessitam de retificação.

O terapeuta iniciará a primeira sessão realizando a anamnese que consiste no histórico das dificuldades que levaram o cliente a procurar ajuda.

No caso das psicanálises é comum que o acesso ao inconsciente seja feito também através da análise de sonhos, que o analista solicitará ao cliente que anote previamente.
Primeiramente parabéns pela pergunta. Muitas pessoas não sabem como funciona a psicoterapia e não tem coragem de perguntar. Se não sabemos como funciona fica difícil saber como podemos nos beneficiar, não é mesmo?!

Mas vamos a sua resposta. A psicoterapia é um processo de encontro consigo mesmo que pode ser disparado por alguma situação de crise específica, seja com sintomas físicos ou não, ou pelo desejo de ampliar suas possibilidades pessoais.
Você não precisa ser encaminhado pelo seu médico para se permitir chegar a um psicólogo. Se você quer melhorar suas relações, sua rotina, seu olhar para si mesmo, etc. então a psicoterapia é pra você.
Quanto ao que dizer na consulta, a resposta é bem simples: não há nenhuma regra. Você pode falar sobre o que quiser e não falar também. O processo terapêutico é conduzido pelo profissional mas sempre respeitando seu tempo e possibilidades. Seu psicólogo será um acompanhante (com conhecimento especializado) na sua jornada.

Forte abraço!
Olá! Muitos colegas já responderam a sua pergunta, mas gostaria de dizer para você, que o mais importante é procurar ajuda profissional. Cuidar do seu emocional, falar do que te incomoda na sua vida, ajuda muito a aprender a lidar com as questões e problemas. Como muitos já falaram, não há certo e errado, não existem questões morais, nem julgamentos.. A abordagem do terapeuta é entender porque você funciona dessa forma e como pode ajudá-lo. É simples! O terapeuta experiente saberá conduzir e você irá se abrindo, e em pouco tempo, você saberá o quer falar, o que precisa ser trabalhado. Existirão dias que você poderá chegar sem saber o que falar e eu costumo dizer que nesses dias que não tem nada "programado", aparecem temas realmente importantes que estavam guardados lá no fundo da psique e acontecem sessões maravilhosas! Vá sem se preocupar com o que deve falar ou como deverá se portar! Vá e seja você, naturalmente!
Boa sorte e bom processo terapêutico! ;)
Olá! Sua pergunta é muito importante, visto que muitas pessoas não conhecem o funcionamento.
No processo terapêutico, você encontrará um ambiente acolhedor e principalmente isento de julgamentos por parte do profissional; além disso, existe o seguro de compartilhar a sua história com um profissional que manterá o sigilo.
O psicólogo(a) está apto para utilizar uma escuta ativa, voltada para sua história; Independente da teoria, o principal objetivo é proporcionar a possibilidade do indivíduo ser autônomo diante de suas escolhas, dando prioridade ao seu bem estar em relação ao meio social.
Você não precisa se comportar de determinada forma, apenas ser você mesmo, se apropriando do seu próprio eu.
Olá! É importante entender que Psicanálise não é ciência e não é Psicologia. Atualmente qualquer pessoa pode fazer Psicanálise sem ter formação universitária e Psicoterapia é feita por Psicólogos formados e têm conselhos regionais fiscalizadores. Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Tanto Psicoterapia quanto a Psicanalise , em qualquer momento de nossa vida e muito importante para o nosso crescimento interno e saber como lidar com as dificuldades da sua vida. E de extrema importancia entender a gente mesmo e fortalecer os aspecto fragil. Obrigada pelo contato. Estou a disposiçao .
Sempre digo a meus pacientes no primeiro encontro que estao de parabens por procurarem a ajuda da psicoterapia, que trata da saude emocional. Todos chamam o dentista porque querem melhorar sua saude dental. Nao ha preconceito. Todos procuram o mecanico para melhorar o carro. Poucos procuram ajuda na saude emocional. Uma das desculpas e EU NAO ESTOU LOUCO. Psicotrapia e para todas as pessoas que querem melhorar sua vida emocional, melhorar seus comportamentos, suas relacoes, suas atitudes. Outra coisa que sempre digo no primeirot encontro e que na Psicoterapia nao existe condenacao, julgamento, critica e que e um encontro sem censura. Pergunte todas as suas duvidas na terapia. Aprendi que o primeiro encontro e aquele no qual o paciente analisa o profissiomal para ver a sua competencia, especialmente como pessoa e nao como tecnico. Esta e uma das contribuicoes do famoso mestre em psicoterapia CARL ROGERS. Tive a honra de ser pessoalmente seu discipulo. A Psicoterapia ajuda muito.
A psicoterapia/análise é um processo de auto conhecimento, o que muda entre elas é a abordagem e a forma como cada Psicólogo vai trabalhar com o seu paciente.
Ambas são um espaço seguro e protegido pelo sigilo profissional. Então não se preocupe com sua postura, ou se esta fazendo certo ou errado, a terapia é um espaço só seu para trabalhar, junto com o psicólogo, seus incômodos e suas dificuldades.
É importante levar essas questões no dia da entrevista, dessa forma seu psicólogo também pode estar ajudando com suas dúvidas.
Boa Sorte, Juliana Cozzolino.
Olá, bom dia!
É necessário falar sobre questões da sua vida que te incomodem e que são relevantes na sua história.
Para que isso ocorra, é importante que você encontre um psicólogo que te passe confiança.
Que bom que você está buscando cuidar da sua saúde emocional, isto vai te trazer muitos benefícios. Dentre eles, encontram-se o aumento da capacidade de gestão emocional e de estados internos, que aumentam a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades impostas pela vida. Além disso, ocorre o fortalecimento das habilidades interpessoais, como empatia, capacidade de comunicação, assertividade e resolução de problemas com maior autonomia. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Boa noite. Não tenha limitações na sua colocação na terapia, esteja com um profissional que você confie e tenha a liberdade de fazer as suas colocações. A terapia é o seu momento, é a oportunidade de se ouvir , de ser você mesmo.
Já na primeira conversa, o ideal é que você se sinta seguro e confortável, além de sentir confiança para expor os seus problemas ao psicólogo.
O Psicólogo vai esta ali para te acolher, para te ouvir e propor um projeto psicoterapêutico que melhor se encaixe a sua necessidade. O profissional em questão vai saber orientá-la em relação seu discurso fique tranquila.
Olá! Você deve ter em mente que a profissional que te atender estará ali disposta a acolher suas demandas. Você deve falar sobre as questões que te motivaram ir para a terapia. É importante que você estabeleça um vínculo legal com a pessoa que estiver te atendendo visto que, a partir dele, você se sentirá mais confortável para falar sobre questões que nunca falou com ninguém. Lembre-se que o ambiente da psicoterapia é seguro, sigiloso, é seu espaço e você poderá falar sobre o que achar que deve. Em todo caso, no decorrer do processo, sempre que houver dúvidas, nada te impede de questionar a profissional que tiver te atendendo. Um abraço e sigo à disposição!
Boa pergunta! Quase todos os que iniciam uma análise tem essa preocupação. Mas, basicamente e para sua tranquilidade, a primeira entrevista em psicanálise/psicoterapia é o momento de dizer o que te faz procurar por um atendimento, ajuda, autoconhecimento, tratamento, seja lá como você está conseguindo nomear esta necessidade de ter contato com um analista/psicoterapeuta. Vá em frente! Agende sua primeira entrevista.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200