Abcessos dentários - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Que são abcesso dentário?

Bolsões de material purulento (pus), que são formados nas proximidades de uma infecção dentária. Eles são acompanhados por dor intensa e inchaço na área, aparecendo febre quando são mais graves.

Por que abcesso dentário?

Eles geralmente são causados ??pela cárie do dente-destruido ou infecção da cavidade pulpar de um dente (pulpite). Os germes da boca se acumulam e se multiplicam no dente ou dentro do dente afetado, espalhados por toda a área circundante. Neste momento a área vai aparecer inchada e dolorida, e se tratada adequadamente, haverá uma infecção grave.

O corpo tenta nos defender dessa infecção de combate aosgermes, resultando na formação de bolsões de pus.

O que eu posso fazer para evitar abscessos dentários?

Sabendo que abcessos dentários são principalmente devido à cárie e pulpite, a melhor maneira de preveni-la:

  • Manter dentes e gengivas saudáveis, e tentar limitar o consumo de alimentos doces e líquidos durante as refeições (evitar doces pegajosos, porque ficam presos no dente).
  • Sempre escovar os dentes após as refeições, usando um creme dental com flúor.
  • Use fio dental para limpar os espaços entre os dentes ou escovas interdentais (sempre de acordo com as recomendações do seu dentista).
  • Se um dente tem cárie ou dor, é preciso ir ver o dentista para tratar e prevenir a formação de abcessos dentários.
  • Ir regularmente ao dentista para exames preventivos e, se necessário, procurar num estágio inicial quaisquer problemas.

Pessoas com doenças que enfraquecem as defesas (Sida) em geral essas infecções podem se tornar mais graves (diabetes) devem prestar especial atenção aos seus dentes para prevenir infecções nesta área.

O que eu posso fazer se eu tiver um abcesso dentário?

A primeira coisa é ir a um dentista, que vai tentar drenar o pus acumulado e receitar potente antibiótico, e então avaliar a possibilidade de salvar a parte que causou a infecção. Se houver algum dos seguintes sintomas, a infecção pode ser grave e deve consultar um cirurgião oral:

  • Febre alta
  • Descarga de pus através da pele do rosto
  • Grande inchaço do rosto grande, sendo mais grave quando afeta o pescoço
  • Inflamação da língua ou sob a mesma
  • Dificuldade ou incapacidade de abrir a boca
  • Dificuldade ou incapacidade de engolir
  • Falta de ar.

Como são osabcessos dentários?

  • Às vezes, os abcessos rompem deixando o pus na boca ou na pele, se não, o dentista ou cirurgião-dentista deve fazer uma incisão (corte) para remover o pus.
  • Então, dependendo do tamanho do abscesso se é obrifgado a colocar um tubo de drenagem (geralmente de borracha ou folha), que serve para facilitar a descarga de pus que se forma, até a cura completa da infecção.
  • Você precisa de um poderoso antibiótico, normalmente por via oral (em casos graves, por via intravenosa)
  • Nunca se deve começar nosso próprio tratamento antibiótico, este deve ser sempre supervisionada por um especialista que conhece o mais adequado às nossas necessidades de acordo com o tipo de infecção.
  • O tratamento antibiótico não deve ser interrompido, apesar da melhora dos sintomas, porque os germes podem se tornar resistentes a esta droga, sendo ineficazes em outros momentos quando precisamos usá-lo para outras infecções.
  • Vamos lavar com água morna e sal (uma colher de chá por xícara ) cerca de 15-20 vezes por dia durante cerca de um minuto.
  • Manter uma boa higiene oral, escovando após as refeições com creme dental com flúor.
  • Tomar analgésicos anti-inflamatórios como prescrito pelo especialista, e não segundo as nossas necessidades, porque para os analgésicos serer eficazes devem ser tomados em intervalos regulares sem esperar que a dor comece.
  • Se o dente está causando o abscesso pode ser tratado pelo dentista e realizado um tratamento de canal (preenchido com a cavidade da polpa do dente), se bolsões de infecção persistem nas proximidades do dente (mandíbula, seio maxilar, etc.) o cirurgião deve realizar uma incisão cirúrgica.
  • Se o dente não pode ser tratadoa, porque ele estava muito danificado, deve ser removido o mais rapidamente possível porque é a fonte de infecção. Esta extração do dente só pode ser realizada uma vez que o paciente está tomando antibióticos.

O que pode acontecer se eu não tentar um abcesso dentário?

Abcessos dentários são infecções que estão localizados nas proximidades de dentes em mau estado, mas às vezes mais frequentemente do que pensamos, pode ser prorrogado.

Pode se espalhar para o seio (que pode causar sinusite), bochecha, maxilar , narinas, debaixo da língua e pescoço, entre outros.

A infecção dentária pode ser transformada em doença grave,se espalhar, e ameaçar nossas vidas. Portanto, devemos cuidar dos nossos dentes, visitar nossos dentista regularmente vai evitar entrar nestas situações.

Especialistas em abcessos dentários

Encontre um especialista em Abcessos dentários na sua cidade:
Márcio Parpinel

Márcio Parpinel

Dentista

São Bernardo do Campo

Thiago Arruda

Thiago Arruda

Dentista

Maringá

Guilherme Bonfante Lourenço

Guilherme Bonfante Lourenço

Dentista

Belo Horizonte

Evelin Alves

Evelin Alves

Dentista

Bragança Paulista

Gleyciane Santos

Gleyciane Santos

Dentista

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas sobre Abcessos dentários

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Abcessos dentários

Provavelmente você está com um granuloma gravídico. S for esta a lesão, não é perigosa não. Muitas vezes regride após o nascimento do bebê. A lesão surge com grande participação da alteração…
7 respostas

Olá, o ideal seria fazer um exame clínico e radiográfico para avaliar a real condição do remanescente dentário e as possíveis opções de tratamento para o mesmo. Procure seu dentista o mais breve…
4 respostas

Esse tipo de queixa não é incomum e varia de acordo com o grau de inflamação da polpa do dente antes do tratamento e a resposta do organismo, entre outros aspectos. Faz tempo que passou pela…
7 respostas

Especialistas falam sobre Abcessos dentários

Caso o abcesso seja de origem endodôntica, o tratamento é feito em sessão única utilizando as técnicas mais seguras e avançadas na atualidade com embasamento científico e comprovação clínica.

Dr. Rodrigo Vosiacki Rossi

Dentista

Limeira


abcessos dentarios são coleçoes purulentas que extravasam de dentro do dente para o osso e do ossso para a parte externa da boca. abcessos são muito comuns em crianças com dentes que sofreram trauma ou que tem carie. Isso porque a polpa ( parte viva do dente) e muito grande nos dentes de leite assim ela rapidamente fica comprometida pela carie. E importante os pais saberem que o abcesso deve ser sempre tratado seja por exodontia (remoção) do dente ou pelo tratamento de canal do mesmo porque se trata de uma infecção que esta alojada no osso e, apesar de muitas vezes não ser dolorosa, pode se espalhar pelo corpo da criança causar problemas sistemicos. (doenças de outros orgãos.)

Quais profissionais tratam Abcessos dentários?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.