Como é o desenvolvimento de uma criança que nasceu prematura?

2 respostas
Como é o desenvolvimento de uma criança que nasceu prematura?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo perfeitamente sua preocupação quanto ao desenvolvimento de um bebê que nasceu prematuro. Crianças prematuras enfrentam desafios diferentes daquelas que nascem no tempo ideal, especialmente nos primeiros anos de vida. O ritmo de desenvolvimento delas costuma ser um pouco diferente, mas isso não quer dizer que, necessariamente, terão dificuldades permanentes.

Nos primeiros meses, é comum que bebês prematuros demorem um pouco mais para alcançar marcos motores e cognitivos, como firmar a cabeça, sentar, engatinhar ou andar. Isso ocorre porque o cérebro e o sistema nervoso ainda precisam completar uma parte do amadurecimento que normalmente ocorreria dentro do útero. Por exemplo, se uma criança nasceu com 32 semanas (cerca de 2 meses antes do previsto), ao avaliarmos seu desenvolvimento, precisamos considerar essa idade corrigida: quando tiver 6 meses de vida cronológica, na verdade terá um desenvolvimento esperado para uma criança de aproximadamente 4 meses.

Além do atraso motor inicial, prematuros podem apresentar maior sensibilidade sensorial, dificuldade para ganhar peso e estatura nos primeiros anos, e também precisar de mais estímulos para desenvolver habilidades de fala, comunicação e interação social. No entanto, com acompanhamento regular com pediatra e neuropediatra, além de intervenções precoces com fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, muitas dessas crianças rapidamente superam esses desafios e passam a acompanhar o desenvolvimento de crianças que nasceram a termo.

É fundamental que você esteja atenta aos sinais que a criança dá, mantendo um acompanhamento rigoroso e frequente com profissionais de saúde. Cada criança prematura é única e pode ter um ritmo próprio, necessitando paciência, compreensão e estímulos constantes e adequados.

Caso você precise de orientações adicionais, acompanhamento personalizado ou uma segunda opinião especializada, recomendo fortemente uma teleconsulta. Através da telemedicina, especialmente neste período em que circulam doenças infectocontagiosas como COVID-19, Monkeypox (MPOX), gripe aviária H5N1 e Parvovírus B19, você garante maior segurança para seu bebê e toda a família, sem perdas desnecessárias de tempo e riscos de exposição.

Na plataforma Doctoralia você encontra facilmente médicos altamente qualificados e com excelente reputação. Se desejar, clique no meu perfil para saber mais e manter contato direto comigo. Estou à disposição para acompanhar e orientar você nessa jornada tão importante e cheia de desafios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Mariah Pereira de Andrade Vallim
Neurologista pediátrico
Três Corações
O desenvolvimento de uma criança prematura pode ser um pouco diferente do de um bebê que nasceu no tempo certo, principalmente nos primeiros anos de vida. Isso acontece porque, ao nascer antes do tempo, ela ainda não completou toda a maturação esperada dentro do útero.

Nos primeiros meses, a gente sempre avalia o desenvolvimento com base na **idade corrigida**. Isso significa que, se um bebê nasceu dois meses antes, por exemplo, esperamos que ele atinja os marcos do desenvolvimento cerca de dois meses depois do que seria esperado para a idade cronológica dele. Com o tempo, essa diferença tende a diminuir, e a maioria das crianças prematuras acompanha o desenvolvimento esperado por volta dos dois ou três anos de idade.

É normal que prematuros levem um pouco mais de tempo para sustentar a cabeça, rolar, sentar e andar. O mesmo pode acontecer com a fala, especialmente em bebês que nasceram muito antes do esperado. Mas, com um ambiente estimulante e acompanhamento adequado, eles conseguem avançar no próprio ritmo.

Outra coisa importante é o crescimento. No começo, o ganho de peso e estatura pode ser um pouco mais lento, mas isso geralmente se ajusta com o tempo. Além disso, como nasceram antes do tempo, alguns bebês podem ter uma imunidade um pouco mais frágil no primeiro ano, então é essencial manter as vacinas em dia e ter um cuidado maior com infecções respiratórias.

O mais importante é acompanhar de perto com o pediatra e, quando necessário, com o neuropediatra. Assim, conseguimos avaliar cada fase do desenvolvimento e, se houver algum atraso, intervir de forma precoce para ajudar a criança a se desenvolver da melhor maneira possível. Se tiver qualquer dúvida, estou por aqui!

Especialistas

Danielle Malard

Danielle Malard

Pediatra

Catalão

Sicília Leite

Sicília Leite

Pediatra

Rio de Janeiro

Túlio Tolentino

Túlio Tolentino

Pediatra

Palmas

Sonia Maria Zeidan

Sonia Maria Zeidan

Ginecologista

São Paulo

Daniela Paula Silva Sorage

Daniela Paula Silva Sorage

Pediatra

Niterói

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Nascimento Prematuro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.