Como é feita a cirugia?
2
respostas
Como é feita a cirugia?
Além da cirurgia tradicional e mais realizada que é a Derivação Ventrículo Peritoneal (DVP), outra cirurgia possível é Terceiro ventriculostomia Endoscópica (TVE). A TVE pode ser realizada principalmente nos casos onde há uma assimetria dos ventrículos, em que o 4o ventrículo é bem menor que os outros. Isso pode ocorrer devido a uma estenos no aqueduto de Sylvius, mas também por obstrução por outras causas, como infecção ou tumor. Importante perguntar ao seu médico neurocirurgião se o tratamento endoscópico pode ser feito no caso específico. A principal vantagem do tratamento endoscópico é não precisar deixar um dispositivo permanente no paciente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia para hidrocefalia pode ser uma derivação ventrículo-peritonial (DVP). Os leigos a denominam válvula. O Neurocirurgião coloca um cateter no ventrículo lateral direito, geralmente, que irá conectar o ventrículo ao peritônio (cavidade abdominal). Mas também, menos comum, pode ser ao átrio direito do coração ou espaço pleural ou retro-hepático etc. E, entre os cateteres, há uma válvula que regula o fluxo liquórico. Ela pode funcionar de várias maneiras: gravitacional, fluxo, pressão, com mecanismo anti-sifão etc. Outra opção para os paciente com hidrocefalia é a cirurgia endoscópica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu filho tem 4 meses tem a válvula dvp devido a mielo raquiquise, não sei se e normal a válvula inchar durante algum exercício ex: Tummy time e quando ele tá dormindo também ela incha e normal ?? Ele está normal come , dorme bem e bem risonho não vejo nada de anormal no comportamento do meu filho só…
- Minha vó fez DVP para HPN tem 9 dias, a recuperação está ok, pontos sequinhos, sem dor, sem nauseas e com a marcha levemente melhorada. Mas surgiu um inchaço no pescoço, indolor. Mandamos mensagem pro cirurgião e ele disse que até o momento isso é normal. Mas estamos com medo, o que poderia ser esse…
- Minha filha colocou a DVP ainda bebê,e hoje tem 10 anos, e a anos não vivemos por conta das enxaquecas, ja ficou internada , fez tomografia a uns 2 anos , e me falaram até que se fosse problema com a válvula , ela não melhoraria com medicação, isso faz sentido, porém a medicação não resolve por muito…
- Minha filha colocou válvula para hidrocefalia em 2003 no Hospital da Luz na vila Mariana, agora a válvula está com hiperdrenagem é preciso saber o modelo e o fabricante para fazer a regulagem?
- Quem tem hidrocefalia pode viajar de avião?
- Boa noite, quem tem hidrocefalia pode consumir bebidas alcoólicas?
- A minha vizinha colocou a válvula de hidrocefalia há quatro meses, ela levou uma queda há um mês, mas só agora apareceu algo diferente em cima da válvula, a pele formou uma pequena bolsa de líquido e tinha uma casquinha de ferimento, um enfermeiro amigo da família estourou a bolsa com uma pinça, ela…
- Meu filho nasceu com hidrocefalia fez a primeira cirurgia com três dias do seu nascimento ou com quatro meses a outra com deis meses hoje graças a Deus ele está com 30 anos nunca mas precisou fazer outra ,fomos este mês no neurologista dele e ele falou que a válvula está ótima, tenho muito medo de precisar…
- Boa noite, aos 16 anos fez a cirurgia à hidrocefalia, com colocação de válvula e cateter, aos 46 anos a válvula avariou e removeram-na, passado um ano da remoção, comecei com dores abdominais, pode ser causa da remoção?
- Coloquei DVP (devido a tumor) a 1 ano e meio, e recentemente tenho dores de cabeça constantes (de 2 a 3 vezes por semana). Melhora com uso de remédio (dipirona 1g). Uma consulta com neurologista para tratamento medicamentoso seria o ideal? Ou pode ser indicativo de mal funcionamento da válvula?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 720 perguntas sobre Hidrocefalia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.