Como é feito o diagnostico do abcesso dentario?

3 respostas
Como é feito o diagnostico do abcesso dentario?
Dr. Claudio Fleig
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Abcesso dentário tem diagnóstico clínico (através do que o cirurgião dentista observa e o que o paciente relata) e através de imagens (radiografias ou tomografias).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como foi dito anteriormente, pode existir basicamente dois tipos de abscessos dentários. Um periodontal que tem origem no periodonto (gengiva e osso), que se diagnostica por exames clínicos e às vezes, por exames de imagens. O outro é periapical, que se origina da polpa do dente. Esse, pode ser abscesso agudo ou crônico. O agudo, vem sempre associado a dor e edema. O crônico, é uma patologia que na grande maioria das vezes, não tem nenhuma sintomatologia. Esse, geralmente só é diagnosticado por acaso, através de imagem radiográfica. De qualquer forma, todos tem tratamento quando diagnosticados em tempo hábil.
Dra. Vania D'Angelo
Dentista
São Paulo
Pelo exame clínico, na maioria das vezes, pode se detetar a presença desse abscesso pela aparência de vermelhidão e pontos amarelos concentrados , que seriam o pus. Estou explicando a vc do ponto de vista seu. Presença de dor intensa, muitas vezes pulsante, dor à palpitação. Calor na área vermelha e adjacente. A conduta imediata é localizar a origem. Se estamos falando de dentes, um abscesso pode ter origem interna, por contaminação da polpa (cáries) o que necessita tratamento endodontico (canal). Se for externo ao dente pode ter origem pela presença de tártaros recorrentes ou formação do que chamamos bolsa periodontal onde há perda óssea geralmente grave ao osso que envolve o dente. Ambos os casos e no geral abscessos necessitam ação imediata. Uso de antibióticos e drenagem para evitar que haja agravamento do quadro. Há casos que podem levar a internações hospitalares. Espero ter respondido à sua pergunta.

Especialistas

Cynthia Heckert Brito

Cynthia Heckert Brito

Dentista

Nova Friburgo

Júlio Messina Calderon

Júlio Messina Calderon

Dentista

São Paulo

Mykael Francisco Ruaro

Mykael Francisco Ruaro

Dentista

Pato Branco

Paulo Areal Neto

Paulo Areal Neto

Dentista

Rio de Janeiro

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Silvania Barcelos

Silvania Barcelos

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Abcessos dentários
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.