Como é realizado a nefrectomia parcial?
3
respostas
Como é realizado a nefrectomia parcial?
A nefrectomia parcial é uma cirurgia onde se retira apenas a lesão renal e não o rim inteiro. Tradicionalmente, a cirurgia é realizada com um corte abaixo das costelas. Atualmente, em muitos casos pode-se realizar a cirurgia por laparoscopia, onde apenas alguns cortes pequenos são feitos para a colocação de uma câmera dentro do abdomen. A cirurgia laparoscópica pode ser feita ainda com o auxílio de um robô, o que pode facilitar o procedimento, mas o deixa com um custo mais alto.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A nefrectomia parcial é a retirada de um seguimento do rim, indicada para o tratamento de pequenos tumores renais. Inicialmente limitada a tumores de até 4 cm de diâmetro, atualmente pode ser usada para tumores maiores desde que sua posição no rim seja favorável, quanto mais periféricos melhor. tumores muito centrais, próximos dos vasos renais são mais difíceis de ser retirados por esta técnica porque muitas vezes não é possível separá-los dos vasos sanguíneos que irrigam o rim (pedículo renal) e muitas vezes levam à indicação da nefrectomia total. O urologista avalia cada caso individualmente e indica o melhor acesso cirúrgico, seja ele incisão sob as costelas, através das costelas, na parede abdominal ou ainda laparoscópica com ou sem a ajuda de um robô. Os resultados de cura desta técnica são similares aos da nefrectomia radical com a vantagem de preservar o rim.
A nefrectomia parcial consiste na retirada de parte do rim geralmente tendo como indicação a presença de tumor renal pequeno . Se o paciente já tem um grau de insuficiência renal o ideal é nao clampear os vasos renais , porém a obstrução temporária pode ser feita com segurança (<20 min) para pacientes sem problemas de rim . Essa cirurgia feita por láparoscopia (video )tem menor taxa de sangramento , mais rápida recuperacao , menos dor e estética muito melhor que a cirurgia com corte .
Grande abraco
Grande abraco
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Retirei o rim direito total à mais de 30 dias, continuo sentindo dores. É normal?
- Fiz nefrectomia parcial (removi cisto Bosniak 3) há 8 dias, vídeo laparoscopia com 5 incisões. Não tive febre, nem vômitos e o intestino funciona. Porém, sinto muita pressão no abdômen (região umbilical e acima que reflete para as costas) especialmente quando me deito. Fiz abdominoplastia prévia…
- Minha mãe fez uma nefrectomia total do rim direito há 5 dias e ainda não conseguiu defecar. É normal?
- Sou tranplantado renal já tem uma ano, pode tomar chá ou usar ginseng?
- As vezes me sinto cansado tem 1 ano de transplante renal o que pode ser?
- Boa tarde, foi descoberto agora que o meu filho de 27 anos está com apenas 20 por cento de função do rim esquerdo, que segundo o médico e devido estenose de jup congênita. Ele disse que a solução e a retirada do rim esquerdo. Ficamos bem assustados. Tenho dúvida se está e a única solução. Podem…
- Fiz uma nefrectomia parcial do rim esquerdo. Quantos dias sem dirigir?
- Ola! Fiz uma cirurgia de nefrectomia radical laparoscópica mas com corte grande lateral para retirada do rim devido a um tumor, fazem 4 semanas, ainda é normal sentir um pouco de dor e desconforto no local da incisão maior?
- Farei uma nefrectomia de rim esquerdo preservando cerca de 2/4 a 3/4 dele pelas imagens. Pois o tumor cresceu parte pra dentro e parte pra fora do rim. ( 4,8cm) Possuo doenca de base autoimune LES e leve insuficiencia renal por isso. Dubida 1 Qual deve der a alimentacao e hidratacao nos primeiros…
- Fiz a nefrectomia do lado direito (doaçao renal ) apos 4 anos ainda sinto ao redor dormencia e dor as vezes, é normal ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 393 perguntas sobre Nefrectomia parcial
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.