Como é feita a histerectomia vaginal?

2 respostas
Como é feita a histerectomia vaginal?
A histerectomia Vaginal é o procedimento em que o útero é retirado pelo cirurgião com auxílio de instrumentos inseridos através da vagina, e toda a cirurgia é realizada através da vagina. É considerada uma cirurgia por orifício natural. O médico vai separando a vagina do útero e então o útero é separado de seus ligamentos, dos vasos sanguíneos, da bexiga, das tubas uterinas e do ovário, sendo então retirado através da vagina. O cirurgião então sutura, ou costura a vagina (nas bordas que foram separadas do útero e ficam no fundo da vagina) e a mesma fica em fundo cego, presa no mesmo local que se encontrava antes, nos ligamentos do útero e da própria vagina. Ou seja, há pouca ou nenhuma consequencia para a vida sexual, o ato de urinar ou evacuar, apos a recuperação do paciente. Em geral é necessário um período sem relações sexuais, para permitir a cicatrização adequada do fundo da vagina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além do que já foi dito, é importante saber, que a recuperação após uma histerectomia vaginal é muito mais rápida e com muito menos dor que a histerectomia abdominal, como já foi dito, tem indicação precisa e contraindicações, e por isso tem que ser muito bem avaliada.

Especialistas

Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro

Endocrinologista, Ginecologista

Lavras

Agendar uma visita
Denise Leal

Denise Leal

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Jean Carlo Nascimento

Jean Carlo Nascimento

Ginecologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Histerectomia Vaginal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.