Como é feito o diagnostico do abcesso dentario?
3
respostas
Como é feito o diagnostico do abcesso dentario?
Abcesso dentário tem diagnóstico clínico (através do que o cirurgião dentista observa e o que o paciente relata) e através de imagens (radiografias ou tomografias).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Como foi dito anteriormente, pode existir basicamente dois tipos de abscessos dentários. Um periodontal que tem origem no periodonto (gengiva e osso), que se diagnostica por exames clínicos e às vezes, por exames de imagens. O outro é periapical, que se origina da polpa do dente. Esse, pode ser abscesso agudo ou crônico. O agudo, vem sempre associado a dor e edema. O crônico, é uma patologia que na grande maioria das vezes, não tem nenhuma sintomatologia. Esse, geralmente só é diagnosticado por acaso, através de imagem radiográfica. De qualquer forma, todos tem tratamento quando diagnosticados em tempo hábil.
Pelo exame clínico, na maioria das vezes, pode se detetar a presença desse abscesso pela aparência de vermelhidão e pontos amarelos concentrados , que seriam o pus. Estou explicando a vc do ponto de vista seu. Presença de dor intensa, muitas vezes pulsante, dor à palpitação. Calor na área vermelha e adjacente. A conduta imediata é localizar a origem. Se estamos falando de dentes, um abscesso pode ter origem interna, por contaminação da polpa (cáries) o que necessita tratamento endodontico (canal). Se for externo ao dente pode ter origem pela presença de tártaros recorrentes ou formação do que chamamos bolsa periodontal onde há perda óssea geralmente grave ao osso que envolve o dente. Ambos os casos e no geral abscessos necessitam ação imediata. Uso de antibióticos e drenagem para evitar que haja agravamento do quadro. Há casos que podem levar a internações hospitalares. Espero ter respondido à sua pergunta.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz tratamento d canal em dois dentes 17 e 36 estavam bons por duas semanas só que acabaram começando a doer e deu infecção periodontal , foi drenado os dois e foi dada medicações faz 4 dias , o que depois do tratamento será feito p não voltar a periodontite e infeccao e quais os riscos? Faz 4 dias e…
- Tenho diabetes e estou gravida e agora estou com uma inflamação no dente que parece que tem muito pus ,isso pode acarretar problemas para o meu bebê?
- Meu dente do canal quebrou fui ao dentista disse que vai ter que extrair o dente e eu não quero, e nem por implante pois é muito caro e não quero mesmo, posso ficar com o dente assim mesmo pois nao me dói e não me incomoda nem um pouco
- Estou gestante e com abcesso interno com as bochechas enormes parecendo que vai explodir, o dentista nao pode me avaliar por conta gravidez oq eu devo fazer?
- Como fica a cicatriz após drenagem pra tira a espinha , e normal né 1 semana quando passo a mão senti a espinha bem pequena ainda a região pouco inchada ? O corativo saiu a metade será que infeccionou de novo ? Não estou sentindo dor
- Entrou um pedaço de carne dentro da minha gengiva tentei mais não consegui retirar pelo contrário começou a sangrar mais não aconteceu nada apoz isso mais fiquei com medo de mais tarde ficar peor mais não tive nada depois que isso aconteceu vocês acham necessário alguma avaliação
- É possível que algum antibiótico cause garderella?
- Machuquei embaixo da minha língua, e agora saiu uma bolinha vermelha que dói muito, oq devo fazer?
- Estou passando por tratamento de canal no qual se formou um abscesso. O mesmo foi drenado já na primeira sessão e tomei as medicações prescritas corretamente, culminando na ausência de dor e também perda do inchaço. Minha pergunta é com relação a uma pequena rigidez que sinto na região do anterior abscesso.…
- Fiz tratamento de canal, mas quando eu passo o fio dental dói, é normal ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Abcessos dentários
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.